APOSTILA DE GÊNESIS – LIÇÃO 3 – A CRIAÇÃO DO HOMEM

Gênesis 1,2 e 3

RESUMO DA CRIAÇÃO

Gênesis foi escrito por Moisés, sendo provavelmente o segundo livro da Bíblia, o primeiro foi Jó, também escrito por Moisés. Deus fez o Universo em sete dias e deu o dominio do planeta terra ao homem.

Deus criou um Jardim e o deu ao homem. Porém segundo Gênesis 2, conforme lemos na Bíblia NVI, o Jardim veio depois do homem, ou quando Deus decidiu criar o homem. O jardim foi feito por causa do homem.

Deus determinou que o homem dominaria o planeta, sendo o homem vegetariano, assim como os animais. Deus ainda mandou Adão dar nome aos animais, então o homem tinha identidade, fala, percepção e inteligência. Nesse trabalho Adão notou que os animais foram feitos aos pares e todos tinham uma companheira, menos ele e Adão ficou triste por causa disso. Deus se adiantou a ele, sabendo o que ele precisava, pois Adão não sabia e criou uma mulher e a deu como esposa a Adão.

GÊNESIS

"Génesis" origina-se de uma palavra grega que significa "início" ou "geração". Mateus 1:1 traduz a palavra "génesis" por "geração". Génesis é o livro das gerações ou dos inícios. Há dez gerações citadas no livro: os céus e a terra (2:4); Adão (5:1); Noé (6:9); Sem (11:10); Tera (11:27); Ismael (25:12); Isaque (25:19); Esaú (36:1); e Jacó (37:2). Génesis, o ponto de partida para toda a Bíblia, registra para nós o importante início do universo, da história humana, da civilização, do pecado, da salvação, do sacrifício, do casamento e da família.

Propósito

Ao ler Génesis, observe que os primeiros 11 capítulos são gerais, sem muitos detalhes; ao passo que, a partir do capítulo 12, o restante do livro apresenta, com muitos detalhes, a vida de quatro homens: Abraão, Isaque, Jacó e José. Como você observará no esboço de Génesis, a primeira seção (1— 11) trata da humanidade em geral e explica a origem do homem e do pecado, enquanto a última seção (12—50) trata especificamente de Israel. Isso indica que o objetivo do livro é explicar a origem do homem e seu pecado e de Israel e o plano de salvação de Deus.

Génesis e Apocalipse

Os inícios registrados em Génesis tiveram seu cumprimento em Apocalipse. Deus criou o céu e a terra (Gn 1:1) e, um dia, criará um novo céu e uma nova terra (Ap 21:1). Satanás atacou primeiro o homem (Gn 3), contudo será derrotado em seu último ataque (Ap 20:7-10). Deus fez as trevas e a luz (Gn 1:5), mas um dia não haverá mais noite (Ap 21:23; 22:5), não haverá mais mares (Gn 1:10; Ap 21:1) e a maldição será retirada da criação (Gn 3:14-17; Ap22:3). Deus expulsou o homem do jardim (Gn 3:24), mas o povo de Deus será bem-vindo no paraíso celestial (Ap 22:1 ss), e a árvore da vida será restaurada para o homem (Ap 22:14). A Babilónia será destruída (Gn 10:8-10; Ap 17—19) e cumprirse-á a promessa do julgamento de Satanás (Gn 3:15; Ap 20:10).

Cristo em Génesis

De acordo com Lucas 24:27,44-45, encontramos Cristo em "todas as Escrituras". A seguir, apenas umas poucas referências a Cristo existentes em Gênesis.

1. A Palavra criativa — Génesis 1:3; João 1:1 -5; 2 Coríntios 4:3-7

2. O último Adão — Romanos 5; 1 Coríntios 15:45

3. A semente da mulher — Génesis 3:15; Gálatas 3:19; 4:4

4. Abel — Génesis 4; Hebreus 11:4; 12:24

5. Noé e o dilúvio — Génesis 6—10; 1 Pedro 3:18-22

6. Melquisedeque — Génesis 14; Hebreus 7—10

7. Isaque, o filho da promessa — Génesis 17; Gálatas 4:21-31 (Isaque retrata Cristo em seu nascimento miraculoso, em sua disposição para morrer, em sua "ressurreição" [Hb 11:19] e ao tomar uma noiva. É claro, Jesus verdadeiramente morreu e levantou-se da morte. Em Isaque, esses eventos são apenas simbólicos.)

