A BÍBLIA E A PSICOGRAFIA

“Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os servos lhe disseram: Eis que há uma mulher que tem um espírito familiar em En-dor.” 1 Samuel 28.7

Saiu agora no inicio de janeiro de 2019 o filme Corredor Assombrado. O filme tem a temática do terror, mas não é gore – o que significa que não aparece muito sangue, quase nada – O filme é um terror meio adolescente, com quase nada de sustos, mas é terror e tem um fundo de psicografia. Que é o nosso assunto de hoje.

As pessoas podem perguntar de onde me vêm às inspirações de escrever sobre vários assuntos. Na verdade os assuntos estão ai, só nos basta comentá-los. A Igreja deveria se dedicar a ser mais abrangente em relação aos seus assuntos e fugir da mesmice. Quando ficamos na mesma, nós não conseguimos levar o Evangelho todo a todas as pessoas.

Um dos assuntos necessários, porém sumidos é a psicografia. Psicografia é alguém receber a inspiração de fazer alguma coisa, sendo essa inspiração vinda de demônios e não de Deus.

Temos um caso assim na Bíblia, onde Saul, o primeiro rei de Israel consultou uma feiticeira. A história bíblica diz que numa guerra contra os filisteus, vendo a quantidade deles que iriam batalhar contra Israel, ele teve medo e orou ao Senhor, que não lhe respondeu nem por sonho, nem por Urim e Tumim e nem por profetas.

O URIM E O TUMIM

O Urim e Tumim eram certas pedras que eles oravam e jogavam, se elas caíssem com as pontas para cima, para o lado ou para baixo, eles compreendiam isso ou aquilo. Nota-se que isso é extremamente subjetivo e sem exatidão alguma. Em parte parece até a mania que alguns tem de abrir a Bíblia aleatoriamente e seguir o eu entende que leu. Eu já vi pessoas agindo assim e quando a “resposta” não é boa, abre-se a Bíblia duas, tesou muitas vezes, até vir uma “resposta” que a pessoa goste e possa aceitar mais fácil. O Urim e o Tumim, como abrir a Bíblia de qualquer jeito é mágica evangélica, portanto altamente condenável. Hoje Deus inspira a pessoa, pelo Espírito Santo, pela leitura e estudo da palavra, pela pregação do pulpito e compreendemos o que fazer.

O ESPÍRITO DE PROFECIA

A Bíblia é muito clara e entendemos que o Espírito de Profecia, que é a inspiração do Espírito Santo a quem estiver disposto a buscar o dom, está ativo e funcionando. A profecia é um ministério e hoje temos pessoas que tem esse dom. De certa maneira vemos a profecia diariamente, pela pregação do púlpito que nada mais é que falar inspirado por Deus. O profeta entretanto tem o dom de forma ativa e diferenciada. É o próprio Senhor se manifestando e falando à pessoa de forma muito clara.

PORQUE DEUS PERMITE LOCAIS DE FEITIÇARIAS?

Saul não tendo a resposta de Deus buscou então uma feiticeira, sabendo que isso era totalmente proibido por Deus. Só que Em-dor era do ladinho de Israel, não era um lugar inacessível do outro lado do mar, onde para chegar era necessário uma viagem de meses, não, era ali do lado. Isso nos fala porque Deus não acaba com os centros de macumba, de vodu, de feitiçaria, ou de qualquer coisa que busque os mortos – que segundo a Bíblia não podem voltar, e então se não são os mortos que as pessoas esperavam quem são eles? A Bíblia é clara para dizer que são espíritos imundos, não vindos de Deus, anjos caídos destinados ao Inferno.

Porém porque Deus permite esses lugares, se não é de Deus? O que a gente precisa entender é que esse mundo está caído da Graça e se tornou um lugar de provação por causa disso. A prova quer ver a nossa fé. Esse mundo é um campo de batalha. Note que quando Israel passou pelo deserto, só dois entraram na Terra Prometida. Só dois passaram pela prova. Alguém pode dizer que era então impossível passar pela prova, mas isso não é verdade, pois dois passaram – Josué e Calebe.

Deus poderia, com certeza, derramar de tal forma do seu Espírito que ninguém nem sonharia em pecar, mas isso acarretaria um outro problema: Como ter certeza que se está buscando Deus de forma isenta, sem influências externas? No caso a influência externa é o próprio Deus. Alguém poderia acusar que Deus derramou do seu Espírito de forma autoritária e buscar a Deus não é uma opção, mas uma obrigação ditatorial. Então paraisso não ocorrer, Deus de vez em quando afasta o seu Espírito Santo de nós, para que livres de qualquer influência, mostrar qual é a nossa verdadeira tendência.

No caso de Saul, que tinha o desafio de lutar com um exército poderoso, buscou a Deus e Deus não respondeu, o pior a ser feito é buscar o contrário de Deus. Todo mundo sabe que Deus não se agrada de macumbas, vodu, Candomblé, religiões orientais que buscam os mortos, como o Budismo, feiticeiras, adivinhações, horóscopos ou qualquer cosia similar. Nada disso é de Deus, mas todas estão ai no mundo para nos mostrar quem está com Deus e quem não está. Não deveríamos ficar surpreendidos por gente próximas a nós buscarem essas coisas. O universo precisa saber quem é quem, os anjos precisam saber, nós precisamos saber. Deus que sabe tudo, na sua sabedoria permite que o Filho Pródigo até vá embora. Um dia eu ouvi uma frase a respeito do Filho Pródigo: Quem é filho, sempre volta. Pode até demorar, mas volta. Quem não é, está procurando uma desculpa esfarrapada qualquer para ir embora. Deixa ir, se foi é porque não é dos nossos.

