O ESPÍRITO SANTO DA JUSTIÇA

Que diz a Escritura? "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça".

Romanos 4:3

INTRODUÇÃO

Eu falei isso ontem para a Igreja. Nós temos o costume de analisar a palavra, por que aprendemos assim. A palavra tem que ter algumas coisas para ser uma boa palavra. Por exemplo:

A PALAVRA PRECISA TER BÍBLIA. O pregador deve pregar a Bíblia. O pregador deve ler o texto bíblico, explicar o texto, ficar no texto e extrair do próprio texto o seu sermão. Isso por que muitos lêem um texto e nunca mais voltam nele. Muitos lêem um texto e ficamos com vontade, com o desejo, com a expectativa, de quem sabe ele é um bom pregador e vai explicar exatamente esse texto ai que sempre quis saber e nunca entendi.

A PALAVRA TEM QUE EMPURRAR A IGREJA PARA FRENTE. A palavra de Deus é que puxa a Igreja toda. O pregador sábio já entendeu que Deus está trazendo uma linha de raciocínio para a Igreja. Os pentecostais chama isso de falar na mesma fiação. O que significa estar atento para os caminhos da palavra onde Deus está levando a Igreja. Só precisamos ficar atentos e ir pregando o que Deus está nos falando através dos irmãos e irmãs. Eu da minha parte fico atento ao que os irmãos estão pedindo da palavra e provavelmente não vão dizer do jeito que eu digo. Por exemplo, dia desses alguém falou no púlpito que não compreendia por que Pedro, Tiago e João andavam juntos. Deus já me ensinou isso e recentemente falei isso para a Igreja. Uma palavra que já entendi que Deus quer que seja falada e explicada na Igreja é sobre cura e milagres. Se formos atentos ao que o Espírito está dizendo, nós vamos fazer Igreja certinho.

Infelizmente nós notamos como muitas Igrejas estão desatentas. Infelizmente notamos os pregadores falando outra coisa diferente do que Deus quer falar. Existem lugares onde a bagunça ficou tão grande que não ouvimos mais Deus falar. Algumas Igrejas pararam de ouvir a linha de raciocínio de Deus e estão preocupados em cantar na hora da palavra, como aquela vez que um pregador cantou cinco hinos na hora da palavra. Um pegador que pregou cinco hinos na hora da palavra, não está ouvindo Deus e nem preocupado em falar a palavra de Deus. A sua Igreja não está sendo alimentada e Deus não está falando. Essa palavra que você está lendo: Abraão viveu no Reino de Deus, só veio à tona porque de certa maneira a Igreja está crescendo e chegamos aqui. Com menos de dois meses observe o que Deus já está falando com a Igreja, nessa palavra de hoje.

A bíblia diz que até os anjos atentam para a Palavra, porquê? Por que entenderam que tudo o que Deus faz revela aos seus profetas. Deus se movimenta na Terra e fala como está fazendo, aos seus profetas. Daniel entendeu isso. Lendo as crônicas dos reis, ou os registros de Israel dos reis, compreendeu que tinha chegado o fim do cativeiro em Israel. A época, os anos de cativeiro na Babilônia, tinha acabado, ele entendeu lendo os registros. Daniel passou a orar então para compreender qual era o próximo movimento de Deus. A oração de Daniel foi uma oração de alinhamento. Ele orava para entender o que Deus estava fazendo.

A PALAVRA PRECISA FALAR ALGUMA COISA QUE EU NÃO SEI. Na maioria do tempo, principalmente quando temos palavras equivocadas (leia acima), a palavra vai patinando no mesmo lugar e Deus para de revelar novos caminhos, um novo passo, outras palavras. Quando Deus para de falar com a Igreja, a palavra vai parando de trazer novidades, isso deve ser difícil para um Deus que se renova todos os dias. Uma Igreja que não é atenta à voz do Espírito, só perde.

Além disso, a Igreja precisa saber alimentar a todos. A Igreja precisa alimentar o novo convertido, mas o velho também. A mesma palavra que está falando com o diácono, precisa falar com o pastor. Na maioria do tempo a Palavra que vem para a Igreja é sobre o Velho Testamento e para novos convertidos. Pregadores preguiçosos e surdos ao Espírito não estão falando o que a gente não sabe, mas repetindo só o que a gente sabe. Essa Igreja perdeu o Espírito e está falando na carne. O Espírito parou de se mover e muitos nem ligam. Vemos Igreja extremamente equivocadas quando a Igreja tem os famigerados testemunhos e não tem pregação. Não se engane com Igreja grande, ou com gente que diz que tem diploma. O que importa é se mover no Espírito e a maioria nem sabe do que eu estou falando.

