SERIE: APOCALIPSE “AS CHAVES DE APOCALIPSE”

Apocalipse é um livro muito difícil de ler. Ele é todo escrito de forma simbólica, num linguajar do profetismo do Antigo Testamento, além de que notamos que ele é baseado mais no Antigo Testamento do que no Novo. Para tentarmos desvendar Apocalipse, uma proposta é compreender as chaves de Apocalipse, ou os textos e assuntos que vão nos dar uma idéia mais nítida do assunto. Hoje, o nosso assunto são as chaves de Apocalipse. É necessário entender que as chaves que proponho não são fixas, pode ser que alguém consiga interpretar Apocalipse de forma diferente, e até que enxergue outras chaves, que eu não falei. A proposta é abrir a Bíblia, explicá-la, de forma clara, para que qualquer pessoa possa ler e interpretar e principalmente a Igreja ter as mínimas bases para explicar o Livro Santo.

PRIMEIRA CHAVE DE APOCALIPSE: UMA REVELAÇÃO AOS SANTOS

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer.” Apocalipse 1:1

Toda a Bíblia é uma revelação. Deus se apresenta a nós, principalmente pela Bíblia. Lendo a Bíblia nós compreendemos todo o plano de salvação. Mas as poesias de Salmos, apesar de inspiradas, a inspiração não é poética. Os livros históricos foi um registro dos eventos que ocorreram em Israel. Os Evangelhos foram a tentativa de falar do ministério de Jesus na Terra. As cartas, quase todas, se não todas, são respostas de perguntas e duvidas que a Igreja Primitiva tinha. Mas Apocalipse é escrito como os livros do profetismo do Antigo Testamento. Até estranhamos muito um livro profético, dessa natureza, no Novo Testamento, o que só vem afirmar o profetismo antigo e que ele é válido, mesmo no Novo Testamento.

A revelação de Apocalipse é cumprimento de Amós 3.7: “Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.”

Deus tem um compromisso com seus servos e promete que não nos vai deixar no escuro. Uma das metas da oração é Deus revelar aos seus servos os seus movimentos e conseqüentemente os nossos movimentos. Deus revelando o que Ele está fazendo, nos ajuda a caminhar nessa terra. Vindo o momento mau, saberemos melhor como nos portar, pois sabemos onde vamos chegar.

SEGUNDA CHAVE DE APOCALIPSE: O MOTIVO DE APOCALIPSE

“Visto que guardaste a palavra da minha paciência, eu também te guardarei na hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para provar os que habitam na Terra.” Apocalipse 3:10

Podemos dividir o livro de Apocalipse em três partes. A primeira é na terra, a segunda é no Céu e o final é no futuro.

É bastante claro aqui o motivo dos eventos terríveis que contém o livro: Provar todos os que habitam na Terra. Isso é uma novidade e um progresso na Bíblia. No Antigo Testamento, ao o lermos, a impressão que tínhamos é que Deus queria salvar apenas Israel. De alguma maneira era meio estranho notar Deus falando das outras nações. Em Jesus, houve um progresso, pois Deus abençoaria todos os que cressem em Jesus. Mas em Jesus, Deus era Deus da Igreja, não do mundo. Apocalipse entretanto demonstra claramente que Deus agora quer uma conversão completa de todo o mundo. Esse período da Tribulação que sobrevirá é para que as pessoas sejam provadas e os corações de todos sejam patentes. A Tribulação será tão forte que exporá de forma clara o coração das pessoas. Deus pretende com a Tribulação que ocorram conversões, salvação. Mesmo no pior período da história, Deus quer salvação.