A PSICOGRAFIA ÓBVIA E A NÃO TÃO ÓBVIA

No filme citado, um grupo pequeno de garotas complicadas foram escolhidas a irem a uma escola diferente, onde a meta era fazer aflorar o dom de cada uma. Com pouco tempo as meninas começaram a manifestarem dons. Uma delas virou expert em matemática do nada, outra virou uma pintora, outra ainda aprendeu piano da noite para o dia e outra virou desenhista. O problema é que começaram a ver vultos e a manifestar alguns sintomas, como parar de comer, ou ficar em transe. Isso se chama psicografia. No filme uma mulher teve a “inspiração” de reunir pessoas que pudessem receber essas influências e a manifestarem essa “arte”. A sua idéia era que se pintores, desenhistas, músicos e outros morreram na sua época, e se não tivessem morrido, quanto mais o mundo ganharia com essa arte? O grande problema mostrado no filme é que esses inspiradores, os tais artistas, não eram tão bonzinhos assim e acabavam matando as moças usadas para manifestar a sua arte psicografada. As moças acabavam possessas e loucas, algumas se suicidando, por não agüentar o peso de ficar vendo coisas estranhas e malignas.

A psicografia real, a que existe no mundo é isso ai demonstrado no filme: os artistas não são bonzinhos e nem são os mortos da família, mas entidades que vieram de algum lugar. Nós cristãos sabemos que independente do nome que usem, em qualquer época ou religião, esses são espíritos malignos, que Jesus denominou como espíritos imundos.

Psicografia é inspiração maligna, não vinda de Deus. Alguém poderia dizer que a Bíblia imita o mundo - mas é claro que não pode ser – o contrário entretanto é verdade: Satanás imita Deus. Primeiro Deus manifestou a inspiração divina e o imitador veio atrás copiando.

Mas existe a psicografia óbvia que é a inspiração para escrever livros, para pintar, ou fazer musica. Porém existe uma outra forma de psicografia, que nem leva esse nome, mas não deixa de ser, que é a inspiração do maligno para fazer coisas erradas e pecaminosas. Uma moça solteira que tenha uma compulsão por sexo e saia com todo mundo, está sob a inspiração maligna. Quando a gente houve a frase que aquele bandido gostar de matar só para ver a pessoa cair, ele está sobre inspiração maligna. Quando o homem, ou a mulher não resiste na Internet a ver pornô, isso é inspiração de demônios. Toda e qualquer coisa que se faça, sem o domínio da liberdade de dizer não é prisão maligna. A Bíblia não proíbe beber, mas a Bíblia proíbe perder os sentidos por qualquer coisa e se alienar da vida. Se a bebida te fizer perder os sentidos, então não pode beber. Nós temos o costume então de dizer que para não ser tentado que ninguém beba nada. A Bíblia não proíbe de beber, mas proíbe de ficar bêbado, tomado pela bebida, vivendo sob o efeito da bebida, tendo compulsão pela bebida, pelo sexo, ou por compras desenfreadas no shopping. Qualquer coisa que te domine é proibida por Deus. Qualquer coisa que te inspire a fazer coisas contrárias á Deus é proibido.

Saul não teve uma nova revelação de Deus, deveria então ficar firmado na antiga revelação. Nessa época eles já tinham vários inscritos da Bíblia, deveriam ter ficado na revelação que já tinham. Deus não precisa ficar revelando nada a toda hora. Se ficarmos no que já temos, Deus vai abençoar.

Alguém já disse que a Igreja não precisa de novas revelações da Palavra a todo culto. O que a Igreja precisa é praticar o que já sabe; oração, jejum, estudo da palavra, enxergar o próximo, praticar a Graça, contra essas coisas não há lei.

VIVENDO NUM MUNDO CHEIO DE PROVAÇÕES

Muito já se falou de porque Deus colocou a árvore do bem e do mal no meio do Jardim do Éden. Se Deus não tivesse plantado essa árvore ali - dizem - que Adão e Eva não teriam comido do fruto proibido. Sim, mas também a gente nunca saberia que existia dentro deles uma rebeldia contra Deus, que não aceitava o modo de Deus e queria fazer do seu jeito.

Não se iluda, a psicografia não é de Deus. Essa prática pode levar uma pessoa à morte. De certa maneira uma moça dominada pelo sexo desenfreado, que ela não pode dominar, já está vivendo na morte. Por mais prazeroso que possa parecer no momento, essa prática vai levar à destruição da vida.

Por mais nerd que possa parecer para alguém fumar maconha, isso vai destruir os neurônios da pessoa e vai destruir a sua mente com o tempo. Por mais bonito e aceito que seja pela sociedade a bebida, se ela dominar alguém sofre o bêbado e a sua família. Já foi dito que todos os que convivem com o fumante, fumam com ele, mesmo que nunca coloquem um cigarro na boca.

Psicografia é inspiração maligna e qualquer inspiração maligna nós devemos repudiar. Qualquer coisa que retire a liberdade das pessoas, não vem de Deus.

Amém

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 21/01/2019
Código do texto: T6556256
Classificação de conteúdo: seguro