“Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo. Levítico 11:45
 
O evangelho é como uma luz de esperança para o perdido ou como água para o sedento. Entendemos a preciosidade desta mensagem, quando percebemos o perigo que corremos diante da Ira de um Deus que é Justiça. No verso em questão, Levítico 11, vemos alguns aspectos que nos revelam características desta mensagem.
 
“Eu sou o Senhor”. O Senhor Deus é incomparável. Tanto o é que, quando perguntado por Moisés como o identificar aos israelitas (Êxodo 3: 13-14), Ele responde: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês" (verso 14). O Deus que retém sua Ira momentaneamente para que os povos venham ao arrependimento é um Deus supremo e incomparável. O único ser que se compara a Ele é Ele mesmo, por isso diz: “Eu Sou o que Sou”. O seu coração treme diante deste fato?
 
“...os tirou da terra do Egito...”. Os israelitas foram libertos da última praga do Egito, morte dos primogênitos, por meio de um ritual bastante peculiar:
 
Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer. Quando o Senhor passar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta; e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los. (Êxodo 12:22,23)
 
O sangue do cordeiro os livrou do anjo da morte. Da mesma forma, o sangue de Cristo derramado no madeiro, e sobre nós, nos livra da santa e justa Ira de Deus. A morte e ressurreição de Cristo são os atos que nos trazem a esperança de que, após a nossa morte, não seremos condenados, não receberemos o que merecemos, mas sim o que Cristo conquistou para nós.
 
“...para ser o seu Deus...”. Sabemos que além de nos salvar da Ira vindoura, Deus, em Cristo, nos conduz a Ele mesmo. O anseio por estar com Deus é característica do cristão. Você conseguiria viver eternamente neste mundo corrompido? Não há nada neste mundo que possa satisfazer nosso vazio. Quando buscamos algo que reine em nosso coração, criamos um ídolo e nossos ídolos criados (sejam relacionamentos, filhos, riquezas...) não são suficientes.
 
“...por isso, sejam santos, porque eu sou santo.. Este é um ponto de total atenção. A ordem dos fatos no evangelho é diferente e importa. Somos acostumados desde a infância de só recebermos benefícios mediante nosso esforço. Isto é sim uma realidade nas coisas desta terra, mas, quando falamos sobre a salvação da Ira vindoura, isto é impossível. Boas ações nunca pagarão o preço de pecados. A nossa salvação vem por meio da fé (Romanos 1: 16 e 17). Na vida cristã, as boas obras não são meios para alcançarmos redenção, elas são consequência de uma salvação já recebida por meio da fé. Nos santificamos por gratidão a tão maravilhosa salvação recebida por meio do sacrifício de Cristo na Cruz.  
 
Você compreende o Evangelho? Você percebe que esta mensagem é crucial para o destino eterno de sua alma? Nunca foi por obras... Quando seu coração o acusar, olhe para cruz com fé e não se justifique, apenas receba dessa justificação que emana deste sacrifício redentor.
 
Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:14-16
 
Gustavo Miranda
Abra a Porta e Gustavo Miranda
Enviado por Abra a Porta em 31/08/2020
Reeditado em 31/08/2020
Código do texto: T7050822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.