Mas vou tentar falar de forma que você compreenda. Se mover no Espírito na Palavra, é estar com seus ouvidos atentos para compreender o que os irmãos estão pedindo, ou precisando, na Palavra e o que o Espírito quer falar com a Igreja. A Igreja sábia que se move no Espírito, está atenta ao que Deus está falando e vai pregando conforme o que Deus está dirigindo a pregar. Ai, gente como eu sabe que num próximo culto vamos pregar sobre curas e milagres. E fazendo do jeito de Deus, vamos empurrar a Igreja um pouco mais para frente, em direção a Cristo.

A PALAVRA DEVE NOS DAR FÉ. Independente de qualquer outra coisa que possamos compreender, toda e qualquer palavra precisa ter o elemento de nos dar fé. Eu tenho que ouvir a palavra do pregador, qualquer pegador e ter mais um punhadinho de fé e não menos fé. Entre uma palavra de admoestação (bronca) e uma palavra de fé, pregue a fé. A Igreja até está precisando levar bronca, mas opte sempre por pregar fé.

Tenha paciência com os que não estão acompanhando o que você está tentando dizer, mas vá dizendo, pois é o Espírito usando você para a Igreja ser abençoada.

Sendo assim, dito tudo isso, depois do culto fomos para casa e minha filhas, que já sabem tudo isso ai, pois eu as estou ensinando faz tempo a compreender o que estão pregando nas Igrejas e como deve ser, que elas analisaram a palavra que você vai ler e disseram que de longe essa foi a palavra mais difícil e incompreensível que elas ouviram de mim, faz muito tempo. Segundo elas eu preguei a palavra mais difícil de anos, no que segue abaixo. Elas disseram ainda a primeira parte foi chata, muito chata e a segunda parte foi incompreensível e elas não entenderam quase nada.

As pessoas de casa, ou as pessoas que te conhecem, que já estão acostumadas a te ouvir falar e pregar, conhecendo o seu linguajar, seu jeito de falar e pregar, não se agarram muito a detalhes que desviem o foco, como quem não está acostumado a te ouvir. Então essas ouvem, mesmo. Se os que estão acostumados a te ouvir, disserem que não entenderam, isso deve ser analisado corretamente. Nesse caso eu consigo entender que elas não compreenderam o que eu falei, por que não estão acostumadas a ouvir tal coisa e isso fez com que os conceitos ficassem difíceis. Fora que elas ficam no culto conversando uma com a outra. O jovem não fica cem por cento atento ao culto. Sabendo disso o pregador precisa melhorar o que fala e como fala. Então as minhas filhas são a minha medida.

Elas disseram que a primeira parte foi chata e a segunda parte foi incompreensível. Analise você se foi mesmo chato e incompreensível, ou só foi uma fala que a Igreja não está acostumada. Leia esse texto entendendo que Deus direcionou a pregar isso na Igreja. Deus está movendo a Igreja e foi essa Palavra que veio. Observe o que Deus está falando com a Igreja.

PRIMEIRA PARTE

É muito fácil observar que a maioria dos cristãos está perdida. As pessoas estão perdidas, pois aceitaram a Cristo e seguem a Moisés. As pessoas aceitaram o Novo Testamento, mas querem vier pelo Velho Testamento. Mas a culpa não é toda das pessoas, pois de há muito tempo temos sido ensinados assim. Muitas pessoas equivocadas antes, perpetuaram o ensino errado e a maioria de cristãos hoje, vivem pelas regras do Antigo Testamento, ou seja, pela religiosidade.

A grande questão, o grande problema é que Deus falou, mas nós estamos vendo ao batalha, a guerra, as situações que nos desafiam. Deus falou no Reino de Deus, pois Deus só fala de um lugar, do Reino. Mas nós estamos na Terra, sendo ensinados a sermos terrenos. O Velho Testamento fala de bênçãos materiais, na Terra. O Velho Testamento fala de entrar numa Terra Prometida, na Terra, no mundo. O Velho Testamento fala de bênçãos de prosperidade, na Terra. Buscamos a maioria do tempo – por que assim fomos ensinados -, as bênçãos da Terra.

Tem o mundo material e o mundo espiritual, e quem manda no mundo material é o mundo espiritual. Nós pensamos primeiro em termos materiais e por isso nos importamos mais com o material, do que com o espiritual.

