SÉRIE: TEOLOGIA SISTEMÁTICA “DEUS”

“Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais.” Apocalipse 13.12

Quero iniciar pensando quatro coisas:

Primeiro - As nossas teologias sistemáticas começam invariavelmente pela Palavra escrita: a Bíblia. De certo modo está correto, pois se não tivéssemos a Bíblia, não saberíamos de Deus. Por outro lado, entretanto, acredito que isso não é exatamente correto, pois Deus é antes de tudo, até mesmo da Palavra.

Segundo – O Brasil não tem uma Teologia Sistemática. É uma pena, o Brasil tendo o tamanho que tem, e portanto a quantidade de cristãos que tem, e ainda assim não temos quase nada escrito. A falta de escritos cristãos no Brasil, escritos por brasileiros, é porque o nosso país tem um mercado editorial feroz, que só pensa em si, no seu lucro e vai ficando inviável um novo escritor aparecer. Quem tem dinheiro não pensa em escrever, que é também uma forma de gerar renda, e quem não tem, mas tem idéias não consegue escrever. Tenho certeza que o Brasil está cheio de talentosos escritores cristãos que nem apareceram ainda.

Terceiro – A Teologia Sistemática é uma ferramenta para se estudar a Bíblia de forma mais ordenada. Ela é uma tentativa de juntar as peças do quebra-cabeça que é a Bíblia e ordenar de forma mais simples possível, os fatos principais. Consegue-se com ela tratar de todas as possíveis doutrinas bíblicas existentes.

Quarto – O pastor reformado Vincent Cheung tem uma excelente Teologia Sistemática, que a meu ver tem um falha gritante: Falta o capítulo do Espírito Santo. Os reformados mais antigos, mais radicais, não tinham uma compreensão como a que temos hoje da necessidade absoluta do Espírito Santo. Uma Teologia Sistemática que falte o Espírito Santo está incorreta. Estamos na Era do Espírito e deveríamos compreender isso.

DO QUE TRATA A Teologia Sistemática? – Deus, a Palavra, o homem, os demônios, Jesus, o Espírito Santo, as Últimas Coisas.

Para esse estudo vou usar principalmente o livro do irmão Myer Perlman: Conhecendo as Doutrinas Bíblicas e a Internet.

ESTUDANDO DEUS

O pastor divide o estudo sobre Deus de quatro maneiras:

1. A existência de Deus

2. A natureza de Deus

3. Os atributos de Deus

4. O Tríuno Deus

I - A EXISTÊNCIA DE DEUS

Vivemos num universo cuja imensidão pressupõe um Criador poderoso, universo cuja beleza, desenho e ordem apontam um sábio Legislador. Mas quem fez o Criador? Podemos recuar no tempo, indo da causa para o efeito, mas não podemos continuar nesse processo de recuo sem reconhecer um ser "Sempiterno". Aquele ser eterno é Deus, o Eterno, a Causa e a Origem de todas as coisas boas que existem.

1 - Sua existência declarada – A Bíblia não tenta provar a existência de Deus em parte alguma, por acreditar que não exista a necessidade.

2 - Sua existência provada – 1) O universo deve ter uma primeira causa ou um Criador. 2) O desígnio evidente do universo aponta para uma Mente Suprema. 3) A natureza humana, com seus impulsos e aspirações, assinalam a existência de um Governador pessoal. 4) A história humana tem provas da existência de Deus. 5) Crença universal ou consenso comum. Nós temos dentro de nós a impressão da realidade de Deus. Isso fala do 1) Argumento da Criação. O homem foi criado diretamente por Deus. 2) Argumento do desígnio. Dentro de todo ser humano tem a sensação que não somos obra do acaso cósmico. Temos um futuro e uma meta para a nossa existência. 3) o argumento da natureza do homem. O homem difere de todos os outros seres vivos, nós dispomos de moral. 4) O argumento da história. 5)O argumento da crença universal.

3 – Sua existência negada - O ateísmo consiste na negação absoluta da idéia de Deus. Alguns duvidam que haja verdadeiros ateus; mas se os houver, é impossível provar que estejam sinceramente buscando a Deus ou que sejam logicamente coerentes. Visto que são os ateus que se opõem às convicções mais profundas e mais fundamentais da raça humana, a responsabilidade de provar a não-existência de Deus recai sobre eles. Não podem sincera e logicamente dizer-se ateus enquanto não apresentarem provas irrefutáveis de que de fato Deus não existe. Inegavelmente, a evidência da existência de Deus ultrapassa de muito a evidência contra a sua existência.

II - A NATUREZA DE DEUS

III - OS ATRIBUTOS DE DEUS

Sendo Deus um ser infinito, é impossível que qualquer criatura o conheça exatamente como ele é. No entanto, ele bondosamente revelou-se mediante linguagem compreensível a nós. São as Escrituras essa revelação.

O versículo chave que estou usando para esse estudo é: “Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais.” Apocalipse 13.12