8. O Cordeiro — Génesis 22:7-8; João 1:29

9. A escada de Jacó — Génesis 28:12ss; João 1:51

10. José — Génesis 37—50 (Rejeitado por seus irmãos, amado do Pai; sofreu injustamente; exaltado para reinar. Os irmãos de José não o reconhecem na primeira vez que o vêem, mas o reconhecem na segunda. Da mesma forma que Israel reconhecerá o Messias.)

A nova criação

Em 2 Coríntios 4:3-6 e 5:17, se deixa claro que, em Cristo, Deus tem uma 20 Génesis 1 nova criação. Paulo utiliza imagens do relato da criação de Génesis para ilustrar essa nova criação. O homem foi criado perfeito, mas se arruinou por meio do pecado. Ele torna-se pecador, "sem forma e vazio", sua vida é sem propósito, vazia e escura. O Espírito Santo inicia seu movimento de persuasão no coração dos homens (Gn 1:2). Na verdade, a salvação sempre se inicia com o Senhor Gn 2:9); qualquer pecador é salvo pela graça dele. O Espírito usa a Palavra para trazer luz (SI 119:130), pois não há salvação sem a Palavra de Deus (Jo 5:24). E Hebreus 4:12 declara que a Palavra tem o poder de "separar", trazendo à lembrança a ocasião anterior em que Deus separou a luz das trevas, e os mares da terra. Os crentes, como os seres criados em Génesis, têm a responsabilidade de ser férteis e multiplicarem- se "segundo a sua espécie". Os crentes, em um paralelo à posição de domínio de Adão, fazem parte da realeza sob o governo de Deus e reinam "em vida" por meio de Cristo (Rm 5:1 7ss). Exatamente como Adão era o cabeça da antiga criação, Cristo é o cabeça da nova criação; ele é o último Adão (1 Co 1 5:45-49). O Antigo Testamento "é o livro da genealogia de Adão" (Gn 5:1) e termina com uma fala sobre uma maldição (Ml 4:6). O Novo Testamento é o livro "da genealogia de Jesus Cristo" (Mt 1:1) e termina com esta afirmação: "Nunca mais haverá qualquer maldição" (Ap 22:3).

OS PRIMEIROS

No inicio de Gênesis temos o primeiro sábado, o primeiro jardim, a primeira lei, o primeiro casamento.

Sábado – Deus fez o universo em seis dias e no sábado descansou. Deus instituiu o sábado como dia de descanso, sendo talvez a primeira nação que tinha um dia de descanso do trabalho.

O dia do Senhor - Nos primeiros anos da igreja, os cristãos encontravam-se na sinagoga no sábado, isso até que os judeus cristãos passaram a ser perseguidos e expulsos. Entretanto, o primeiro dia da semana (domingo, o dia do Senhor) era o dia especial deles para a comunhão e a adoração (At 20:7; 1 Co 16:1-3; Ap 1:10). O primeiro dia comemora a ressurreição de Cristo (Mt 28:1; Jo 20:1), a conclusão de sua obra, a nova criação. Veja 2 Coríntios 5:1 7. Esses dois dias especiais — o sábado e o dia do Senhor — comemoram coisas diferentes e não devem ser confundidos. O sábado relaciona-se à antiga criação e foi dado expressamente a Israel. O dia do Senhor relaciona-se à nova criação e pertence especialmente à igreja. O sábado fala da lei em que após seis dias de trabalho segue-se um dia de descanso, mas o dia do Senhor fala da graça, para que iniciemos a semana com o descanso que é seguido de trabalho.

Hebreus 4 indica que o sábado do Antigo Testamento é um tipo de descanso no reino futuro, bem como o descanso espiritual que temos por meio da fé em Cristo. Colossenses 2:13-1 7 deixa claro que o sábado pertence à "sombra" da Lei e não à luz plena da graça. Se as pessoas querem adorar no sábado, certamente elas podem fazer isso, mas não podem julgar nem condenar os cristãos que não se juntam a elas (Cl 2:1 6-1 7). Gálatas 4:9-11 indica que a legitimidade em guardar o sábado é um retorno à escravidão. Romanos 14:4-13 sugere que guardar o sábado pode ser uma marca da imaturidade do cristão. Com certeza, vários grupos de cristãos confessos podem adorar no sábado, se assim preferirem, mas não devem condenar os que dão ênfase especial à adoração nos domingos, o dia da ressurreição.

