E se a verdade for outra?

A gente adora ter algo em que se apoiar, seja nos nossos pais, alguém que nos conforte, numa religião ou até em vícios e outras coisas que nos ajudem a esquecer um pouco a realidade das nossas vidas. Não se está criticando nada, apenas se constatando um fato. A vida pode ser bastante penosa, insuportável até. E a gente precisa se aliviar um pouco ou talvez não consiga enfrentar.

Um dos recursos em que mais nos apoiamos é a ideia de que temos um Deus por nós. Quem já não foi consolado com as palavras: “Deus está com você”; “Ele lhe fará justiça”; “Ele lhe aliviará”. Todos nós fomos educados para acreditar no Deus judaico-cristão e desde pequenos temos ouvido que Ele é um pai amoroso que nunca nos abandona. Porém, são muitos os que –ainda que em segredo – têm se perguntado: “E se a verdade for outra?” Por que nos fazemos estas indagações? Porque constamos que a realidade faz um violento contraste com o que é afirmado pelas doutrinas religiosas.

Num momento de aflição, orar pode fazer com que nos sintamos melhores. Mas quem resolveu seus problemas apenas orando? Ninguém. Ou recebemos a ajuda de outras pessoas ou descobrimos como nos virar sozinhos. Também falam que o sofrimento é necessário para nos fortalecermos espiritualmente, que temos de carregar nossa cruz porque Jesus morreu por nós. Será? A verdade é que grande parte dos sofrimentos é inexplicável e muitos realmente parecem desnecessários, inclusive os que percebemos que poderiam ter sido evitados.

Gostamos de pensar que o sofrimento é para um propósito maior mas, e se a verdade for outra? E se o Deus bíblico realmente não existir? Isso assusta .É mais confortável acreditar que Deus está ao nosso lado, testando-nos, dando-nos forças e que temos de sofrer por causa de Cristo do que aceitar que o mundo nunca foi um jardim do ´Éden, a vida não é naturalmente justa e não recebemos oportunidades iguais. Alguém que quiser justiça deverá lutar por ela. Viver jamais foi fácil e a vitória não é garantida a alguém só por ser bom e justo. A vitória vem para quem é mais forte, esperto, inteligente, persistente e oportunista. Não vivemos uma batalha do bem contra o mal.

Usa-se muito a ideia de que foi “plano de Deus”, “Deus quis assim” quando nossos planos dão errado. É comum que se diga: “fazemos nossos planos, mas Deus tem coisa melhor”. Então, por que o Deus que tem “coisa melhor” para nós nos fez com vontades e sonhos? E se Deus quisesse que o genial Stephen Hawking fosse um faxineiro?

Vamos admitir. Quando nossos planos se frustram, não dá para saber se o que houve foi o melhor ou não. Nem como teria sido se tivéssemos seguido outro rumo. Tudo são possibilidades e suposições. A vida é incerta. Somos determinados pelas circunstâncias. Se a verdade for outra, não adianta nos agarrarmos a crenças só para termos um refúgio. Reconhecer a verdade nos ajuda a enfrentar tudo melhor, porque ficamos mais amadurecidos e livres de ilusões.