TERCEIRA CHAVE DE APOCALIPSE: O PECADO EXTREMO

“Os outros homens que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para que não adorassem aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar;

e não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua fornicação, nem dos seus furtos.” Apocalipse 9:20,21

Me surpreende demais o motivo da Tribulação estar no meio do livro, no capítulo 9, depois de tantas pragas que aconteceram. Os Selos e as Trombetas já haviam sido abertos e tocadas e ainda assim o povo estava vivendo um pecado extremo. Temos aqui uma Igreja pregando e lutando bravamente pela sua santidade, mas ao mesmo tempo temos de uma forma muito clara a humanidade mais pecadora do que nunca. Esses dois versículos são um resumo claro da situação dos não cristãos: idolatria, falta de arrependimento, adoração a demônios, homicídios, feitiçarias, fornicação e furtos.

Junto a esses versículos temos Apocalipse 16.10-11: “O quinto derramou a sua taça sobre o trono da besta. O seu reino foi mergulhado em trevas, e os homens mordiam de dor as suas línguas, e blasfemaram o Deus do céu por causa das suas dores e das suas chagas; e não se arrependeram das suas obras.”

Ficamos impressionados quando compreendemos que as pessoas em Apocalipse não queriam se converter, mesmo que diante de provações gigantescas. Na abertura da quinta taça, houve tanta dor física, que as pessoas mordiam as suas línguas. Eu nem imagino que dor é essa, de tão grave. Em todo o livro de Apocalipse temos manifestações claras de Deus julgando a Terra. Nessa época será patente que Deus está guerreando contra as trevas, com sinais claros que Deus existe. Do capítulo 9, onde não queriam se converter, passaram vários outros capítulos e selos e trombetas e ainda assim eles se recusavam a se converter de seus pecados.

Ao invés de se converterem os homens blasfemavam de Deus. Falavam mal de Deus, xingavam, reclamavam e diziam que Deus era o culpado do que lhes acontecia. As blasfêmias deles contra Deus eram totalmente ofensivas. Eles estavam numa dor insuportável e ainda assim culpavam a Deus.

“Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados?” Lamentações 3:39

As pessoas reclamam com Deus e chegam a brigar com Deus, como se Deus fosse o culpado de suas mazelas. O grande culpado de todo o mau no mundo é o pecado. Deus nos fala claramente em toda a Bíblia que quando nós nos convertermos dos nosso pecados ele vai virar o nosso cativeiro. Deus só quer que nós reconheçamos que o que nos acontece é por que pecamos, nós transgredimos. Quando Deus nos julga na Terra é para que não sejamos julgados no Céu, onde não terá mais volta. Aqui e agora é o lugar de nos arrependermos.

QUARTA CHAVE DE APOCALIPSE: A VOLTA DE JESUS

“Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.” Apocalipse 1:7

É muito clara a volta de Jesus no capítulo 19.

Apesar que existem doutrinas humanas - criadas pelo homem - para tentar explicar a Bíblia, e ainda que algumas tenham suas funções e nos ajudem, algumas doutrinas da volta de Cristo são muito falhas a ponto de falar o contrário do que a Bíblia diz. Apocalipse diz que Jesus vai voltar no capítulo 19 e acabou. Nós não lemos sobre volta invisível, separação de crentes, uma leva sobe agora e outra sobe depois, ou qualquer coisa assim. Precisamos voltar ao Evangelho e interpretar o Evangelho, a Bíblia, lendo a Bíblia e interpretando a Bíblia. Estamos lendo escritos que diferem da Bíblia. Temos doutrinas que ensinam diferente da Bíblia. E isso não é possível, pois se o nosso livro texto é a Bíblia, como podemos escrever um livro baseado na Bíblia que diferente da Bíblia? A Bíblia não fala que Jesus vai voltar de forma invisível em lugar algum. Dizer isso é errar e acrescentar o que a Bíblia não disse.

A Bíblia também não diz em lugar algum que o Espírito Santo será retirado da Terra. Isso é também um jeitinho para amoldar a doutrina que diz que a segunda volta de Jesus será em dois períodos, uma primeira no inicio da Tribulação, para buscar o seu povo, de forma invisível e a outra para voltar com a sua Igreja. A confusão é tanta que criaram uma vinda de Cristo onde não existe e quando seria para ele vir, dizem que ele está voltando com a Igreja. (Leia 2 Tessalonicenses cap. 2; 1. Tes. 4,16-18.)

