O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

Eu tenho observado, pelo teor das perguntas, estudos e pregações, que existem novas perguntas sendo feitas pelos cristãos evangélicos. Uma delas é: O que é ser cheio do Espírito Santo?

Durante muito tempo a Igreja associou que só é cheio do Espírito Santo quem fala em línguas. Isso é um erro muito básico, primário, de novo convertido. Se lermos Atos 2, que foi o batismo da Igreja, o inicio da Igreja, desvinculado do restante da Bíblia, vamos sim imaginar que ser batizado é só falar em línguas e sendo assim, a serventia é muito pouco, quase nada, quase nula. Porém entendemos, lendo toda a Bíblia, que foi prometido o Espírito Santo a toda a carne, ou seja, a todos que aceitarem a Jesus, em Joel 2, fala essa repetida em muitos outros lugares da Bíblia. A promessa era o derramamento do Espírito Santo, para nos reconectar com Deus novamente, pois o nosso espírito humano morreu com a Queda, ou distanciou-se irrevogavelmente de Deus no Jardim.

Os pentecostais apressaram-se a dizer que ser batizado no Espírito era uma outra benção, praticamente anulando a benção inicial e definitiva que é a Cruz. Uma doutrina perniciosa, pois diminuía consideravelmente a obra do Espírito anto na Igreja, surgiu, querendo dizer que ser batizado era o dom de línguas e ainda assim línguas estranhas, o que difere também até de Atos 2, onde os que receberam o dom de línguas, falaram na língua dos povos que visitavam Israel. Não eram línguas estranhas, ininteligível, de difícil compreensão, ou nenhuma compreensão. Erma as línguas dos povos. E era uma língua evangelística, para converter, era uma mensagem audível e compreensível na língua dos outros povos.

Existem coisas na Internet e até livros e pregações equivocadas, tipo: 5 coisas para ser cheio do Espírito Santo, 4 maneiras de ser cheio do Espírito e coisas assim. Num livro li que para ser cheio do Espírito a pessoa deve ficar de boca aberta para o Céu, até que o Espírito Santo venha e a pessoa é batizada no Espírito, isto é,: fala em línguas. Isso tudo é um erro muito básico de leitura bíblica e de total desconhecimento da Bíblia e da obra do Espírito Santo.

O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

A leitura do que é, espero, vá diminuir muitas duvidas a respeito de o que é e como ser cheio do Espírito Santo. Mas primeiro, como receber o Espírito Santo? Quem tem o Espírito Santo atualmente, ou seja, no Novo Testamento? O Espírito Santo é recebido no momento que você aceita a Cristo.

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

1 Coríntios 12:13

No momento que aceitamos a Cristo, somos inserido no Corpo de Cristo, ou seja, somos agora Igreja. No momento que a pessoa aceita a Cristo ela recebe todas as bênçãos de Deus, inclusive ter o Espírito Santo, que nos reconecta com Deus novamente. A obra do Espírito Santo em nós é nos fazer novas-criaturas, um novo homem, um segundo Adão. A respeito do Ministério, o Espírito nos capacita para sermos testemunhas, recebendo poder e dons de poder e dons ministeriais.

Entendemos como receber o Espírito – aceitando a Cristo como nosso Salvador. Entendemos a obra do Espírito em nós – para nos transformar em novas criaturas, renascimento em Cristo, libertos de nós mesmos, libertos do poder do Pecado, na Cruz, e libertos do poder dos nossos pecados (Romanos 6) pela santificação que é posicional, imediata, judicial, declarados santos e diária, constante, eu fazendo parte da minha santificação.

Mas o que é mesmo ser cheio do Espírito Santo? Para quê recebemos o Espírito Santo?

O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 11:2

Esse texto é conhecido como Os Sete Espíritos de Deus. Que são

o Espírito Santo,

sabedoria,

entendimento,

conselho,

poder,

conhecimento e

temor do Senhor.

Ou seja, a pessoa no momento que aceita a Cristo recebe o Espírito Santo e suas características, descritas acima. Com o tempo vai ficando - conforme mais busca, mais vai para a Igreja, mais lê Bíblia, mais se converte, mais se consagra, mais ora, mais entende - mais cheia do Espírito Santo e suas características espirituais. É sabedoria espiritual, entendimento espiritual e tudo o mais espiritual. Ela recebe características que são da própria pessoa do Espírito.