Somos imperfeitos, numa palavra perfeita. Precisamos então, sermos tratados. O Reino é quem manda, mas não estamos entendendo isso. Somos do Novo Testamento, querendo viver no Velho Testamento. O Antigo Testamento acabou, mas nós queremos ressuscitá-lo e viver por ele. Deus fala conosco do Reino de Deus e nós até entramos no Reino, mas saímos de lá, para tentar viver a revelação do Reino, no Velho Testamento. Os dois testamento tem fatos muito divergentes, eles tem fatos muito diferentes. O Velho Testamento é uma coisa e o Novo é outra muito diferente.

Nós precisamos então sermos tratados por Deus, para fazer certo, do jeito certo, da maneira certa. Nós observamos facilmente que alguma Igreja está entrando no fundo do poço da pregação quando os testemunhos são mais recorrentes do que a Palavra. Igreja que tem mais testemunhos pessoais, do que Bíblia, perderam o foco. Uma Igreja que perdeu o movimento do Espírito estagnou, perdeu a fé, e não vai crescer mais do que isso ai. Deus quer fazer a sua Igreja crescer, voar nas asas do Espírito, mas as pessoas estão se contentando com muito pouco. Tem um monte de Igrejas que lêem a Bíblia todo dia, mas o Espírito não se move mais nelas e eles nem entenderam isso. São milhares de Igrejas que perderam o foco no Espírito e acham que está bom. O fundo do poço de uma Igreja é quando ela fica dando testemunhos sem parar, na hora da Palavra, ou fica fazendo coisas que vão desviando o foco da Palavra, como orar na hora da Palavra. Há Igrejas que fazem longas orações na hora da Palavra, quando ela inicia e fazem grandes orações no fim da Palavra, formando filas gigantescas para o povo vir à frente e receber orações. Isso até parece muito bonito, mas na verdade a Igreja perdeu o foco na Palavra. Ela está perdendo o foco gastando o tempo da Palavra, orando. A hora de orar é para orar, a hora de cantar é para cantar e a hora de pregar a palavra a Igreja precisa da Palavra. Eu tenho visto Igrejas onde o pregador não tem mensagem alguma, faz uma longa oração inicial, lê alguns versículos e não os explica, começa a dar um monte de testemunhos pessoais, canta um ou mais hinos na hora da Palavra e no fim faz uma longa oração, pedindo que a Igreja toda vá à frente. Isso tudo em trinta minutos ou menos. A pessoa pregou, mas não pregou a Palavra. A Igreja não está ouvindo Deus e não está se movendo em Deus. Essa Igreja tem aparência de que está viva, mas na verdade ela está morta.

Por isso não se iluda com Igreja cheia de gente. Ela pode estar cheia, lotada e ainda asism, mortinha da Silva.

SEGUNDA PARTE

Quando Paulo fala que Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, conforme lemos em Romanos 4.3, entendemos que esse versículo é como um título do que Paulo vai discorrer em Romanos 4, sobre Abraão. Paulo demonstra no seu linguajar teológico que Abraão viveu no Reino de deus, mesmo estando vivendo no Velho Testamento. Abraão creu em Deus, ou creu no Deus que fala do Reino para a Terra e invocou o Espírito Santo. Quando Paulo fala que Abraão creu e isso lhe foi imputado como justiça, ele está falando duas coisas: uma é que Abraão creu em Deus que fala do Reino de Deus à Terra e outra é que o Espírito Santo é quem opera a justiça. Mas que justiça é essa?

Antes de prosseguir lendo Romanos 4.13-16 (todo o capítulo merece ser estudado minuciosamente, por uma mente dedicada, pois ali Deus está revelando coisas muito grandes para a Igreja), eu quero lembrar três coisas.

PRIMEIRO – Quando você ler Lei no texto de Paulo, substitua por religiosidade. Substitua Lei por obedecer horas de culto, hora de chegar, hora de acabar, como se vestir para demonstrar que você é crente, festividades do Antigo Testamento e coisas assim. A Lei é a Lei de Moisés, os ritos, os sacrifícios, a religiosidade que é só de aparência, o que as pessoa vêem e não é inclusiva, dentro da pessoa. A Lei é religiosa, para os outros verem e não pessoal, dentro da pessoa. A Lei é do lado de fora, o Espírito Santo é do lado de dentro da pessoa. O Velho Testamento é só externo a nós, do lado de fora, religioso e o Novo Testamento é o Espírito dentro de nós, nos mudando de dentro para fora.

E quando falamos de religiosidade, entendemos que uma Igreja perdeu completamente o foco, quando quer reviver os costumes judaicos na Igreja, as festividades do Antigo Testamento que já acabou e não tem força mais. O fundo do poço de uma Igreja equivocada é querer festividades judaizantes na Igreja. Essa Igreja não entendeu o que é “O Ministério da Ira” e nem “O Ministério da Justiça Que Vem Pela Fé”, descritos em Romanos 4. A Igreja não entendeu que o Antigo Testamento acabou e iniciou um outro Testamento, por si só muito diferente do Antigo.

