*666 - A besta do Apocalipse

666 – A besta do Apocalipse.

Eu já cansei de me perguntar aonde foram buscar tantas informações desastrosas sobre o Apocalipse e, mais ainda, referentes à "besta fera” ou ao “anticristo".

Eu aprendi, desde cedo, que ensinar errado era crime. E levar informação inverídica, conduzindo o necessitado a um grau de ignorância ainda maior era um crime ainda pior. Fazer isso de má fé extrapola o grau mais profundo de tolerância.

Muita gente desconhece que, assim como existem o Romântico, o Parnasianismo, o Simbolismo e o Barroco, há também o gênero Apocalíptico, muito explorado na literatura helênica e que nada tem em a ver com o catastrófico final do mundo. Muitos se deixam levar por roteiros novelescos ou hollywoodianos, onde cada um escreve o que lhe convém, satisfazendo seus vis interesses e não pouco pecuniários, sem compromisso algum com a História. Neste campo, há alguns anos, foi noticiado que cientistas teriam encontrado os restos mortais de Jesus. No mesmo dia, o Papa Bento XVI levantou o tom e chamou a todos de mentirosos. Enterraram de vez a conversa.

O Apocalipse usa figuras de linguagem e muitas imagens mitológicas, coisas que também fazemos hoje, sem nos dar conta disso. Imaginemos que, num futuro distante, alguém encontrasse essa mensagem:

"Minha cara Lisa, a treta aqui está preta. Estamos entrando pelo cano e muita gente já passou sebo nas canelas e vazou. O mar não está pra peixe, como você manja, estamos é na terra do murici, cada um que cuide de si, portanto abaixe o facho e não dê com a língua nos dentes, pois paredes têm ouvidos. Abraços".

Será que alguém conseguiria entender uma só linha dessa mensagem? Creio que não. Eu li uma cópia da carta de Pero Vaz de Caminha a Dom Manoel sobre o Descobrimento do Brasil e não entendi quase nada. A Língua Portuguesa do Brasil já passou por várias reformas nos últimos 520 anos, agora pense bem na variação do Grego Koiné (330 a.C - 330 d.C) para o contemporâneo, passando antes pelo Grego Medieval.

A grande massa só sabe da existência do Apocalipse de João e desconhece, por completo, o Apocalipse de Pedro, o de Esdras e o de Paulo, apenas para citar esses. No entanto, o que não falta é gente despreparada, querendo se passar por exegeta.

O tema central tem como fulcro o número da besta: 666. Esse é o R.G. Muitas seitas já tentaram forçar uma assimilação com Roma, mas se referindo à Igreja. Mostraram uma total ignorância, a ponto de não saberem diferenciar a Itália do Vaticano e esse da Santa Sé Católica.

Gematria é o método hermenêutico de substituir as letras do alfabeto pelo número correspondente. Tanto no grego como no hebraico, cada letra corresponde a um numeral. Assim, (alfa) Α α=1, (beta) Β β=2, (kappa) Κ κ=20, (ksi) Ξ ξ=60, (sigma) Σ σ=200 ; (qui) Χ χ=600, (tau) Τ τ=300, (outro sigma) ϛ=6. Portanto, χξϛ´= 666.

No Brasil, algumas vezes, já se usaram números para citar pessoas indiretamente. Por exemplo: para chamar um rapaz de gay, dizia-se: “aquele é um 3 x 8”, porque no jogo do bicho, o número o 24 corresponde ao veado. Também se usava o número 17, com a mesma finalidade para outra citação. Usavam-se também figuras. Galinha de granja é chamada, inadequadamente, de Vanusa. Tive um colega chamado “Galinha Preta” para evitar chamá-lo de “urubu”. Bola 7, geralmente, é um homem negro.

Segundo o apóstolo João, a Besta sairia do mar. Mas por que isso? Não é segredo para ninguém ou, pelo menos, não deveria ser, que na linguagem bíblica o mar está sempre relacionado a acontecimentos ruins. Os hebreus eram povos do sertão, não tinham intimidade com o mar, ao contrário dos filisteus, seus inimigos históricos que viviam no Mediterrâneo. Não devemos esquecer, também, que Pedro quase se afogou no Mar da Galileia, logo ele que era um pescador veterano e conhecia bem as correntes marítimas daquela região. O mar era lugar de tempestades.

