Jovens e seus pais 3

Efésios 6.2-3

2 "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:

3 "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".

“É impossível ser um jovem fiel, abençoado e cheio do Espírito sem obedecer aos pais.”

Pra início de conversa...

Nessa série vamos falar sobre honra. A lei de Moisés lá em Êxodo ao falar sobre a relação â família e os seus desdobramentos. Segundo o site dicio.com.br, honra é: Princípio de conduta de quem é virtuoso, corajoso, honesto. Aquele que tem a honra em seu comportamento é corajoso, honesto e cheio de qualidades. No texto citado acima, Paulo está acrescentando a honra como um ingrediente essencial nessa relação familiar. Precisa ter amor, precisa ter cuidado. É possível obedecer sem honrar. Qualquer filho que tenha obedecido durante a sua vida, mas quando os pais envelhecem os colocam em asilos. Exemplo perfeito de obediência sem honra.

Indo direto ao assunto

Honrar aos pais é honrar o próprio Deus. Sem ser pejorativo, nós não escolhemos nossos pais. O Senhor nos entrega. Os filhos são herança dEle (Sl 127.3). E por isso quando o fazemos aos nossos progenitores, damos toda honra ao Pai Celestial. Assim como desonrá-los nos remete a mesma atitude em relação a Deus.

A promessa da honra é sobre prosperidade e longevidade. E o fato é que nesses últimos tempos que vivemos percebemos que a maioria dos jovens que tem perdido sua vida cada vez mais cedo, eram filhos que desonravam os pais, já não os ouvia, demonstravam rebeldia, impaciência e alguns até os agrediam.

Para finalizar

Ouvir, considerar, respeitar, amar. Quatro verbos essenciais para a honra dos nossos queridos papais e mamães. Podem ter todos os defeitos do mundo ( e os tem) mas receberam a mais linda das missões: cuidar de você. Valorizá-los é nossa obrigação. Cuidar de sua velhice e saúde é fundamental. Viverás bem e muito nesta terra. É a promessa da Palavra de Deus pra sua vida. Graça e paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 23/08/2019
Código do texto: T6727336
Classificação de conteúdo: seguro