O VILÃO SALOMÃO

1 Reis 1.28-40; 2.1-4

1. SALOMÃO

a. Salomão foi um rei de Israel (mencionado, sobretudo, no Livro dos Reis), filho de David com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos (segundo algumas cronologias bíblicas, de 966 a 926 a.C.). Salomão também é o escritor de Provérbios e Eclesiastes, livros sapienciais da Bíblia.

b. O rei Salomão foi o rei mais sábio de Israel. Ele era filho do rei Davi e construiu o primeiro templo de Jerusalém. Durante seu reinado, Israel viveu uma época de grande paz e prosperidade.

c. Salomão era filho de Davi com Bate-Seba, depois que casaram. Deus prometeu que, de todos os filhos de Davi, Salomão seria seu sucessor (1 Crônicas 22:9-10). Quando Davi estava muito velho, Adonias, outro filho seu, se proclamou rei. Então Davi tomou ação e mandou proclamar Salomão rei. Salomão acabou com a oposição e seu reinado ficou estabelecido.

d. Salomão obedecia a Deus, como seu pai Davi. Um dia Deus apareceu a Salomão num sonho e lhe disse que podia pedir o que quisesse (1 Reis 3:5). Salomão pediu sabedoria para governar bem. Isso agradou a Deus, que lhe deu muita sabedoria e também riquezas, fama e vida longa.

e. Salomão provou que era sábio quando resolveu uma disputa entre duas prostitutas. Cada uma tinha um bebê mas um tinha morrido. As duas diziam ser a mãe do filho vivo e não havia forma de saber quem dizia a verdade. Então Salomão mandou cortar o menino vivo a meio e dar metade a cada uma. A mulher que não era a mãe concordou mas a verdadeira mãe implorou pela vida do filho (1 Reis 3:24-26). Assim, Salomão entregou o filho à mãe verdadeira.

f. Salomão administrou Israel muito bem e ficou muito rico. Ele investiu em obras públicas em várias cidades de Israel e desenvolveu o comércio internacional. Salomão construiu um palácio para si e fez um grande templo para Deus em Jerusalém.

g. Israel viveu em paz com seus vizinhos durante o reinado de Salomão. Ele estabeleceu alianças e tratados comerciais com vários países. Sua fama se espalhou e pessoas de muitos lugares vinham provar sua sabedoria. A visita mais ilustre foi a rainha de Sabá, que ficou impressionada com a sabedoria e a riqueza de Salomão (1 Reis 10:4-5).

h. Salomão tinha muitos interesses. Ele construiu jardins e estudou plantas e animais. Também escreveu e juntou muitos provérbios (1 Reis 4:32). Salomão escreveu ou patrocinou:

a. Provérbios

b. Eclesiastes

c. Cânticos

d. Salmos 72

e. Salmos 127

2. A velhice de Salomão

a. Na sua velhice Salomão se desviou de Deus. Ele tinha casado com muitas mulheres estrangeiras que adoravam outros deuses. Para agradar suas mulheres, Salomão construiu altares a esses deuses e se esqueceu do Deus verdadeiro (1 Reis 11:4).

b. Por causa de seu pecado, Deus levantou adversários contra Salomão (1 Reis 11:10-11). Um desses adversários foi Jeroboão, que mais tarde dividiu o reino de Israel em duas nações: Israel e Judá. Jeroboão se tornou rei de Israel e Roboão, filho de Salomão, se tornou rei de Judá.

c. Salomão era muito sábio mas ele acabou se desviando da fonte de toda a sabedoria: Deus (Provérbios 9:10). Por causa disso, ele perdeu a sabedoria para manter a paz e não conseguiu ensinar sabedoria a seu filho, que perdeu grande parte do reino.

3. SALOMÃO FOI SALVO?

a. Salomão foi salvo segundo a promessa de Deus feia a Davi.

b. Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. 13 Será ele quem construirá um templo em honra ao meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre. 14 Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens. 15 Mas nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul, a quem tirei do seu caminho. 16 Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim[a]; o seu trono será estabelecido para sempre”. 2 Samuel 7.12-16

c. A salvação garantida. Deus castiga e trata a maldade do seu povo, mas o salva, se eles permanecerem em Deus.

4. O VILÃO SALOMÃO

a. O que é um herói?

b. Herói é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos.

c. O que é um vilão?

d. Heróis são bons, amados, adorados, criaturas altruístas e bondosas sempre dispostas a fazer o que é certo, sem se importar com as dificuldades. Mas o que é um vilão? Há três tipos de vilão, o Psicótico, alguém que quer fazer o mal, sem razão aparente. O heroico, que se vê como um herói, chegando até a fazer o certo, mas da maneira errada. O renegado, aquele que tenta ser uma pessoa boa, mas o estopim de um evento pode libertar toda a maldade dentro dele. Satanas reune os três tipos de vilão.