O Espírito em nós nos ajuda ainda contra as obras da carne:

Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções

e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

Gálatas 5:18-25

Em Atos dos Apóstolos, os irmãos que receberam o Espírito Santo demonstraram ainda outras características:

Grande alegria -Atos 13.52

Coragem – Atos 4.31

Fé sobrenatural – Atos 11.24

Capacitação para a obra, ou seja, fazer Igreja – Atos 1.8

VOCÊ VAI SAIR DAQUI BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO

Me lembro que num culto na Igreja Vale de Bênçãos, Brasilandia, eu preguei que se todos eram cristãos no culto, então todos iriam sair naquela noite batizados no Espírito Santo. Ai preguei sobre o Corpo de Cristo, mais ou menos isso que você lê acima. Se você aceitou a Cristo você já foi batizado no Espírito Santo. A obra do Espírito Santo é nos reconectar com Deus novamente, fato perdido no Jardim do Éden, na Queda de Adão e Eva. Se você sente vontade agora de orar, de ler a Bíblia, de ir à Igreja, de snatificar, é sinal que o Espírito Santo entrou em você, ou melhor, te reconectou com Deus.

Paulo explicou isso dizendo que Cristo é a nossa paz. (Efésios 2:14) Havia uma inimizade entre nós e Deus e agora através de Cristo, o Espírito Santo nos reconectou com Deus novamente. Somos seres espirituais e materiais agora, tendo novamente o acesso ao Espírito, o nosso espírito humano tem acesso às verdades espirituais em Deus.

Nesses dias tem sido recorrente eu explicar isso da seguinte maneira: Tem dois reinos distintos, um é o Reino Material e o outro é o Reino Espiritual. Fora do Espírito eu tenho acesso somente ao Reino Material, da carne. Mas ao mesmo tempo que corre um caminho material, corre paralelo, invisivel, um caminho espiritual, que só tenho acesso estando no Espírito Santo, cheio do Espírito. No Espírito eu tenho acesso aos dons para a Igreja, a capacitação de trabalho na Igreja e tenho ainda acesso às mudanças em mim, na minha pessoa, me amoldando à pessoa que Deus quer que eu seja.

O EQUIVOCO DO DOM DE LÍNGUAS

Por falta de ler a Bíblia toda e de estudar as doutrinas é que erros como achar que ter o Espírito Santo é falar em línguas ininteligíveis, incompreensíveis virou a meta de alguns, a ponto da bobeira evangélica de abrir a boca para o Céu, para receber o Espírito Santo, ou fazer os famigerados 5 passos para receber o Espírito, ou se você quer mais, fazer uma Campanha para receber o Espírito Santo, ou cultos para receber o Espírito Santo.

Povo de Deus, que não lê a Bíblia, o Espírito é dado gratuitamente, sem esforço humano algum, para que ninguém se glorie, quando você se converte, quando aceita a Cristo como seu Salvador. A segunda benção, como dizem é uma heresia, uma diminuição enorme da obra do Espírito Santo.

Você é batizado no Espírito no momento em que aceita a Cristo. Batismo significa inicio. Você inicia com Deus, você nasce de novo, quando aceita a Cristo. Ninguém é batizado em Atos 2. Quem foi batizado em Atos 2 foi a Igreja, que inicou ali, naquele lugar, naquele momento. Oficialmente a Igreja inicia em Atos 2, com os dons operantes a partir de então. Ali houv o inicio do derramaento do Espírito Santo em nós. Porém é um reducionismo perverso e maligno dizer que o Espírito Santo só veio dar dom de línguas para alguns ficarem orando no culto e todos de uma vez. O que difere do ensino bíblico.

O uso do dom de línguas é pessoal, em primeiro lugar. Leia todo o capítulo de 1 Corintios 14. Só devem falar em línguas no culto, dois ou três se houverem interpretes. E mesmo que a principio seja pessoal, para crescimento da pessoa, deve ter interpretação. Nem quem ora em casa deve orar sem entender o que está orando. Na Igreja é obrigatório o dom de línguas com interpretação, o que a torna uma profecia. E Paulo ensina que profecia é o descobrimento do coração das pessoas.

