Felizes serão aqueles que servem em humildade e amor.

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mat 5:3) Em outras traduções vemos o seguinte enunciar (pobres em espíritos), mas a palavra do grego, (πτωχος ptochos), pode-se traduzir por pobre ou humilde, mas neste contexto a palavra humilde se encaixa melhor.

Segundo os linguistas a expressão traduzida por bem-aventurança no hebreu clássico (ha'ish-'ashrey), que se traduz por: feliz é o homem, ela permeia o Antigo Testamento, nós podemos vê-la: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios,(Salmo:1:1a). Esta é a mesma frase que Jesus utiliza nas "bem-aventuranças". Ou seja, Ele diz: "Que feliz é o que cultiva a humildade no espírito...!"

A Bíblia em seus vários livros nos mostra os malefícios que a cobiça aos bens materiais e a ambição causou a humanidade. Vemos isso ser dito em: Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito. (Ecl 1:14). Na lxx vemos a palavra (r ̂e ̀uwth), que significa: Ambição, anseio. Uma alma guiada pela ambição sempre será ansiosa e como sabemos a ansiedade mata o ser humano por inteiro.

Não é raro vermos que o ambicioso também nutre o orgulho e a soberba e estão sempre cheios de si. Há um dito verdadeiro, que diz: Que os soberbos estão inchados como se estivessem cheios de vento. Isso levou o Apóstolo Paulo a dizer: No que se refere às coisas sacrificadas a ídolos, reconhecemos que todos somos senhores do saber. O saber ensoberbece, mas o amor edifica. (1Co 8:1). Ou seja, aquele que usa o conhecimento para ganhar fama e poder e despreza o amor, é por si só inútil, e está longe de entrar no reino dos céus.

Essa bem-aventurança não poderia ter sido iniciada de outro modo, porque ela traz-nos o supremo ensinamento, de que: “O princípio da sabedoria é o amor a Deus e o servir em humildade o próximo”. E também nos mostra que o princípio de todo erro é a soberba e o orgulho, como podemos vem em (Gên 3:1-24). Onde o casal primevo por orgulho erra.

Então aqui entendemos, que os soberbos e os que apetecem e cobiçam os reinos, fama e as coisas temporárias, gastam o seu tempo de vida inutilmente, pois vive da efemeridade e findará com ela. Mas os humildes em espírito, investem no reino dos céus, no rico bem do amor que a traça não pode roer, a ferrugem não pode corroer e o ladrão jamais roubará.

Pois a humildade do espirito que serve em amor e verdade, é o maior tesouro que podemos acumular. E felizes serão os seres que buscarem o vivenciar em humildade de espirito, levando o amor a toda vida em seu viver diário, porque deles é o reino dos céus. Que o amor de Cristo Jesus seja o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 24/08/2019
Código do texto: T6727749
Classificação de conteúdo: seguro