Quero frisar, como diz o Comentário Bíblico Wesbe, do Antigo Testamento, que guardar o sábado, como fazia o antigo Israel é imaturidade do cristão. Assim como temos visto nos ultimos dias uma volta a costumes judaicos, onde alguns pregadores tem deixado crescer a barba, assumido trejeitos e roupas judaicas, o que Paulo chamou de costumes judaizantes, que ele proibiu. O nosso sábado (descanso) é Cristo. Nós devemos descansar em Cristo, é isso que o sábado significa.

O PRIMEIRO JARDIM

O primeiro jardim (2:4-14) - Podemos resumir a história da Bíblia com quatro jardins: (1) Éden, onde entrou o pecado; (2) Getsêmani, onde Cristo entregou-se à morte; (3) Calvário, onde ele morreu e foi sepultado (veja Jo 19:41-42); e (4) o jardim celestial (Ap 21:1 ss). Moisés descreve a moradia que Deus deu para o primeiro casal.

O versículo 5 indica que Deus precisava do homem para cultivar a terra. O homem foi formado como o oleiro forma a argila (mesma palavra em Jr 18:1 ss). O homem tinha a responsabilidade de cuidar do jardim (zelar) e de protegê-lo (guardá-lo, sugerindo a presença de um inimigo). Deus deu a Adão e Eva tudo que precisavam para viver e ser felizes, tudo que era bom e agradável, e permitiu que usufruíssem de tudo em abundância. As duas árvores são importantes. O texto de 3:22 sugere que a árvore da vida fornece vida para a humanidade (veja também Ap 22:2). Se Adão tivesse comido da árvore da vida depois de pecar, não teria morrido, e, assim, a morte não passaria para todos os homens (Rm 5:12ss), e Cristo não precisaria morrer para redimir os homens. A árvore do conhecimento simbolizava a autoridade de Deus; comer dessa árvore significava desobedecer a Deus e incorrer em pena de morte. Não sabemos que árvores eram essas, contudo é evidente que Adão e Eva compreendiam a importância delas e as reconheciam.

O QUE INTERESSA NO JARDIM?

O que não dá para passar sem compreender é que Deus criou o homem e criou um Jardim para o homem e mandou o homem guardar, vigiar, cuidar e zelar pelo seu Jardim. O Jardim era do homem, mas havia um inimigo. A serpente não havia surgido até aqui, então o inimigo do Jardim do homem, só poderia ser o homem.

O simbolismo de cuidar do Jardim é o simbolismo de cuidar de tudo o que Deus dá na sua mão para cuidar. Deus te deu um emprego? Cuide do seu jardim, ou do emprego que Deus lhe deu. Deus lhe deu um casamento? Cuide do seu jardim. Deus lhe deu um ministério? Cuide do seu jardim, o inimigo – que é você – ronda o seu jardim. Deus lhe deu um jardim para cuidar, seja ele qual for, cuide dele, administre com sinceridade, no Espírito, na direção de Deus e de Cristo. Você é responsável pelo seu jardim. Você é responsável pelo seu emprego, pelo seu casamento, pelos seus filhos. Filhos sempre serão responsabilidade dos pais, até o resto da vida, mas principalmente enquanto morarem deaixo do teto dos pais. Filhos de menor, devem ser guiados pelos pais e direcioná-dos a crescerem: na vida, na escola, no ministério.

A PRIMEIRA LEI

É inegável que se Paulo, o apóstolo, perguntasse para Adão, se ele sabia explicar a Teologia do Pecado, baseado em Romanos, que Adão não saberia responder. Mas perguntado Adão saberia dizer com exatidão o que era pecado para ele: Era comer do fruto da árvore que Deus mandou ele não comer. Então para Adão pecado era desobediência.