Eu fui num culto e um irmão veio batendo o pé e profetizando mais ou menos assim: Irmão, Deus te ama, Deus é contigo. Eu era o pregador naquela tarde e repreendi na hora isso. Eu disse que isso não era profecia, pois eu sabia que Deus me amava e que Ele era comigo. Profecia é o desvendamento do coração das pessoas, segundo Paulo. Profecia aqui assume o papel de revelação da alma humana, dos seus sofrimentos, do que é pessoal e possivelmente nunca dito a ninguém.

Sobre os dons o Espírito distribui como quera cada um, conforme a necessidade da obra. O maior dom é o da Palavra, que discerne bem todas as coisas. O menor dom é o del ínguas, a não ser que tenha interpretação.

EXISTE DOM DA ORAÇÃO?

E oração não é dom, é pratica, persistência. Pois tem gente que fala: Eu não tenho o dom de orar. Oração não é dom. Se você não orar, Deus não vai te obrigar, mas você não vai ter as bençãos da Oração, que é a revelação, conforme Paulo descreveu em Efésios, a respeito de quem ora.

Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos,

não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.

Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 1:15-19

Quem ora tem sabedoria, revelação, pleno conhecimento de Deus, tem os olhos do coração (que é o nosso espírito caído) iluminado (ou visitado, pelo Espírito Santo que é o mesmo que o Espírito falando conosco através do nosso espírito humano), sendo conhecedor da esperança do nosso chamado e das riquezas dos santos, a Igreja, em Deus. E ainda temos a incomparável grandeza do seu poder para conosco, conforme a atuação do Espírito em nós e através de nós.

Depois disso tudo, dizer que vai fazer Campanha para receber o Espírito Santo é cair da Graça. Abrir a boca para o Céu para receber o dom de línguas, achando que está recebendo o Espírito Santo é uma bobeira evangélica que seria cômico, se não fosse trágico. Dizer que receber o dom de línguas é receber o batismo com o Espírito Santo, é um erro básico de novo convertido, e de quem não lê Bíblia. Sendo que é uma má-fé enorme.

POR QUE ALGUNS NÃO FALAM EM LÍNGUAS?

Tem gente que acredita que é um cristão de segunda classe por não falar em línguas e se achar um “Não Batizado no Espírito”, por não falar em línguas. Seja liberto hoje desse jugo, em Nome de Jesus. Isso é um peso que colocaram em você. Sai disso povo meu.

Se o dom de línguas é para ter revelações e ajudar alguns a orar, então a maioria em peso da Igreja, que tem o dom de línguas ora errado. Quando alguém acaba de orar em línguas na Igreja, se perguntarmos o que orou, a maioria não vai saber responder. O dom de línguas é para ter mais compreensão no Espírito. Não é pra ser bonitinho. Um dom bonitinho não presta pra nada. O dom de línguas só vai cumprir seu papel se tiver interpretação do que se está orando.

Mas por que alguns não falam em línguas? Por que não precisam.

Quem ora sempre, sem línguas, de forma comum, entra nas revelações de Efésios 1, que Paulo descreveu sobre quem ora. Se você ora você tem revelações, e a meta de orar é ter revelações. Devemos orar até Deus começar a se manifestar. Quando o Espírito estiver revelando, mostrando, dirigindo, instruindo através da oração, ai eu posso para de orar. A maioria das pessoas acaba de orar sem nem ter entrado na presença do Espírito. Por exemplo, eu estou orando algo, já há alguns dias, que até agora não conseguiu o mínimo de quantidade de oração para o Espírito começar a me responder o que peço. Alguns oram uma vez, durante cinco minutos e acham que funciona assim. Existe algo que é Encher a Taça de Oração. O que requer quantidade de oração, até começar a fluir aos poucos o que se pede.

Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;

Apocalipse 5:8

A distribuição dos dons é prerrogativa do Espírito Santo, visando um bem comum para a Igreja.

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.

A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito;

a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito;

a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

1 Coríntios 12:4-11

Alguns não falam em línguas por que Deus não quer, não precisa. E isso não faz de quem não tem línguas um crente menor, pelo contrário eu diria. Acho até que é um crente que não precisa de uma ajuda para orar. Ele ora sem ajuda. Ele sabe o que ora, tem compreensão do que pede, e do que é oração. Essa pessoa não precisa de um dom para orar, ela já é um ser que ora.

Amém?

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 29/04/2020
Código do texto: T6932144
Classificação de conteúdo: seguro