DIA DE REIS

DIA DE REIS

Hoje, dia 6 de janeiro, a Igreja comemora os Santos Reis Magos, aquelas figuras bíblicas que, segundo Mateus, partiram do Oriente e, guiados por uma estrela, chegaram a Belém, uma pequena cidade da Judeia, e prestaram homenagem ao Menino Jesus, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra.

É interessante notar que o Evangelista não diz que eram reis, mas que eram magos. Por que então se diz, e a Igreja aceita, que eram reis? É que, na linguagem bíblica, o termo ‘mago’ tem vários significados: cientista, astrônomo, matemático etc. inclusive rei. Além disso, o rei Herodes recebeu-os em sua corte, o que demonstra que esses magos apresentavam vistosos aparatos, características próprias de reis. Não era qualquer um que tinha a honra de fazer-se chegar até a presença do rei Herodes.

Note-se, ainda, que o Evangelista não cita números, dizendo quantos eram esses magos. Por que, então, se diz que foram três e até lhes deram nomes: Belchior, Gaspar e Baltazar. Atribui-se aí, certamente, um caráter simbólico aos três Continentes – Europa, Ásia e África – conhecidos na época em que foi instituída esta festa litúrgica, como a dizer que a Terra inteira reconhecia a realeza de Cristo, uma vez que seus reis se prostraram diante dEle e renderam-lhe homenagem.

Considerado, então, sob este aspecto, o simbolismo não se atualizou, pois são cinco os Continentes da Terra. Em vez de três reis magos, deveríamos ter cinco, acrescentando-se um para simbolizar as Américas e outro para a Oceania.