5. OS PECADOS DE SALOMÃO (I Reis 11:1-3)

a. O casamento é uma das instituições divinas mais antigas para o homem. É dele que se estabelece a família e gerações são multiplicadas. Por isso, desde a criação do homem, o Senhor sempre colocou regras para o casamento: é heterossexual, devendo ser realizado apenas entre um homem e uma mulher; é monogâmico, pois o homem casará somente com uma mulher; é indissolúvel, acabando-se somente com a morte de um dos cônjuges ou com o adultério, de acordo com a interpretação de alguns estudiosos bíblicos de Mateus 19, além de ser monossomático (uma só carne depois do casamento). Portanto, em regras gerais, esse é o parâmetro de casamento planejado por Deus para o homem.

b. Salomão se envolveu com mulheres estrangeiras: essas mulheres pertenciam aos povos pagãos da época do rei, as quais não conheciam ao Senhor, pelo contrário, eram idólatras e pervertidas. A elas, Salomão se apegou com amor, as quais perverteram o seu coração para não obedecer aos mandamentos de Deus. Temos alguns problemas aqui. O primeiro é que o rei estabeleceu um casamento poligâmico, como já dissemos. O segundo é que ele amou essas mulheres mais do que a Deus. Quando você ama algo ou alguém mais do que a Deus, você está invertendo o maior valor espiritual de todos: o amor a Deus. O terceiro é que por causa disso, ele viveu na prática do pecado, não obedeceu às diretrizes do Senhor para a sua vida. Perceba quantos erros foram cometidos por Salomão! O mais triste é que erros como os de Salomão são cometidos todos os dias pelas pessoas. Não sou nenhum especialista em casamento, mas vejo com muita tristeza como as pessoas e as autoridades políticas estão tratando essa instituição de Deus; como os homens não se preparam para ele, por isso, a razão de muitas famílias estarem desestruturadas, com filhos rebeldes e pais desesperados sem saber o que fazer diante de tantas adversidades. Casamentos onde Deus não é o Senhor. Casamentos de fachada social, sem nenhum valor de Deus compartilhado entre o homem e a mulher em quatro paredes. Vejo jovens casarem-se sem antes consultarem a Deus se, de fato, esse casamento está de acordo com a vontade do Senhor. Case-se com alguém que conheça a Deus, que seja regenerado pela Palavra e que viva em santidade.

6. "Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seus Deus, como fora o de Davi, seu pai. Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas". (I Reis 11:4-5)

7. O texto bíblico relata que Salomão se apegou às suas mulheres com amor. E isso mudou o coração do rei, de modo que ele começou a ter práticas idólatras, servindo e cultuando a outros deuses, como Astarote, Milcom, Quemos e Moloque. Ele já não era de todo fiel a Deus, como foi o seu pai Davi. Atente-se para a causa da idolatria de Salomão: ele amou mais às suas mulheres do que a Deus. Quando você ama alguém ou algo mais do que ao Senhor, você é um idólatra. Portanto, se você deixa de ler a Bíblia, de ir à igreja, de fazer a obra de Deus, de viver como um cristão regenerado porque existe alguém ou algo que você ama mais do que a Deus, sinto muito, mas você está no caminho do rei Salomão! Portanto, idolatria não é só adorar uma imagem de escultura de determinado santo ou santa, é sobretudo, sobrepor, valorizar, priorizar, amar algo ou alguém mais do que a Deus.

8. A idolatria resultará na quebra de fidelidade do cristão às coisas de Deus. Salomão não era mais integralmente fiel ao Senhor, porque estabeleceu na sua vida deuses. Imagine quantos deuses as pessoas estão servindo agora! Vaidade, poder, dinheiro, sexo, beleza, luxúria, etc., são alguns dos "deuses contemporâneos" dessa autoproclamada "geração do avivamento". Irmãos, ser fiel ao Senhor é obedecer aos seus mandamentos, doa a quem doer. É estabelecer a nossa casa espiritual sobre a rocha, que é Jesus Cristo (Mateus 7:24-27). Para tanto, devemos ouvir a Sua voz e obedecer à Sua vontade soberana em nossas vidas. "Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade" (I João 2:4). Observe que a infidelidade de Salomão ocorreu por meio de um processo lento, mas progressivo na sua vida, até culminar na sua apostasia espiritual. Cuidado com aquela "desculpinha", com aquele "pecadinho" e com aquela filosofia de vida de que "o mais importante para Deus é o coração", que Deus não atenta para as suas ações e comportamentos sociais, morais e espirituais! Muitas pessoas irão para o inferno com tais posturas de vida.

CONCLUSÃO

Mesmo as pessoas sendo muito sábias, podem colocar deuses em seus corações que irão faze-la ser infiel ao Senhor. Salomão tipifica muito isso, pois errou sobretudo no casamento.

Esse estudo todo é para dizer uma coisa só. Tenho visto crente velhos que se deram ao direito de pecarem e acham que está tudo bem. Não está. Se não se arrepender, alguém que começou ão promissor, pode ir para o Inferno. Arrependa-se enquanto dá tempo. O tempo está se esgotando, a nossa vida está indo embora. Estamos como Salomão envelhecendo e deixando com que a doutrina não tenha mais força e poder sobre nós, acreditando que ficar velho dá o direito de não cumprir a Palavra de Deus. O crente velho tem que ser mais sábio, mais santo, mais crente e não menos.

Um herói é quem faz atos heroicos, um vilão é quem mesmo querendo fazer o bem, acaba fazendo o mal. Quem somos nós perante Deus? Heróis ou vilões? Como Deus está vendo as nossas atitudes? Como o Céu me enxerga? Pra onde estou indo no meu destino final? Cuidado, ficar velho e conhecedor da Palavra não dá a o direito de pecar.

Salomão foi salvo, mas no final de sua vida agiu como um vilão e não como um herói. Salomão pecou e fez outros pecarem, pela negligência, por não ser firme com suas mulheres, por não se importar muito com a Lei de Deus.

Amém.

Paulo Sérgio Lários

BIBLIOGRAFIA - Internet

pslarios
Enviado por pslarios em 01/05/2019
Código do texto: T6636727
Classificação de conteúdo: seguro