Para quem não conhece o Mar da Galileia, o Lago de Tiberíades, o Mar de Genesaré e o Mar de Cafarnaum, digo que tudo é uma coisa só e no Brasil seria apenas uma Lagoa grande. Mede apenas 166 km2. O Açude de Orós, no Ceará, é muitas vezes maior. Além disso, o Império Romano tinha sua sede no que é hoje a Itália, cercado pelo Mar Mediterrâneo.

Segundo o apóstolo João, o número 666 é o nome de um homem. Daí não faltou inimigos da Igreja de Jesus para colocar o Papa na jogada, pois, segundo eles, o Papa se diz o “Cabeça da Igreja”. Isso não passa de sofisma, pois em nenhum lugar existe tal afirmação. Os Papas assinam suas encíclicas como sendo “o servo dos servos de Deus”. Parece que lhes falta inteligência para o básico.

Nem o Presidente Reagan escapou dessa infâmia, pois cada pedaço de seu nome tem seis letras: Ronald Wilson Reagan = 666. Outros personagens da História também já foram colocados nessa mixórdia. A turma do achismo pregando o dia do juízo final colocou a Besta para o futuro, quando tudo foi revelado no pretérito. João não poderia citar abertamente o nome do imperador romano, sob o risco de cometer crime de lesa-majestade, o que o levaria ser degolado. Malgrado sabia que aqueles aos quais escrevia entenderiam muito bem.

Nero perseguia a Igreja e se fazia adorar como um deus vivo, coisa que os cristãos não aceitavam e preferiam a morte a curvar-se diante dele.

O apóstolo disse: "Quem tiver inteligência calcule, pois o número da Besta é o número de um homem e seu número é seiscentos e sessenta e seis". Ap. 13,18

Pois bem, fazendo a correspondência entre o alfabeto latino e o hebraico, temos: (NRWNQSR) Nero César: N=50 + R=200 + W=6 + N=50 + Q=100 + S=60 +R=200 = 666. Eis portanto, sem nenhum erro, fantasias, ou achismo, o nome do Imperador romano. A Besta era o Império Romano da época de João.

Já escutei algumas aberrações pra matar de rir, mas no fundo isso dói. Alguns teólogos de esquina chegaram a dizer que o código de barras das mercadorias, que foi oficializado no Brasil em Novembro de 1984, continha o número da Besta e que quem comprasse aquilo iria para o inferno. Disseram, depois, a mesma coisa, quando da instituição CPF, em 1968. Na Suécia, estão implantando chips na pele das pessoas e, aqui no Brasil, já estão falando que é o símbolo da Besta Fera. Outros fazem alusão às bombas nucleares que são testadas nos oceanos. Sendo verdade, terão que fazer um “puxadinho” no inferno para caber tanta gente.

A criatividade dessas pessoas é tanta, que se fôssemos montar a Besta segundo seus imbróglios, teríamos o que, em Direito, chamam de animal teratológico.

Perseguição à Igreja sempre teremos, inclusive aqui no Brasil. Basta ver o que acontece nas Paradas Gays. Tínhamos uma média de doze sacerdotes católicos assassinados por ano. Felizmente essa taxa diminuiu muito, mas não apaga os estragos feitos. Em Imperatriz-MA, existia até uma tabela de preços para quem quisesse mandar matar um padre ou um bispo. Nesta China que nos mandou o coronavírus, quem tiver uma Bíblia, desaparece com Bíblia e tudo. De alguma forma, a Besta está solta, mas nada diferente do que já foi no passado.

De acordo com o apóstolo:"Quem tiver inteligência…" Bem, pelo visto, inteligência é artigo de luxo, mas isso já é outro problema.

Espero ter colaborado, pois tudo é motivo para introduzir proselitismo e pânico. Outrossim, que não tenho objeção alguma contra qualquer credo, ou pessoa.

Bibliografia:

Catequese Católica. Bíblia de Jerusalém. Wikipédia. Pequeno Vocabulário da Bíblia de W.Gruen, Edições Paulinas. O Que Sabemos da Bíblia, volume 1, Ed. Sanitário.