O LADO PARADOXAL DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA

Não sou católico, mas tenho uma mente guiada pela equidade da crítica, nisto em resposta a alguns que concordaram com a intolerância religiosa da Escola de Samba, argumentando que seria uma tempestade pequena em comparação aos escândalos de pedofilia de padres ou de pastores ditos ladrões - quero responder:

“Padres pedófilos, Pastores ladrões” e “Zombarias carnavalescas ao Cristianismo” não são parâmetros comparativos que lhes dão permissão para decidir a equidade no que é pior no sentido moral e ético. A atitude de “alguns” não representa uma conivência institucional de nenhuma Igreja, até porque o papa Francisco recentemente expulsou um Cardeal pedófilo da igreja, e com tal atitude ele mostrou que imbecis não serão tolerados ou acobertados no seio da instituição.

Se a igreja foi manchada por alguns padres pedofilos e pastores ladrões, tais práticas não intimidam ou impõem vergonha aos seus fieis na defesa de sua fé e sua Igreja de críticas e zombarias gratuitas. É por isso que jamais escândalo religioso algum fará um fiel baixar a cabeça e aceitar como penitência uma “Escola de Samba” zombar da consciência religiosa das pessoas. Contudo, o cristianismo é a unica religião que tem dado a cara a bater, e quanto mais se tolera os abudos e intolerância religiosa mais somos abusados e zombados na fé pelos que se dizem guardiões das vitimas opressão e intolerancia. Um verdadeiro paradoxo.

Este visão dos apoiadores da atitude da Escola de Samba que zomba por pensar que todos religiosos são crápulas é uma visao pobre e generalista, pois universalizar o mal caratismo de “alguns padres” ou "pastores" não é nada inteligente, sendo que existem muitos Padres sérios e comprometidos com a fé Católica e de grande prestígio social como homens santos, assim como existem Pastores de boa fé que realizam obras sociais importantíssimas e preferem que tais ações fiquem ocultos da mídia por seguirem o conselho de Jesus Cristo de não “tocar trombetas” pelo bem que fizer.

O mais interessante é que estes grupos que moldam sempre a intolerancia pela desculpa da liberdade de arte, só elaboram suas zombarias contra fé cristã; porque, compreenda você ou não, o cristianismo atual é o grupo religioso mais perseguido do mundo, segundo a ONG Portas Abertas, (em inglês:"Open Doors") que é uma missão não-denominacional de apoio a cristãos perseguidos em mais de 60 países onde o cristianismo é pregado, sendo assim, por ser o grupo mais perseguido é também o mais tolerante, suportando tudo sem a retalhação pela violencia, como mandamento de amor de Cristo ordena.

As vezes eu me pergunto em tom retórico, porque será que estas “Escolas de Samba” não elaboram enredos que vituperem a imagem de Maomé e zombe da fé mulçumana? Mas eu sei muito bem que só zombam da fé dos que são tolerantes, pois criticar alguém sabendo que não vai tomar um soco na cara é fácil, difícil é “mexer no vespeiro” onde as vespas levam a sério a afronta aos seus santos sagrados e respondem com energia.

Justificar uma zombaria por causa das falhas de uma instituição religiosa sempre será uma atitude covarde e imbecil, as pessoas esquecem que por mais que o ser humano se esforcem para ser iguais aos seus deuses, no final somos todos humanos, e com isso passiveis a falhas, não que isso justifique atitudes, mas isso serve para nos apequenar na humidade de reconhecer o esforço de muitos que querem levar a serio sua fé.

Não se pode desprezar a indignação de religiosos a atitude da Escola de Samba ou censurar uma crítica por que existe outro mal que julgamos maior, pois se assim for, nossos parâmetros comparativos vão está pautados apenas no que é “menos mau e grotesco" aos olhos da sociedade. E ninguém sabe até onde o conceito de relatividade do mal pode chegar.

Saiba que a espiritualidade religiosa já se mostrou, segundo antropólogos sociais, a força mais poderosa da consciência humana, pela mesma fugir a lógica racional. Seu poder de persuasão íntima conseguiu moldar e transformar para sempre os conceitos éticos e morais que guiaram e guiam as condutas humanas pelos códigos de leis, ajudou a criar culturas e conduziu a organização social dos povos durante todo o trajeto da aventura humana ate os dias atuais, perdurando séculos e séculos; milênios a milênios, sobrevivendo a escândalos, perseguições, mortes e guerras.

Força esta quase incompreensivel que seguiu incentivando atitudes nobres como também covardes, e mesmo em uma época em que vivemos de extrema cientificidade social, avançoes tecnológicos e ascensão do humanismo radical, ela ainda persiste em sobreviver como a esperança mais louca da ideia humana, o conceito de Deus não é uma mera invenção do acaso, pois transcede o proprio tempo - sendo assim um conceito elegante que suscita esperança e força de vontade aonde nenhum psicólogo pode chegar, o coração.

Então, não me venha se sentir na permissão de zombar da cosnciencia religiosa das pessoas ou da igreja, seja ela qual for, motivado pelo escândalo de alguns descompromissados. Uma coisa é a discordancia doutrinaria vinculada a fé, outra coisa é a zombaria gratuita... Pois a cafajestice de alguns imbecis não lhes dá permissão divina ou satânica de zombar de Jesus Cristo.

Lililson Santos

Lililson
Enviado por Lililson em 05/03/2019
Reeditado em 05/03/2019
Código do texto: T6589867
Classificação de conteúdo: seguro