O SOFRIMENTO E A RESTAURAÇÃO DE JÓ.

O SOFRIMENTO E A RESTAURAÇÃO DE JÓ.

Referência: JÓ 38:1,2,3

JÓ era um homem temente a Deus, reto, correto, e que se desviava do caminho do mal, e era também um homem próspero. As letras do seu livro dizem-nos que ele era o maior perante todos do seu tempo. Jó era um pai exemplar, um bom marido, e sacerdote no seu lar.

Jó ensinava os seus filhos a sacrificar ao Senhor, todos os dias. Costumo dizer que todos os dias tinha um culto doméstico na casa do irmão Jó.

É interessante destacar que isso não impediu Jó de sofrer tudo o que ele sofreu! Não é porque somos FILHOS DE DEUS e vivemos de acordo com a sua vontade que não vamos passar por provações, tempestades, lutas, guerras, dor, doenças, sofrimento, desprezo, esquecimento! Mas podemos ter a certeza que, mesmo que Deus não responda, Ele está vendo tudo e tem o controle de tudo. O sofrimento de Jó vai além do que podemos imaginar pois não foi algo tão simples assim. Se fizermos uma busca minuciosa na Bíblia sagrada vamos entender que Jó não perdeu apenas os seus filhos, os seus bens, a sua família, os seus amigos. Jô sofreu problemas com as suas Finanças.

Não estou defendendo aqui a teologia da prosperidade, e também não estou dizendo aqui que temos que ser pobres. Oque eu quero deixar claro é que Jó era um homem muito rico, mas Deus permitiu que as Finanças dele fossem roubadas, fossem destruídas. Esse foi o primeiro sofrimento que destaco na vida de Jó.

Esse problema, não é assim tão simples. Quer ver? Na sua casa, se as finanças forem atacadas, como você reage? Sem dúvidas, Você desfalece. Se faltar o pão para nós, nós desfalecemos. Para quem é empresário, se a sua empresa falir ou enfrentar uma crise econômica, como você reage? Sem dúvidas você desanima e desfalece. Isso é normal!

O problema aumentou quando os seus filhos adoecem, 7 filhos e 3 filhas. Como ele não tinha como pagar pelos recursos medicinais, eles todos morrem e Jó sofre mais essa provação. Pergunto: Você tem filho(s)? Como você ficaria se seu(s) filho(s) morresse(m)? qual seria a sua reação? Deus me deu dois filhos. Enlouquece e perturba a minha alma imaginar Deus os tomando pra si.

Ora, Jó era um homem da alta sociedade, era um homem reconhecido e respeitado por onde andava. Era um homem que tinha o respeito de todos aqueles que o ladeavam. A Bíblia diz que ele tinha muitos amigos. Mas Deus permitiu que até os seus amigos fossem embora e ele ficasse sozinho. Em alguns Versículos do Livro de Jó nós vamos entender que ele era um homem muito respeitado e tinha uma reputação a ser mantida. Quando a Bíblia diz que ele era o maior homem do seu tempo, podemos entender que provavelmente ele fosse o governador do seu povo. Todos queriam estar perto dele mas quando ele sofre essa provação as pessoas passavam perto e, vendo-o em um estado de putrefação cuspiam para o lado.

Jó não sofreu apenas uma “lepra” como muitos acham. A doença de Jó é chamada de:

Síndrome de Jó.

"Mesmo com a pele aos pedaços, eu verei a Deus." Jó 19:26

A síndrome de Jó ou síndrome da hiperimunoglobulina E, é uma rara condição de imunodeficiência, sem etiologia definida, caracterizada por infecções da pele associadas a níveis elevados de imunoglobulina E, que pode acometer também os tratos respiratórios superior e inferior. Primeiramente descrita por Davis em 1966, a síndrome recebeu essa denominação devido ao personagem bíblico Jó, cuja fé inabalável fora testada de diversas formas, inclusive através do incômodo causado pela presença de ferimentos cutâneos e pústulas.

Dermatologicamente, a doença se manifesta com erupções cutâneas moderadas a graves, pruriginosas e eczematosa. A erupção não tem variação sazonal e está presente, em algum grau, em todos os momentos. São comuns episódios intermitentes de abscessos por estafilococos. Os sinais e sintomas são facilmente reconhecidos na leitura do livro bíblico de Jó:

Acometimento cutâneo: "A doença devora a sua pele, e a peste rói os seus membros." Jó 18:13

Acometimento difuso da pele:"E Satã saiu da presença de Javé. Satã feriu Jó com feridas graves, desde a planta do pé até à cabeça." Jó 2:7

Prurido: "Então Jó pegou num caco de telha para se coçar, sentado no meio da cinza." Jó 2:8

Pústulas: "A minha carne está cheia de vermes e feridas, e a minha pele rompe-se e supura." Jó 7:5

Quando Jó diz que o seu paladar se fez amargo, e quando ele disse que a comida já não tinha mais gosto, ele estava explicando algo terrível que acontecia com ele. Na sua boca, nasceram tumores purulentos ou seja, tumores de pus e quando ele mastigava, o pus estourava e ele engolia junto com o que ele estivesse comendo.