A falta de estudos sérios, faz com que a Igreja abrace idéias que não são reais. Um exemplo é o versículo abaixo:

“Visto que guardaste a palavra da minha paciência, eu também te guardarei na hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para provar os que habitam na Terra.” Apocalipse 3:10

Muitas pessoas lêem esse versículo como se a Igreja não fosse passar pela Tribulação. Eles enxergam que quando Jesus diz que guardará a Igreja da provação que há de vir sobre todo o mundo, isso significa que a Igreja não vai passar, de maneira alguma, pela Tribulação. Isso não condiz com o livro de Apocalipse. É só ler. A Igreja está operando e viva na Tribulação.

Mas Deus diz que nos guarda e isso é verdade. Deus nos guarda, mas não nos retira a prova. Nós passamos pela prova, com Deus, mas passamos pela prova.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” Tiago 1:2-4

Interpretar Apocalipse 3.10, para dizer que a Igreja não passa por provas, nega Tiago 1.2-4 e isso não pode ser.

Alguns enxergam na Volta de Jesus o motivo principal do livro de Apocalipse. Mas não pode ser. Temos ouvido dizer de pessoas que vivem dizendo a todo o tempo que Jesus está voltando, como se Ele fosse voltar hoje, mas suas vidas não condizem com o que falam. Essas não estão esperando de verdade a volta de Jesus, pois se o Evangelho diz ser tão difícil a salvação, como alguns podem imaginar que será salvo de qualquer jeito?

Por outro lado temos ainda aqueles que parecem viver mesmo, esperando a volta de Cristo, e só vivem em redor dessa idéia. Isso também é um erro. Jesus vai voltar quando ele tiver que voltar, não antes e nem depois. Devemos viver o melhor de nossas vidas aqui nessa Terra, sem ofender os preceitos de Deus, mas viver pautado a vida numa volta futura me parece um erro. Além de quê se Jesus for voltar em Apocalipse 19, então temos pelo menos, pelas contas de alguns, ainda sete anos. Jesus não vai volta hoje de forma invisível, isso não condiz com Apocalipse, nem Mateus 24, nem Tessalonicenses 2 ou 4.

QUINTA CHAVE DE APOCALIPSE: JULGAMENTO

“Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso? Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça!” 2 Coríntios 3:8,9

Lendo 2 Coríntios 3 entendemos que o Antigo Testamento, ou a Lei de Moisés e seu Sistema Sacrificial, trouxe condenação. A Lei apontava para a condenação, o sacrifício, a Cruz. O Ministério do Espírito Santo, que é o derramamento do espírito Santo sobre toda a carne, nos últimos tempos, vai dirigir o mundo ao julgamento. Uma das grandes chaves de Apocalipse é o Julgamento.

SEXTA CHAVE DE APOCALIPSE ; RESTAURAÇÃO

Outra grande chave, se não a principal, junto com o julgamento, para compreender o livro de Apocalipse é a restauração. Quem vai nos ajudar nessa compreensão é Pedro.

“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,

E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.

Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,

Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,

Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

2 Pedro 3:3-13

Já estamos nos últimos tempos. O Ministério do Espírito Santo é que vai conduzir a Igreja ao julgamento e a restauração. A vinda do Espírito Santo inaugurou os últimos tempos. Desde então alguns homens zombam da Igreja perguntando: Quando se concretizará a promessa da sua Vinda? Lançando duvidas de que Cristo vai voltar para a sua Igreja. Ele vai voltar, quando ele tiver que voltar.

Esperamos novos céus e nova terra, mas até isso acontecer ainda ocorrerá que os céus vão se desfazer em fogo e os elementos, queimando, vão se fundir. Novos céus e nova terra virão, mas só depois do julgamento.

Isaías descreve o fim dos tempos:

“O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora.

Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.” Isaías 11:6-9

Amém.

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 28/10/2019
Código do texto: T6781325
Classificação de conteúdo: seguro