F´!

Definir fé é muito difícil e complexo, pois se trata de algo que transcende a lógica humana em todos os sentidos. Talvez, tal termo nem sequer possa ser realmente definido e compreendido em sua essência, mas apenas sentido e vivido em profundidade por aqueles que de fato conseguem tê-la em sua plenitude.

Ter fé é confiar em algo não palpável e passível de ser comprovado pela ciência. Nos dizeres de Hb 11, 1 ela “é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

O catolicismo romano a classifica como uma das três virtudes teologais juntamente com a “esperança” e a “caridade”.

E, finalmente, Santo Agostinho de Hipona vêm a nos dizer que “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser”.

Mas, creio que tudo isso ainda seja muito pouco para realmente explicar a fé. Seus efeitos são incalculáveis e imensuráveis. Através dela coisas e fatos inacreditáveis acontecem, milagres se concretizam, vidas são mudadas...

Vejo que, ao seu modo, todos possuem fé ainda que seja em momentos pontuais: ao acreditarem que uma situação difícil é passageira; quando possuem um objetivo e lutam por ele; nos momentos nos quais se luta por algo aparentemente fadado ao fracasso; nas situações em que as pessoas insistem na necessidade de se “nadar contra a correnteza”... Enfim, em todos as circunstâncias nas quais se consegue nutrir em si a esperança de um futuro melhor as pessoas mostram aí que possuem fé!

Como cristão católico que sou não poderia deixar de fechar essa fala voltando novamente a citar a bíblia. Nela encontramos uma particularidade muito interessante: o vocábulo “Não temas” e suas variações são repetidos exatamente 365 vezes o que nos leva a lembrar como Deus é generoso para conosco a ponto de repetir, ainda que de modo indireto, diariamente, que quando temos fé não há o que temer, pois Ele cuida de tudo.

Além disso, são muitas as evidências presentes na bíblia nas quais a fé foi motor responsável pela solução de problemas que pareciam “perdidos”. Em Lc 8, 40-55, por exemplo, nos deparamos com a “Cura da hemorroíssa e a ressurreição da filha de Jairo” dois casos nos quais tudo parecia perdido, mas a solução se concretizou no momento em que essas pessoas confiaram em Jesus, entregaram seu problema a Ele e O deixaram agir sendo a vontade d’Ele.

Independentemente do que ela seja exatamente a fé cura!

“A força mais potente do universo é a fé” (Santa Teresa de Calcutá)