Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

_A IGREJA BRASILEIRA - A BUSCA DE UMA IGREJA DE PODER VS. O PODER DO EVANGELHO



É claro que a Igreja brasileira busca poder. E nunca na sua história se buscou tanto poder e nunca na sua história teve tão pouco poder. Em contrapartida à busca de poder, o pastor e escritor Renato Vargens publicou um artigo com o nome: “A Igreja brasileira é uma das mais fracas da história”, onde lista 13 pontos a serem corrigidos.

1 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE POSSUI PASTORES DESPREPARADOS TANTO BÍBLICA COMO TEOLOGICAMENTE. AS ESTATÍSTICAS POR EXEMPLO APONTA PARA O FATO DE QUE 50,66% DOS PASTORES NUNCA LERAM A BÍBLIA TODA. NO QUE TANGE A TEOLOGIA, A MAIORIA ESMAGADORA DOS LÍDERES EVANGÉLICOS NÃO SABEM EXPLICAR DOUTRINAS COMO: SALVAÇÃO PELA GRAÇA MEDIANTE A FÉ EM CRISTO JESUS, JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ, A SOBERANIA DE DEUS E A RESPONSABILIDADE HUMANA, DEPRAVAÇÃO TOTAL, ELEIÇÃO E OUTRAS.

2 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE TEM NEGLIGENCIADO O ESTUDO BÍBLICO E A ESCOLA BÍBLICA. SE OLHARMOS PARA A MAIORIA DAS IGREJAS BRASILEIRAS PERCEBEREMOS NITIDAMENTE QUE A O ESTUDO BÍBLICO COMUM AOS CRENTES EM DÉCADAS PASSADAS, FOI SUBSTITUÍDO PELAS CAMPANHAS DE MILAGRES.

3 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE TRANSFORMOU SUA LITURGIA OUTRORA CRISTOCÊNTRICA, NUMA LITURGIA ANTROPOCÊNTRICA. INFELIZMENTE, O CULTO CRISTÃO TIROU DEUS DO FOCO E COLOCOU O HOMEM NO SEU LUGAR, FAZENDO QUE A MÚSICA, A ORAÇÃO, A LEITURA DAS ESCRITURAS E PRINCIPALMENTE A PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ESTEJAM FOCADAS MO HOMEM E NÃO NAQUELE QUE NOS SALVOU.
4 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE A MÚSICA ENTOADA EM SEUS CULTOS É RASA, SEM PROFUNDIDADE TEOLÓGICA.

5 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE A FORMA COM QUE LIDA COM A MEMBRESIA, BEM COMO RECEBE NOVOS MEMBROS NA IGREJA LOCAL, ESTÁ ABSOLUTAMENTE DESCENTRALIZADA DAS ESCRITURAS,

6 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE TEM LIDADO DE FORMA SUPERFICIAL COM O PECADO. LAMENTAVELMENTE EM NOME DO “AMOR CRISTÃO”, MUITOS TEM FEITO VISTA GROSSA AOS ERROS COMETIDOS POR SEUS MEMBROS, EXCLUINDO DE SUA PRÁTICA E COMPORTAMENTO A DISCIPLINA CRISTÃ.

7 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE POSSUI UMA VISÃO DISTORCIDA DE QUEM AS ESCRITURAS REVELAM SER DEUS. NESSA PERSPECTIVA SUA TEONTOLOGIA, CRISTOLOGIA E PNEUMATOLOGIA, ALÉM DE ANTIBÍBLICAS ESTÃO FUNDAMENTADAS MUITO MAIS EM SENTIMENTOS E IMPRESSÕES DO QUE NA PALAVRA DE DEUS.

8 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE TEM RELATIVIZADO A MINISTRAÇÃO DAS ORDENANÇAS, BATIZANDO SEM CRITÉRIOS AQUELES QUE CHEGAM, E MINISTRANDO A CEIA DE QUALQUER FORMA A QUALQUER PESSOA.

9 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE POSSUI UMA VISÃO DISTORCIDA DA CRIAÇÃO DO HOMEM, SUA QUEDA, DO PECADO ORIGINAL, DA IRA DE DEUS E DA JUSTA CONDENAÇÃO DO PECADO TORNANDO-SE POR CONSEQUÊNCIA SEMIPELAGIANA.

10 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE O SEU FOCO NÃO ESTÁ GLÓRIA DE DEUS, MAS, EFETIVAMENTE, NA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES HUMANAS.

11 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE NEGLIGENCIA A ORAÇÃO. OS PURITANOS COSTUMAVAM DIZER QUE TENTAR FAZER A OBRA DE DEUS SEM ORAÇÃO É ARROGÂNCIA E PECADO. DE CERTA FORMA ISSO É O QUE TEM SIDO FEITO POR PARTE DA IGREJA, QUE ABANDONOU NA ESQUINA DO ESQUECIMENTO O SALUTAR HÁBITO DE ORAR.

12 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE SE TRANSFORMOU NUMA IGREJA PRAGMÁTICA. NESSA PERSPECTIVA, EM VEZ DE FAZER O QUE É CERTO, ELA PREFERE FAZER O QUE DÁ CERTO, JOGANDO NA LATA DO LIXO VALORES, PRINCÍPIOS E DOUTRINAS CRISTÃS.

13 – A IGREJA BRASILEIRA É FRÁGIL PORQUE EM NOME DA CONTEXTUALIZAÇÃO OPTOU PELO SINCRETISMO NEGANDO ASSIM VERDADES FUNDAMENTAIS A FÉ CRISTÃ.