SEGUNDO – O ministério da justiça que vem pela fé, que foi o que o Abraão viveu, é o Ministério do Espírito Santo iniciado em Atos 2, no Batismo da Igreja. O Ministério do Espírito Santo é o Ministério da Justiça. Abraão creu em Deus e invocou o Ministério da Justiça, crendo em Deus no Antigo Testamento. Abraão olhou para o Reino de Deus, quando creu em Deus, por isso é o Pai da Fé.

O Ministério do Espírito é o período em que Deus vai trazer a justiça. Ou é o período em que Deus vai cobrar o pecado. A grande meta de Deus desde que o homem pecou é refazer todas as coisas e isso significa julgar o pecado e extirpar, tirar, retirar do universo, do mundo e das pessoas o mal, o pecado. O Ministério do Espírito é o período bíblico, iniciado em Atos 2, o Batismo da Igreja e que vai até além da Tribulação, além do Milênio e vai chegar até o Julgamento do Grande Trono Branco, onde tudo vai ser julgado. O Ministério do Espírito vai produzir então julgamento. A grande meta de Deus vai se cumprir no Ministério do Espírito.

Ao mesmo tempo em que temos o período da Igreja, temos o período da Apostasia, que vai culminar na Tribulação. O fim do Ministério do Espírito não é no fim da Tribulação, ou na Volta de Cristo, mas vai além, pois depois que Jesus voltar, ainda vamos ter o Milênio e no fim do Milênio algumas pessoas ainda vão pecar e serão julgadas por isso. O pecado só sairá de vez do Universo no julgamento do Grande Trono Branco. Só quando a Igreja for transformada é que vai acabar o Ministério do Espírito Santo, o Ministério da Justiça.

Por que o Ministério do Espírito é conhecido como o Ministério da Justiça? Porque é nele que vai ocorrer a justiça, ou a cobrança do pecado e é nesse Ministério que Deus vai restaurar todas as coisas. O Batismo da Igreja não é só para o Espírito dar dom de línguas para os irmãos. O Espírito Santo vai no seu período restaurar todas as cosias, leia-se acabar com o mau no mundo.

No Ministério do Espírito o pecador vai ser julgado, o assassino vai ser julgado, ou convertido. No Ministério do Espírito os Ais e as Trombetas da Tribulação vão atormentar as pessoas. É muito ilusório e de muito pouca Bíblia, achar que o Espírito Santo só veio para batizar com o dom de línguas. Isso é um Evangelho muito apequenado e barato.

O Ministério do Espírito começa no inicio da Igreja e vai além da Volta de Cristo. Espera, então o Espírito não vai ser retirado no inicio da Tribulação? É lógico que não. Se é Ele que vai causar a Tribulação, como é que Ele vai ser retirado? Não tem lógica, não tem Bíblia para isso. Não existe Teologia para isso.

O Espírito Santo vai trabalhar o mal na Terra até destruir o mal, o pecado. O Espírito Santo foi derramado na Igreja e é através de nós, Deus conta conosco, para sermos agentes dessa restauração. Quando a Igreja prega, ela mostra o caminho onde as pessoas devem andar e ocorre ao mesmo tempo que aquele que não entrar por essa porta de aceitação de Jesus, vai ser condenado pela mesma Palavra que veio para salvá-lo.

Ainda o homem pecador, no Jardim do Éden e Deus já estava profetizando a restauração do homem e o fim do mal na Terra. Deus está no negócio de restauração do mal. O Espírito não veio só para dar dons e dar frutos, mas para julgar, ou promover o juízo divino. Que terrível é então o Ministério em que estamos vivendo.

Quando o mal na Terra, no Universo, acabar, quando Satanás for julgado e todos os pecadores forem julgados e todo santo entrar na vitória, então acaba o Ministério do Espírito. Quando estivermos transformados e glorificados, quando existir um Novo Céu e uma nova Terra, então ai acaba o Ministério do Espírito, o Ministério da Justiça.

Abraão creu em Deus, pela fé, na promessa que Deus estando no Antigo Testamento, na Lei, na religiosidade. Abraão foi um homem além do seu tempo, quando creu no que Deus disse de dentro do Reino de Deus, para o home que estava fora do Reino, na Terra. Deus só fala do Reino, Deus se move no Reino. Seremos espirituais quando entrarmos no Reino e invocarmos para nossas vidas o que está no Reino. Somos o que Deus disse que somos e não o que estamos vendo ou vivendo.

