3 Verdades Preciosas da Graça de Deus

3 Verdades Preciosas da Graça de Deus

A Graça de Deus - A Maravilhosa Graça de Deus

A graça de Deus é o fator imprescindível da salvação eterna. Não há nada que possamos ser ou fazer, que de alguma maneira, possa substituí-la. Ela é infalível e cheia do amor de Deus.

A graça é mais que suficiente para salvar e restaurar o pecador das garras do pecado. Contudo, precisamos conhecer alguns dos seus aspectos para que possamos extrair o melhor dela em nosso relacionamento com Deus.

1. O Favor Imerecido

Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça. (Gálatas 5:4)

A palavra graça, vem do latim gratia que significa: favor, mercê, estima, benevolência. Sendo assim, ela é a misericórdia de Deus não apenas revelada, mas dada ao ser humano.

O apóstolo Paulo diz que fomos salvos por efeito da manifestação da graça de Deus em Cristo Jesus, e que nós não temos participação nisto. Ou seja, não há obra, ato ou qualquer gesto da nossa parte que nos faça merecer a salvação, ela é uma dádiva (Efésios 2:8,9).

Não há nada, definitivamente que eu e você possamos fazer para merecer a graça de Deus. Ela nos é dada mediante o arrependimento sincero, o reconhecimento da morte de Jesus e sua ressurreição ao terceiro dia como propiciação para os nossos pecados.

Desde a antiguidade é muito comum que o ser humano acredite que pode, de alguma forma, merecer o favor de Deus. Penitências. Sacrifícios. Promessas. Há muitos elementos que são utilizados para tal.

No entanto, eles não são necessários (Gálatas 5:4).

A graça não pode ser conquistada por mérito. Mas está à disposição como favor. Benevolência. Ela é a manifestação do grande amor de Deus por nós.

2. Pela Graça…

Há uma frase de C.S Lewis sobre a graça de Deus que é fantástica: “Um homem com as mãos cheias de pacotes não pode receber um presente”. Assim é!

Embora o ensino de Jesus Cristo a revele, muitos elementos legalistas foram introduzidos no nosso meio (Colossenses 2:16,17, 20-23).

O ensino bíblico não endossa o legalismo (Romanos 11:6). Coisas como: “A mulher só pode vestir isso, aquilo não”, “esse é o dia de servir a Deus, o outro não serve”, “o homem tem que fazer isso, aquilo não”, coisas do tipo “pode não pode”. São doutrinas anti-bíblicas.

O apóstolo Paulo diz: “ninguém os impeça”, “ninguém os domine” e “não permitam! ”. Somos livres em Jesus, não mais escravos da lei.

É obvio que não podemos utilizar a nossa liberdade para dar ocasião a carne. Transformando a graça de Deus em libertinagem. No entanto, não podemos permitir que transformem o favor imerecido de Deus em rudimentos da lei.

3. O Amor e a Graça de Deus

O apóstolo João resume a vida ao lado do Filho de Deus em uma frase. A impressão mais marcante dessa convivência é “todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça” (João 1:16).

A convivência com Jesus revela amor e favor. Ele é o agente da graça de Deus. Perto dele não sentimos a necessidade de “ser” ou “provar” nada. A presença de Cristo inspira segurança. Suficiência.

Ele não está preocupado se somos sábios ou ignorantes. Ricos ou pobres. Não há nada nesta Terra que o impressione, a não ser um espírito arrependido e um coração voltado para Deus (Salmos 51:17).

O Senhor Jesus não possui necessidade de “ter”, tudo é dele. Portanto, ao aproximar-se dele faça como o apóstolo João. Receba!

João diz que todos receberam! Da sua plenitude e da sua graça. Jesus é fantástico. Ele é com certeza a pessoa mais impressionante que pisou esta Terra.

Quando Nicodemos vai ao seu encontro em busca de respostas (João 3) é isso que ele vê. O amor e a graça se encontram nele de forma mais graciosa que o rio encontra o mar.

Conviva com Jesus. Porque todos os que o fizeram receberam da sua plenitude, como em uma inundação: “graça sobre graça”. Ela é a manifestação do amor de Deus.

Conclusão

A graça de Deus não se manifestou de forma exclusiva. Para um grupo. Mas a toda a humanidade. Está ao alcance de todo aquele que crê (Tito 2:11). É por meio dela que podemos ter a comunhão restaurada com Deus e conhecemos o amor.

Não há absolutamente nada que possamos fazer para ser remidos, a não ser pedir perdão a Deus confessando Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. A graça é o maior presente que poderíamos receber do Criador. Definitivamente, nada se compara a ela.

Portanto, desfrute-a. Decida viver dias mais leves e tranquilos, amparados pelo favor de Deus.

E você o que acha? Deixe o seu comentário, gostaria de conhecer a sua opinião.

Abraço, Deus te abençoe!

Silvio A Vargas
Enviado por Silvio A Vargas em 13/12/2019
Reeditado em 13/12/2019
Código do texto: T6818002
Classificação de conteúdo: seguro