É inevitável esse assunto não nos levar a Atos 8, que conta a história de Simão mágico. Em Atos 8 Filipe era usado em grandes sinais milagrosos, espíritos malignos eram expulsos, paralíticos eram curados. Vendo isso, um homem conhecido como Simão, o Mágico, vendo isso, Simão foi até Pedro e João e quis comprar esse poder do Espírito. Pedro o avisou na hora, que ele estava indo para o Inferno. Ainda assim, Simão deixa Filipé e segue Pedro e João, para entender melhor esse poder.

A Igreja Brasileira é sequisosa de poder. Está no nosso sangue, está nas nossas pregações, está na vontade do povo brasileiro o poder de Deus. Assim como Simão, o Mágico, muitos estão tentando comprar o poder de Deus com seus votos, com seus jejuns, com seu envelope, seu dizimo, com suas ofertas, com dinheiro. Existe uma dvertência a quem assim o faz, em Atos 8, cuidado, você vai para o Inferno. O poder de Deus é dado para a Igreja testemunhar Cristo. O poder de Deus é capacitação para a Igreja crescer.

A Igreja brasileira tem se desviado claramente do foco do Evangelho, a ponto de não compreende-lo, sendo necessário voltar às raízes, para isso. A revelação do Evangelho não é uma questão de poder, mas de como Deus todo poderoso se relaciona conosco.

A Igreja brasileira está buscando uma Igreja de poder, mas tem negligenciado o poder do Evangelho. A Bíblia é clara de como as coisas devem acontecer: O poder vem quando a Igreja Evangeliza.

Mas o mais interessante é que a Igreja está buscando a Deus, como se o que já foi feito tivesse pouca valia. A morte de Cruz de Jesus e a sua Ressurreição, assim como a explicação do homem histórico: Jesus, que mostra um homem cheo do Espírito, na direção do Espírito, que é explicado por Paulo em suas Cartas, parece ter pouco interesse.

A pregação é rasa, a musica é rasa, o culto é raso. As pessoas tem ido às Igrejas brasileiras e saído com fome. Como disse o pastor no seu texto acima, a Igreja não está preocupada em fazer o certo, mas o que dá certo. Tem um montede Igrejas totalmente parecidas, mesmo que algumas tenham a placa de uma Igreja secular vinda da Reforma. Estão praticamente todas iguais, uma ou outra, local, se diferencia do formato que as Igrejas assumiram.

A Igreja quer poder, grita por poder, que comprar o poder e quanto mais faz assim, menos tem. Se Atos 8 significa alguma coisa, a Igreja querer comprar o poder de Deus é sinal de uma Igreja que está indo para o Inferno. O assunto é sério.

Alguns acreditam que não dá mais, para ir à Igreja e ouvir o sermão teológico, bíblico, sem se manifestar aeróbicamente, levantando as mãos, ou dançando no culto. Alguns não aceitam mais esperar Deus fazer, ele precisa orar certo para Deus responder. Alguns vivem buscando o que ativa o poder de Deus para a cura, ou para expulsar demônios. A Igreja brasileira está vivendo uma loucura e não percebe. Cultos no escuro, musica embalada estrondosamente por uma bateria, ou o som no ultimo volume. Cultos gritados, loucura, insensatez. Pessoas despreparadas ministrando a outros também despreparados.

Uma das coisas que mais me faz enxergar os erros cometidos pelas Igrejas são os pregadores despreparados. E é tão fácil ver o despreparo. Só deveriam pregar quem já leu a Bíblia, para começar. O pior é que temos pastores, que nunca leram a Bíblia. Não estou aqui nem falando de doutrinas, mas de simples conhecimento da Bíblia.

NÃ IMPONHA PRECIPITADAMENTE AS MÃOS SOBRE NINGUÉM

Paulo deu uma advertência a Timóteo, um recém pastor que ele, Paulo, tinha levantado: “Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém.” 1 Timóteo 5:22. Paulo está falando a respeito de levantar ou tro a pastor, ou obreiro, de forma apressada, sem observar muito bem o irmão, futuro obreiro.

A Igreja precisa dessa advertência de novo. Tem um monte de gente com cargos importantes que não poderiam ter o seu cargo, de forma alguma. Causa espanto a quantidade de pastores que nunca leram a Bíblia, obreiros que não são obreiros, pastores que não tem noção de culto, de Igreja ou de rebanho.

CONCLUSÃO

Eu tenho visto a cada dia mais, uma Igreja brasileira sequiosa da verdadeira palavra de Deus, e não há quem alimente as ovelhas de Deus. Irmãos e irmãs verdadeiros entram todos os dias em nossos cultos e saem mais vazios do que entraram. Existem artimanhas que querem dizer que sentimentos ou sensações são o poder de Deus, mas ainda assim, as pessoas saem vazias. Nossas pregações carecem a olhos vistos de Bíblia.

Nós temos um boom de Igrejas, abrindo em todo canto, mas com que qualidade? Chegamos a um ponto que só nos resta orar, para Deus fazer um limpeza no Brasil. Ter um monte de Igrejas abertas não parecem estar surtindo o efeito desejado. Perdemos a mão. Nos desviamos do foco. Carecemos de pedir para Deus instiruir a Igreja novamente, pois essa que temos está caída.

Causa muita tristeza ver muitas pessoas em cultos que as exploram, que querem seu dizimo e não lhes oferece a Cristo. Acredito que Deus esteja chorando por sua Igreja no Brasil. E oramos a quem pode mudar isso. Deus muda a Igreja Brasileira. Deus levanta essa Igreja caída. Em nome de Jesus.


Amém.
Fique na paz.
pslarios
Enviado por pslarios em 09/09/2019
Código do texto: T6740938
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
pslarios
São Paulo - São Paulo - Brasil
492 textos (455998 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/01/20 23:32)