TERCEIRO – O Ministério da Ira que Paulo falou, é o período da Lei que leva o mundo a uma cobrança, que é a Cruz de Cristo. Deus disse me algum lugar: A alma que pecar essa morrerá, sendo assim , todos nós pecamos e todos deveríamos estar mortos e não haveria mais ninguém no mundo faz tempo. Para que a humanidade toda não fosse destruída, Deus traz a Ira de Deus pela Lei, pois a Lei nos carrega até a Cruz, até a morte. A Lei do Antigo Testamento leva a humanidade até a morte. A Lei acaba na Cruz, na morte. O Velho Testamento é o Ministério da Ira. A Lei falou que alguém deveria morrer no lugar do homem pecador. A Lei disse que alguém iria morrer.

E é só depois da Ira que vem a fé. É só depois da Ira que vem o Ministério da Fé, que é o Ministério do Espírito. Quando Abraão creu em Deus, ele ultrapassou toda a Ira de Deus e viveu além do seu tempo, no Ministério do Espírito Santo. A fé aponta para o Espírito Santo.

Tendo isso tudo em mente então lemos o que Paulo disse

Não foi mediante a lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria o herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé.

Pois se os que vivem pela lei são herdeiros, a fé não tem valor, e a promessa é inútil;

porque a lei produz a ira. E onde não há lei, não há transgressão.

Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós.

Romanos 4:13-16

CONCLUSÃO

As pessoas até que entram de vez em quando no }Reino de deus, em oração, pelo jejum, pela Palavra. De vez em quando as pessoas conseguem tocar a Cristo, no Reino de Deus. De vez em quando as pessoas sobem um nível e andam no Reino, mas o problema é que estamos sendo ensinados faz muito tempo a andar pela religiosidade, pelo Ministério errado. Nós estamos no Ministério certo, o do Espírito Santo, que vai trazer juízo à Terra. “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” João 16:8 Mas Igrejas equivocadas, com pregadores desconhecedores da Palavra de Deus, analfabetos do Novo Testamento, nos ensinam a viver na Lei, na religiosidade, no Antigo Testamento. Estamos no Ministério que vai restaurar todas as coisas, mas estamos lendo o Ministério que já trouxe a Ira. Estamos no Ministério que conduz a Igreja para o futuro, mas estamos sendo ensinados a andar por festividades que perderam o valor.

A Igreja está tremendamente equivocada, querendo viver um Ministério que acabou e tinha que acabar, para que o Novo acontecesse.

Ai temos uma explicação para a enigmática frase de Jesus: “Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.” João 16:7 Jesus precisava ir e acabar com o Ministério da Ira de vez. Jesus precisava subir ao Céu e entregar a Deus o seu Ministério. Se Jesus continuasse aqui, o Ministério da Justiça não iria acontecer.

O Ministério da Justiça precisa da Igreja, conta com ela. Deus conta conosco. Deus conta com você. Cada um tem o seu papel no Corpo de Cristo, que é a Igreja. É um erro não dar oportunidade para os irmãos que Deus quer mover na Igreja. Se chegar alguém com o dom de cura na sua Igreja, deixe ele trabalhar. Se chegar algum pregador, deixe ele pregar. É um erro barrar o ministério de cada um, isso faz com que o Reino regrida. Muitas Igrejas não tem mais o Espírito Santo porque as pessoas não deixam Ele operar. Ele até traz as pessoas, mas a Igreja rejeita os novos irmãos e os manda embora. Igrejas assim só estão perdendo o melhor de Deus. Essas Igrejas estão cegas e surdas ao Espírito.

E por fim, se Deus que está no Reino, olhando o mundo a partir da perspectiva do Reino de Deus, onde Ele olha e vê a eternidade, o su e o meu futuro, o caminhar da carruagem, para onde a Igreja está se dirigindo, para onde o mundo está prosseguindo, devemos então crer em Deus e em tudo o que Ele nos disser.

Devemos ir até o Reino, entrar nele em oração, em revelação, pela Palavra pregada, lida ou estudada e crer em Deus. Você é o que Deus disse de você e não o que você está vendo. Se Deus disse que você é uma benção, então você é uma benção. Se Deus disse que vai te abençoar, nem o capeta pode tirar isso. Deus está falando conosco, com o homem, com o ser-humano, a partir da perspectiva do Reino e não da Terra.

Creia, além do seu tempo, como Abraão creu. Seja um visionário e não um religioso. Se Deus falou, escreve.

Amém

Fique na paz

Mensagem pregada no Ministério Nação Santa em 11/12/2019

pslarios
Enviado por pslarios em 11/12/2019
Código do texto: T6816326
Classificação de conteúdo: seguro