Desvendando o mistério das parábolas de Jesus

AS PARÁBOLAS DE JESUS

Seja bem vindo a este novo estudo no qual nos aprofundaremos nas parábolas de Jesus. Prepare o seu coração e vamos lá....

Vamos começar lendo: Mateus 13.34-35; Mateus 22.16; Marcos 1.21-28; Lucas 4.31-32; João 12.49

Etimologia da palavra parábola no grego – para-bola =

Pra-médicos-para-normal- para-quedas (prefixo), bola = lançar, arremessar

Parábola é uma ilustração para simplificar, esclarecer, para facilitar o entendimento das pessoas sobre o que queremos dizer

Mc 4- 9:12

“há pessoas que escutam, mas nunca escutaram, nunca de fato penetrou em seu coração”.

“As parábolas do nosso Salvador são superiores a todas as outras por sua clareza, pureza, inteligibilidade, importância de instrução e simplicidade. Elas são retiradas em sua maioria de questões comuns da vida, portanto, inteligíveis a todos os homens. Elas contêm muito dele mesmo: sua doutrina, sua vida, o desígnio de sua vinda e suas declarações; e, portanto, são importantes para todos os homens; e são contadas em um estilo de simplicidade nativa inteligível à criança, e ainda assim instrutiva a homens de todas as faixas etárias. Em suas parábolas, assim como em todas as suas instruções, ele se sobressai a todos os homens em pureza, importância e sublimidade de doutrina”.

– Albert Barnes

“Ele se levantou no meio de escribas e fariseus, publicanos e pecadores, e pregou as boas novas [...]. A sua pregação era cheia de parábolas, claras para aqueles que tinham entendimento, mas frequentemente obscuras e misteriosas até mesmo para os seus seguidores, pois se tratava de um julgamento do Senhor sobre aquela geração má, para que vendo não vissem, e ouvindo, não compreendessem”.

–Charles Spurgeon

Na maioria das vezes, não em todas as partes, uma parábola pode ter apenas um ponto decisivo central, agora existem algumas parábolas que podem ter 2 ou até 3. Elas não devem ser tratadas como alegorias onde tentamos acham um significado oculto para cada item. Pois quando fazemos isso podemos perder o sentido original da parábola então o desafio é encontrar o ponto central importante da parábola.