Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Os 3 estágios de Søren Kierkegaard

A visão filosófica Hegeliana propõe analisarmos a filosofia sob uma ótica Iluminista. Ou seja, a noção da "liberdade negativa", ou o "desprendimento" do ser humano, que não tem NENHUMA base de referência em sua existência, e está condenado a analisar tudo sobre sua própria visão, temporal, humana e limitada, que em 9 a cada 10 vezes, está COMPLETAMENTE ERRADA. Analisando o sempre atual Søren Kierkegaard, deparamo-nos com dois traços não muito agradáveis da condição humana fadada à "solidão perceptiva": O desespero e a Angústia! Simplificando? Angústia por estar exposto ao sofrimento e à dor, e desespero por não ter exatamente um "sentido" para a vida. Pesado isso, não é mesmo!? Quer dizer que todos nós nascemos, vamos sentir dor (por isso nascemos chorando - desde o nascimento o ser humano já sabe que "vem treta por aí" 😅) durante a nossa existência na Terra, e depois simplesmente vamos morrer? Que loucura! É aí que o ser humano, fraco e limitado como é, não consegue conviver pacificamente com tudo isso. Kierkegaard diz que o ser humano tenta escapar da angústia em 3 estágios.
1. Significados Estéticos: O ser humano sai pelo mundo em uma busca desenfreada por prazer. Viver a vida "a seu modo", sempre buscando as futilidades da vida, como o sexo sem nenhum compromisso, a bebida alcoólica, as drogas, e o materialismo, para citar alguns exemplos. As SENSAÇÕES da carne.
2. Significados Éticos: Após perceber que suas limitações continuam presentes durante a desenfreada busca por prazeres infundados e extremistas (nem todos passam do primeiro estágio, principalmente nos dias atuais) o ser humano passa a buscar sua auto afirmação ética. Mas como!? Oras, não vemos todos os dias falsos puritanos fazendo obras de caridade apenas pela APARÊNCIA? Pessoas postam fotos em redes sociais fazendo o "Bem" a todo instante!  É a tentativa de iludir a si mesmo e às outras pessoas de que é possível ser "perfeito", ou pelo menos "muito bom" 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas, todo bom Cristão sabe que o ÚNICO ser humano que foi "perfeito" neste planeta chamado Terra, foi Nosso Senhor Jesus Cristo. Nem o Buda conseguiu a mesma proeza. Achar que algum de nós pode conseguir, é VAIDADE, que pode chegar às raias da loucura. E, finalmente:
3. Significados Religiosos: Participar de uma comunidade religiosa. Ser membro(a) de uma igreja Cristã. O Romancista Britânico Charles Dickens nos mostra em obras como "Um Conto de Natal" e "Oliver Twist" que nem tudo são flores em uma comunidade religiosa. O próprio Santo Agostinho diz que a Igreja é composta por "pecadores". Todos somos pecadores! Achar que existem pessoas entre nós que não pecam é voltar ao segundo estágio. O Dalai Lama e o Papa também pecam. O ÚNICO que não pecou foi Nosso Senhor Jesus Cristo. Estar em uma comunidade religiosa é estar ao lado de pecadores, pessoas que também estão lutando para escapar do desespero e da angústia. Mas, o fervor da fé deve ser maior, e é aí que temos o desfecho dos três estágios.O cerne da questão está na PALAVRA de Nosso Senhor Jesus Cristo. O estudo do Evangelho. Este seria o estágio de número 4. A busca pelo entendimento da palavra de Jesus Cristo, que é o Centro da espiritualidade. Este estudo pode ocorrer individualmente, mas ocorre de maneira mais calorosa em uma Igreja Cristã. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" - Mateus 18:20. Sou Conservador. Mas apenas o sou por ser, antes, Cristão. O Conservadorismo é a ÚNICA diretriz política que preza pelo respeito e devoção à palavra de Jesus Cristo.
Pablito_
Enviado por Pablito_ em 02/10/2019
Código do texto: T6759774
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Pablito_
Nova Europa - São Paulo - Brasil, 29 anos
31 textos (474 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/01/20 18:54)
Pablito_