EGOÍSMO

Os perniciosos efeitos do egoísmo

Antes da fundação e da criação do mundo, Lúcifer, querubim ungido, criado e estabelecido por Deus como parte dos principais anjos do Senhor, deu início ao pecado quando deu vazão a sua soberba que permitira dominá-lo. Por sua glória e sabedoria dados por Deus, e não sendo privado do seu livre-arbítrio, encheu-se de iniquidade tentando tomar o trono do Filho de Deus e reinar acima do próprio Deus Altíssimo que é bendito eternamente (Ezequiel 28:14-19). Começa então a rebelião no céu e a queda da terça parte dos anjos aliciados e de Lúcifer, que hoje é Satanás, o pai do pecado, e o pai do egoísmo (Apocalipse 12:3-4).

Extremamente irado com a sentença divina por causa de seu pecado, o diabo agora então contempla a criação do Pai Celeste, e já planeja dar continuidade aos seus planos de rebelião contra Deus, na tentativa de aviltar seu Criador. Deus cria o homem à Sua imagem e semelhança, e então o vil satã inicia também a dissuasão do homem assim como o fez com os anjos:

"Ora a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim, que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente, não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal... " (Genesis 3:1-5)

A ordem explícita de Deus para Adão e Eva era clara para ambos, mas o diabo que estava incorporado na serpente conseguiu com sua argúcia convencê-los a desobedecer e pecarem contra Deus, que permite o amor e a obediência do homem para com Seu Criador serem provadas.

Muito bem, por quê estou levando-os à Gênese da criação para falar sobre egoísmo? Para que você veja e entenda, que à partir da queda, Satanás conseguiu marcar a humanidade com a sua semelhança: o egoísmo. Desde a queda todos os homens nascem com a natureza pecaminosa, e instintivamente vivem querendo ser independentes de Deus, por causa da árvore do conhecimento do bem e do mal. O livre-arbítrio dado por Deus ao homem para adorá-lo e servi-lo agora é usado para afastá-lo ainda mais do Criador. O argumento da serpente ainda ecoa na mente e nos ouvidos de todos os homens: O que Deus diz é relativo, você é dono do seu próprio nariz. Viva como quiser, seja independente porque não existe consequências para seus atos. Não há regras, você é deus! Veja como é bom ser livre. Seja inteligente! - Nas minhas palavras, é isto que ele expressou para Eva e é isto mesmo que ele inculca nos homens em geral.

E Então o homem passou a ser marcado pelo egoísmo e a maldade:

"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente.

Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor." (Genesis 6:5-8)

Noé agradara à Deus pelo fato de ter usado seu livre-arbítrio para viver para Deus e não para si próprio, e o próprio Deus testifica da justiça de Noé. Isto nos revela que podemos ser livres do egoísmo, quanto mais hoje quando o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, se despojou da Sua Glória e Majestade Divinas, tomando a forma de servo e corpo humano, veio à terra e realizou a obra completa na cruz do calvário para redimir e libertar o homem do poder do pecado e de satanás, para levar-nos de volta ao Pai. Ele viveu como homem e sempre viveu para Deus e para o homem, sendo o nosso maior exemplo.

Mas o homem têm rejeitado a Cristo e preferido dar ouvidos a voz da serpente querendo viver independentes de Deus, desonrando Seu Criador, portanto, o egoísmo é a raiz do mal e do pecado. Quero lhes mostrar o trágico fim daqueles que se entregam ao egoísmo, e as suas consequências:

Ira de Deus:

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." (Efésios 5:6)

"Lembra-te, e não te esqueças, de que muito provocaste a ira ao Senhor, teu Deus, no deserto; desde o dia em que saístes do Egito, até que chegastes a esse lugar, rebeldes fostes contra o Senhor;" (Deuteronômio 9:7 5:6)

Opróbrio e julgamento divino:

"Falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilónia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo: far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens, e os dá a quem quer." (Daniel 4:30-32)

"Olhar altivo, coração orgulhoso e até a lavoura dos ímpios é pecado." (Provérbios 21:4)

"Pela iniquidade da sua avareza, me indignei, e os feri: escondi-me, e indignei-me; mas, rebeldes, seguiram o caminho do seu coração." (Isaías 57:17)

"Abominação é para o Senhor todo o altivo de coração: ainda que ele junte mão à mão, não ficará impune." (Provérbios 16:5)

O egoísmo afasta o homem do amor a Deus e ao próximo e faz com que ele viva apenas para satisfação dos seus próprios desejos e interesses carnais. O egoísmo está por detrás de todo pecado: cobiça, idolatria, homicídios, furtos, ganância, avareza, adultérios, fornicação, rebeldia, insubmissão, desonestidade, vícios, jogos, materialismo, competição, ciúmes, ódio, e etc...

O egoísmo vai levar para o inferno aqueles que não se arrependerem e não se voltarem para Jesus, o único que têm poder para libertar e salvar o homem deste mal. Ele próprio é nosso maior exemplo de abnegação e renúncia, amor sacrificial e bondade, e toda sua virtude ele pode dar aos que o buscam e o seguem:

"Porque para isto sois chamados; pois, também, Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;

Levando ele mesmo, em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados;" (II Pedro 2:21-24)

A quem seguireis? A Jesus ou a si próprio? A Deus ou o diabo?

Onde viverás eternamente? No reino de Deus, ou no inferno?

Na Nova Jerusalém de Deus não entrará egoísmo: "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." (Apocalipse 21:27)

Fabio Sampaio
Enviado por Fabio Sampaio em 18/03/2019
Código do texto: T6601395
Classificação de conteúdo: seguro