Chegou um momento de seu sofrimento que justo quem tinha que apoiá-lo, entrega ele a morte. Sim! Sua mulher lhe diz que seria melhor amaldiçoar a Deus e morrer.

(Fato histórico aqui: A língua portuguesa foi escrita desta forma mas no original hebraico o que a mulher de Jó queria dizer a ele é: agradece a Deus, presta a ele o teu último culto e morre.)

A ausência da sua esposa fere tanto o seu coração que ele chega a dizer: procuro a minha amada e não a encontro. Acredito eu, que o mal cheiro que ele passou a ter, poderia ser inalado à longa distância. Aquele que lavava os pés com leite de cabra, agora nem água lhe oferecem mais.

É interessante destacar que durante todo o sofrimento que ele passou, Deus permaneceu calado! Deus é uma pessoa que age em silêncio. Imagina você, passar um problema grave, mas ao chegarmos no culto, Deus levanta um profeta, e fala ao seu coração. Ou então no meio da noite, você termina de orar pedindo a Deus uma resposta e o seu telefone toca e alguém é usado por Deus pra responder o seu coração.

Isso é bom? Pois é! Jó não teve isso! Os amigos dele vieram até ele e falavam com ele procurando alguma resposta para o seu problema mas nada que convencesse o seu coração!

Pra tudo ele tinha uma resposta. A esposa dele apresenta uma “solução” mas ele teve resposta pra ela também.

Em um momento do seu sofrimento, acredito que ele está no extremo e desafia a Deus dizendo: “Desça aqui o todo Poderoso e lute comigo e eu irei enfrentá-lo.” Quero só lembrar que o silêncio de Deus também é resposta.

Lendo o livro de Jó eu descobri que Deus trabalha em silêncio para não criar em nós expectativas, porque quando criamos expectativas, normalmente, falamos para alguém, e o diabo ouve, e vai trabalhar na sua expectativa. Por isso Deus faz tudo em silêncio. Finalmente chega o momento em que Deus Fala a Jó.

E Deus vem na direção de Jó de uma forma assustadora. Quando a casa, as riquezas, as fazendas de Jó são destruídas, foi um redemoinho que causou isso! E Deus vem como? Como um redemoinho. Sim, Deus se apresenta a Jó na forma que o destruiu, mas dessa vez, vem para Construir. Jó estava debilitado, sem forças pra pôr-se em pé e a primeira coisa que Deus diz é: Cinge-te e põe te em pé!

Deus faz a Jó cinquenta e seis perguntas e Jó não encontra respostas. Deus fez isso porque lá atrás Jó desafiou a Deus

(“Desça aqui o todo Poderoso e lute comigo e eu irei enfrentá-lo.”).

Jó não aguenta e se prostra diante do próprio Deus em rendição. No momento em que Jó falava, Deus estava calado. Quando Jó calou, Deus Falou. Aleluia! Aí começa o processo de restauração de Jó. A primeira coisa que Deus restaura em Jó é o seu cativeiro! No capítulo 42, diz que Deus virou o cativeiro de Jó.

Deus pediu a Jó sacrifícios em altares, pois se ele sacrificava na bonança, era coerente que ele levantasse altares em meio a prova também. A autoridade de Jó em casa era incontestável, mas Deus trabalha pra fazer mais. Deus estava ampliando o ministério de Jó. Aqueles amigos que foram embora, é por eles que Jó ora e são eles que Deus manda visitar Jó levando, cordeiros para sacrificar pois os sacrifícios de Jó, Deus aceitava. Jó voltou a se relacionar com Deus. Voltemos pois, ao Altar.

Depois disso Jó recupera tudo em dobro. Os amigos de Jó vinham visita-lo e traziam presentes pra ele. Assim ele enriqueceu novamente.

Aprendamos com Jó! Que possamos nos manter fiéis ao Senhor independente das condições que venhamos viver!

Silvio A Vargas
Enviado por Silvio A Vargas em 29/04/2020
Código do texto: T6932275
Classificação de conteúdo: seguro