Recebimento de hinos no Santo Daime

Esta é a essência para compreensão do recebimento de hinos, rezos, orações, etc. como por exemplo: a musicalidade é um fenômeno que provém do Divino ela é infinita e sua manifestação não julga por isso quanto mais música se inventar mais musica se terá. Não é relevante se é música é para o bem comum ou o contrário, se é para fulano ou beltrano, se é para promover a paz ou a guerra. A musicalidade compreendida como manifestação do divino provém da fonte inesgotável, e, portanto, não sofre diminuição da sua manifestação criativa.

Sobre os hinos da doutrina, estes provêm da sintonia com a fonte verdadeira que é Deus, o aparelho receptor está em contato com esta fonte, que é o Silêncio. A fonte infinita doa infinitamente aos canais finitos, sem sofrer diminuição de quantidade. O conteúdo é a essência da vida verdadeira que é Deus, não julga, não é ressentido, não possui preferências e não se esgota pelo fato de doar infinitamente quantidades às existências finitas. O infinito transmite o Saber Universal das mais diversas formas, que serve ao propósito de enriquecimento dos muitos receptores que bebem do referido canal, sempre para promover saúde e bem estar possibilitando uma vivencia plena da vida.

Quem recebe a instrução é um receptor doador, visto que a priori é para sua própria utilidade e por transmitir um conteúdo verdadeiro será útil a toda humanidade direta ou indiretamente. Esta obra de manifestação é um dom divino, portanto, é arrogante acreditar que somos fontes dos ensinamentos do astral, somos simplesmente canais, mas há que se considerar um mérito nisto, que é reconhecido também pela espiritualidade, o próprio ato de recebimento é em si uma constatação. A autenticidade se revela pelos frutos produzidos através da energia que produz um conhecimento benéfico na vida de quem pratica a instrução. Quem supostamente recebe sem ter recebido se engana e produz esterilidade. O reconhecimento da autenticidade da mensagem deve ser testado por si mesmo ou reconhecido pela irmandade de maneira fluida, fruto da relação reciproca e autentica entre os irmãos.

O silencioso que chega no jardim conforme o Mestre ensina, é o que capta o silêncio do universo e torna-se fértil, como a Virgem Santa à espera do Divino Esposo. O canal não é compositor convencional, em certa medida pode se tratar de uma composição, mas do Divino que é a manifestação do contexto de vida do receptor que gesta um aprendizado fruto de um pedido latente da alma que eclode com o nascimento de uma linda mensagem: um hino.