O sermão do monte o ensino do vivo praticar do amor.

Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; (Mat 5:1). Este versículo dá inicio ao sermão do monte, que se estende até o capitulo sete. Aqui Jesus ensina toda a ética de uma vida em Cristo e em seu amor. Hoje destacaremos as peculiaridades deste sermão.

1 – O que significa esse monte, aqui vemos o representar do respeitoso amor, nos ensinamentos da nova aliança em comparação com a antiga. A antiga aliança (Testamento), foi entregue no monte de Deus (Êxo 3:1; 4:27; 18:5; 24:13). No antigo o ser humano foi ao monte, e aqui vemos o amor vir até o monte num vivo revelar-se a todos.

2 – O Senhor ensina sentado, o que corresponde à dignidade de seu amoroso magistério. Apesar de sabermos que este era o modo rabínico de ensinar, aqui vemos algo que hoje é uma prática comum dos educadores, pois quando vamos ensinar algo a uma criança devemos nos abaixar para ficar no nível de seus olhos. É o amor de Deus indo ao nível do entendimento humano.

3 – E abrindo sua boca os ensinava dizendo; aqui vemos a grandeza deste elóquio, pois vemos o Senhor abrir sua própria boca, eis uma outra diferença da aliança antiga, onde Deus costumava abrir a boca dos profetas. Aqui o amor fala de boca a ouvido sem intermediário.

4 – Nas bem-aventuranças Ele ensina como devemos preparar a nossa alma para que tenhamos um intimo relacionamento com o amor que é Deus.

5 – Ele nos ensina que a vida está acima dos mandamentos legais e de um cumprir exterior destes mandamentos. Que devemos exceder as leis compreendendo-as e respeitando-as interiormente e não somente obedecendo de forma exterior e por obrigação.

6 – Nos ensina a praticar a caridade indo além da esmola que nos proporciona uma autopublicidade.

7 – Nos ensina a forma e o comportamento correto no jejuar e na oração, e viver sem nos deixar levar pela perniciosa ansiedade, que é o mal deste século.

8 – Nos ensina a não julgar, porque ele nos deu o dever de levar ao próximo a taça da misericórdia e não o machado do verdugo.

9 – Ele nos ensinou que devemos ser o bem que queremos ver, o amor que queremos ter, e a ser bondade e o amor em ação: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei a eles também vós, porque esta é a lei e os profetas.( Mat 7:12)”. Pois toda arvore se faz conhecida pelo fruto e somente o nosso sentir e praticar do amor nos fará ser reconhecidos pelo amor.

10 – E ao findar o mais nobre sermão Ele diz algo que devemos ter como uma verdade que jamais pode ser mudada: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. (Mat 7:24). Aqui é usada a palavra grega (ποιεω poieo), que significa diretamente “fazer”, por em ação de forma concreta, ou seja, o ensinamento do amor é para ser vivido em nosso diário viver.

Aqui entendemos que Jesus não nos chamou para sermos um religioso na maneira comum de se ver, mas sim para sermos discípulos que buscam serem iguais ao mestre, sem temer os obstáculos da lida. Pois uma coisa é certa o nosso maior obstáculos está em negar o si mesmo, mas para isso temos o Espirito santo, que nos capacita e nos ensina a amar. Que o amor De Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 22/08/2019
Código do texto: T6726185
Classificação de conteúdo: seguro