A Bíblia nos mostra em muitas situações que nomes foram mudados. A mudança do nome quer dizer a mudança da natureza da pessoa. Assim como os cristãos que vencerem terão seus novos nomes, Jesus diz que ele também terá um novo nome. Nome que só ele conhece e a Bíblia acrescenta: e ninguém mais. Isso nos fala de particularidades de Deus que nós nunca vamos saber, nem na Eternidade. Há um erro bastante comum, que de certa forma a Bíblia gerou, ao imaginarmos Deus com sentimentos antropológicos, quer dizer, humanos. Deus é o ser Primeiro, incriado, que não sabemos de onde veio e nem como surgiu, pois a criação de Deus implicaria que alguém ou algo o criou. Deus é o enigma absoluto. E mesmo na Eternidade Deus ainda terá facetas misteriosas que nunca saberemos. Alguns tratam Deus como um igual, mas Deus é Santo. A Sua santidade aponta que Deus está em um outro nível das suas criaturas. Dando um exemplo grosseiro é como se Einstein, um dos maiores cientistas do mundo, tivesse uma criação de formigas. A formiga nunca vai nem entender o que Einstein fala, muito menos o que ele sabe. Numa ilustração muito ruim, Deus é aquele ue está num nível de separação total da sua criatura. A santidade de Deus não quer dizer que ele foge do pecado e o evita como nós, sendo o pecado para Deus uma tentação. Para Deus o pecado não é tentação. Para Deus não é nada. Deus está acima disso. Deus não pode ser tentado pelo pecado, que Nele não tem influência alguma. Deus é santo porque não há ninguém além da Trindade que ande, que trafegue, no nível de santidade que é comum para Deus.

1. Atributos não relacionados (a natureza íntima de Deus)

a) Espiritualidade. Deus é Espírito. (João 4:24). Deus é Espírito com personalidade; ele pensa, sente e fala; portanto, pode ter comunhão direta com suas criaturas feitas à sua imagem.

b) Infinitude. Deus é Infinito, isto é, não está sujeito às limitações naturais e humanas. A sua infinitude é vista de duas maneiras: (1) em relação ao espaço. A natureza de Deus está em todo lugar ao mesmo tempo. 2) Em relação ao tempo, Deus é eterno.

c) Unidade. Deus é o unico Deus.

2. Atributos ativos (Deus e o universo)

a) Onipotência, o que significa duas coisas: 1- Sua liberdade e poder para fazer tudo que esteja em harmonia com a sua natureza. 2- Seu controle e sabedoria sobre tudo que existe ou que pode existir. Mas sendo assim, por que se pratica o mal neste mundo? É porque Deus dotou o homem de livre arbítrio, cujo arbítrio Deus não violará; portanto, ele permite os atos maus, mas com um sábio propósito de, finalmente, dominar todo o mal.

b) Onipresença. Deus é onipresente, isto é, o espaço material não o limita em ponto algum.

c) Onisciência. Deus é onisciente, porque conhece todas as coisas.

d) Sabedoria. Deus é sábio.

e) Soberania. Deus é soberano, isto é, ele tem o direito absoluto de governar suas criaturas e delas dispor como lhe apraz.

3. Atributos morais (Deus e as criaturas morais)

a) Santidade.

b) Justiça. Deus é justo. Qual a diferença entre a santidade e a justiça? "A justiça é santidade em ação", esta é uma das respostas.

c) Fidelidade. Deus é fiel. Eu sempre tive o costume de dizer que a maior dificuldade na oração é fazer Deus dizer que vai te abençoar de alguma maneira. Se você não pecar e não sair da presença de Deus, aquilo que Ele te prometeu, quando você orava é tão certo como o Sol que brilha na Terra.

d) Misericórdia que é bondade em ação.

e) Amor. Todo amor, é emprestado do Ser que é todo amor. Deus é apaixonado pelas suas criaturas que o amam e lhe correspondem afirmativamente a respeito da salvação.

f) Bondade. Deus é bom, sendo esse um atributo em razão do qual ele abençoa suas criaturas, porque Ele assim o determinou. Deus ama a nossa vida em paz, com saúde, prospera ea a nossa familia. A salvação de Deus é para sermos abençoados em todas as coisas.

Mas existem sérias dúvidas a respeito da existência do mal.

1. Deus não é responsável pela existência do mal. Vivemos num universo corrompido pelo pecado. É irreal pensarmos ue tudo o que acontece é da vontade de Deus, não é.

2. Sendo Deus Todo-poderoso, o mal existe por sua permissão.

3. Deus é tão grande que pode fazer o mal cooperar para o bem.

4. Deus formou o universo segundo leis naturais, e estas leis implicam a possibilidade de acidentes.

5. É bom lembrar sempre que tal não é o estado perfeito das coisas. Deus tem em reserva outra vida e uma época futura em que mostrará a razão de todos os seus tratados e ações.

IV - O TRÍUNO DEUS

1. A doutrina declarada. As Escrituras ensinam que Deus é Um, e que além dele não existe outro Deus.

2. A doutrina definida. A Bíblia, que é o nosso livro-texto de fé, nos ensina que não existem três Deus, ma apenas um, que é Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

3. A doutrina provada, no Antigo Testamento e no Novo Testamento.

4. A Trindade de Deus é uma maneira Dele explicar para nós quem Ele é. NO Antigo Testamento tivemos a manifestação de Deus Jeová, que é o nosso primeiro contato com Deus. Nos Evangelhos temos a presença física de Deus, na forma de Seu Filho. E hoje, que é considerado o ministério do Espírito, temos a presença de dEus dentro de nós.

5. Ilustrações da Trindade. A natureza proporciona analogias. A água é uma, mas tem as formas de água, gelo e vapor. O Sol é um, mas manifesta luz, calor e fogo. Três velas num quarto dão uma só luz. O homem é feito à imagem e semelhança de Deus. O homem é um, no entanto ele é espírito, alma e corpo.

Nós temos várias e excelentes Teologias na Internet que podemos baixar os livros em formato pdf de graça. Estude, aprenda. De todos os pensamentos, já foi dito que o mairo deles é a respeito de Deus. Deus é o maior assunto existente em todos os tempos. Pensar Deus é pensar sobre o maior enigma e a maior benção do universo e da existência humana.

Amém.

Fique na paz e no conhecimento do nosso Deus.

pslarios
Enviado por pslarios em 04/10/2019
Código do texto: T6760889
Classificação de conteúdo: seguro