O que acontece com os Ministérios de Jovens?

1 João 2.14b

“...Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.”

Pra início de conversa

Longe de mim ter a fórmula mágica como muitos “coaches” de hoje em dia. Alguns são até engraçados. Outro dia tinha um que era assim: “Como ter 1 milhão de inscritos no seu canal?”. E ele mesmo não tinha nem mil.

Esse texto eu escrevo com a experiência de mais de 10 anos a frente de um ministério onde, para uma igreja pequena, tínhamos mais de 60 jovens frequentando cultos, batizando e participando da vida da igreja. Infelizmente por causa de algumas circunstâncias, hoje não estão conosco. Pois bem...

Em um universo de teorias cada vez mais loucas, precisamos refletir de verdade sobre esses temas. Por que temos cada dia mais dificuldades em manter nossos jovens na Casa de Deus? Por que algumas igrejas têm conseguido e outras não? Alguns estão indo para um caminho muito perigoso. Algumas falas atuais:

- Não tem aquela “luz negra” e nem “jogo de luzes”.

- Não tem o “latão” em lugar do púlpito;

- Aqui é muito “certinho”.

- Naquela igreja tem entretenimento demais, entre outras.

Indo direto ao assunto

Nessa reflexão precisamos ser honestos acima de tudo. Reconhecer erros e corrigi-los. Manter visões e estar atento às diferenças e respeitá-las.

A grande maioria dos ministérios de juventude que usam dos argumentos acima, na verdade estão com as seguintes dificuldades:

- O ministério de jovens não é a visão da liderança da igreja;

- Falta o ensino genuíno da Palavra;

- Falta exemplo de muitos líderes;

- Falta cuidado com os jovens e adolescentes (discipulado)

Desde o Éden é mais fácil transferir responsabilidades do que assumi-las. Mas peço a você que vai ler esse texto a não se aborrecer com esse escritor, até porque estou fazendo a minha avaliação. Mas convido a você hoje a rever posturas, atitudes e palavras. Alguns, por causa de motivos bem medíocres, estão pondo o futuro da igreja à deriva. Sim, não se esqueça: Os jovens de hoje são a igreja de hoje, mas também de amanhã.

Pra finalizar

Se sua igreja tem um ministério de jovens saudável, louve a Deus por isso e continue nessa caminhada. Se você ainda não desfruta desse privilégio, comece orando ao Senhor pedindo perdão pela visão equivocada e suplique a Ele a estratégia da parte dele para que o seu ministério avance.

Você pode até copiar o que os outros estão fazendo, mas as pessoas estão olhando pra você. Elas querem uma postura sua e não da igreja vizinha. Se não, elas iriam pra lá e não ficariam com você.

Fique atento às novidades, mas jamais abandone a essência de um ministério abençoado: a presença de Jesus. Alguns líderes investem pesado no periférico, pois falta o principal: Jesus. Pense nisso! Deus abençoe seu ministério!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 01/11/2019
Código do texto: T6785026
Classificação de conteúdo: seguro