Amizades

Provérbios 18.24

“Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.”

Pra início de conversa

Se há algo que motiva um jovem hoje é a possibilidade de conhecer novas pessoas e iniciar relacionamentos. Quase todo dia nas redes sociais tem alguém querendo “novas amizades”. Só que é melhor quando elas acontecem naturalmente e não forçadas porque as atuais amizades se desgastaram com alguma situação ou circunstância.

Tem outros que preferem reclamar que tem poucos amigos, mas o grande sábio Salomão diz que muitos amigos levam à ruína. E de fato, amigos de verdade são poucos. Muitos consideram amigos pessoas que não estão nem aí pra suas crises e tristezas, nem se alegram nas conquistas. São ativistas da vida alheia de acordo com a conveniência. Que tipos de amizades eu devo ter? Quais as características de verdadeiros amigos?

Indo direto ao assunto

Amizades sinceras

Amigos de verdade te elogiam, mas te chamam a atenção quando necessário. Se você se aborrece com seu amigo porque ele foi sincero contigo, na verdade você quer um bajulador. Alguém que te apoie até nas maiores burradas que você se meter. Cuidado. Quem ama corrige os passos.

Há uma intensa onda de amizades interesseiras. Gente deprimida porque confiou em pessoas segredos bastante particulares e ficaram sem o esposo, namorado, sem o emprego, enfim, confiaram em gente que só apoiava e rejeito aqueles que chamavam a atenção para os equívocos da vida. Jamais se afaste de pessoas sinceras. Elas irão te machucar, mas nunca te enganar.

Amizades motivadoras

Pessoas que gostam de nós sempre querem que cresçamos e sejamos melhores a cada dia. Desconfie de pessoas que nunca ficam felizes com seu crescimento, sempre colocam dúvidas sobre suas conquistas e suas vitórias. Essas pessoas estão com a inveja instalada no seu coração.

Amizades motivadoras inspiram a continuar, estão contigo nas derrotas para que você se cure mais rápido e estão sempre ao seu lado para te dar forças nas maiores dificuldades e um belo sorriso de felicidade em suas conquistas.

Amizades do céu

Amigos de verdade te aproximam de Deus. Querem o teu bem. Dizem a verdade sem rodeios e pensando somente na sua felicidade. Caminham contigo na igreja, oram pelas suas guerras e conflitos, pelas suas decisões e choram contigo em clamor para que você não esmoreça. Se alegra contigo e te alegra quando você está triste. Sempre tem uma palavra do céu pra ti e serve a Deus e à comunidade com alegria.

Para finalizar

Você pode perguntar: Mas esse estilo de amizade é impossível de achar. Não há ninguém assim entre os meus amigos. Tudo bem. É realmente complicado. Faz o seguinte: Comece você a ser esse amigo descrito acima. Seja você a amizade verdadeira que os outros tanto procuram. Deus te abençoe.

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 16/11/2019
Código do texto: T6796071
Classificação de conteúdo: seguro