Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 7,36-50)(19/9/19)
.
Caríssimos, não resta dúvida de que na escola de santidade do Senhor, o nosso aprendizado é progressivo, mas somente os humildes de coração superam as provações desse aprendizado, pondo em prática as lições que o Senhor lhes ensina. De fato, nesse aprendizado, precisamos manter nossa postura de discípulos que amam o seu Mestre e o seguem fielmente até atingir a santidade desejada por Ele.
.
Na primeira leitura de hoje, São Paulo, já instruído na escola do Senhor, instrui também seu discípulo Timóteo com a seguinte exortação: "Caríssimo, ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza. Com perseverança, põe estas coisas em prática, para que todos vejam o teu progresso. Cuida de ti mesmo e daquilo que ensinas. Mostra-te perseverante. Assim te salvarás a ti mesmo e também àqueles que te escutam."
.
Com efeito, no Evangelho de hoje, o Senhor nos ensina que a Sua Palavra deve primeiramente ser vivida por quem a comunica; caso contrário, nada tem de eficaz em tal comunicação; desse modo, ela só serve de testemunho contra os que a pregam, mas não a vivem.
.
Caríssimos, enquanto Jesus acolhia o arrependimento e o amor da pecadora que dele se aproximou; o anfitrião que o havia convidado, e seus páreas, trataram não somente de condela-la, mas também condenar o próprio Senhor por haver perdoado os seus muitos pecados.
.
Ora, a grande lição que aprendemos nesse episódio é esta que Jesus já havia ensinado: “Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. De fato, quem não usa de misericórdia com os outros, como pode viver em estado de graça? "Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece."
.
Paz e Bem!
​​​​​​.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 19/09/2019
Código do texto: T6748723
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Frei Fernando Maria
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 60 anos
1566 textos (285303 leituras)
87 áudios (19604 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/11/19 04:04)
Frei Fernando Maria

Site do Escritor