A ideia das leis é guardar o homem e a mulher de bem, de quem é transgressor. A lei não foi feita para o justo, mas para o injusto. Adão era uma criatura perfeita que nunca pecara, mas tinha capacidade para pecar. Deus fizera Adão um rei com domínio (1:26ss). Contudo, um governante só pode governar outras pessoas se conseguir governar a si mesmo, assim, era necessário que Adao fosse tentado.

E isso explica porque somos provados em todas as áreas das nossas vidas. E podemos concluir que quem deseja ir mais longe no Evangelho é mais provado. E também que prova e tentação são lados de uma mesma moeda. Quem deseja crescer deve ser tentado e provado. Quem deseja ser um pastor que se sobressaia dos outros precisa ser provado nessa labuta e pra isso a tentação o ajuda a se entender. Ninguém gosta de tentação e me arrisco a dizer: de provação. Mas a provação é necessária. A tentação não é necessária, podemos dizer que são demônios se aproveitando de um momento de fraqueza e permissão de Deus.

Por isso que quem mais quiser ser cristão, quem mais quiser atuar no dom da pregação ou da cura, por exemplo, mais provado será. Mas Deus nos prova para nos aprovar. Deveríamos ir para o deserto com a mentalidade de Jesus. Nós imaginamos o deserto como algo ruim, mas Jesus entrou no deserto sabendo que precisava passar por aquele período e aproveitou a sua estadia e saiu de lá com a mensagem do Reino pronta.

O PRIMEIRO CASAMENTO

IV. O primeiro casamento (2:18-25)

Tudo na criação era "muito bom" (1:31), exceto a solidão de Adão. "Não é bom que o homem esteja só", essa afirmação aponta o fundamento para o casamento: (1) fornecer companhia; (2) dar continuidade à raça; (3) ajudar um ao outro a trazer à tona o melhor de si mesmo.

O verbo "auxiliar" (v. 18) refere-se à auxiliadora: alguém que satisfaça as necessidades dele. Em nenhuma parte da criação animal, encontra-se essa criatura, o que mostra o grande abismo existente entre as criaturas irracionais e os seres humanos feitos à imagem de Deus. No versículo 22, na verdade, o verbo "fazer" seria "construir", como construir um templo. O fato de Eva ser feita com o osso e a carne de Adão mostra a unidade da raça humana e a dignidade da mulher. Observe que Eva foi feita não a partir dos pés do homem para ser pisada por ele, ou da cabeça dele para que o governe, mas de seu lado para estar perto do coração dele e ser amada por ele.

Adão deu nome a todos os animais que Deus trouxe até ele (v. 19), o que mostra que o primeiro homem tinha inteligência, vocabulário e fala. Agora ele dá o nome de "mulher" a sua noiva (ishshah, em hebraico, relaciona-se a ish, que significa "homem"). Por isso, homem e mulher se pertencem em nome e em essência.

Como seria maravilhoso se todos os casamentos fossem realizados por Deus. Assim, todas as casas seriam o paraíso na terra. É claro que esse evento é uma bonita ilustração de Cristo e sua igreja (Ef 5:21-33). Cristo, o último Adão, dá vida à igreja quando morre na cruz, e os homens perfuram o lado de seu corpo (Jo 19:31-37). Ele compartilha nossa natureza humana a fim de que possamos compartilhar a natureza divina dele. Eva foi objeto do amor e do interesse de Adão, assim como a igreja recebe o amor e o ministério de Cristo.

Em 1 Timóteo 2:11-15, observa-se que Adão comeu de boa vontade do fruto proibido, que ele não foi enganado como Eva. Ele quis transformar- se em pecador a fim de ficar com sua noiva, assim como Cristo quis fazer-se pecado a fim de que pudéssemos ficar com ele para sempre. Que amor e que graça! Observe também que Eva foi feita antes de o pecado entrar em cena, 24 Génesis 2 exatamente como fomos escolhidos em Cristo "antes da fundação do mundo" (Ef 1:4).

Se observarmos de perto esses versículos, veremos neles três imagens da igreja iguais à descrição da igreja fornecida em Efésios. Eva era a noiva (Ef 5:21-33); ela também era parte do corpo de Adão (Gn 2:23; Ef 5:29-30); e ela foi feita, ou "construída", o que sugere a igreja como um templo de Deus (Ef 2:19-22).

Amém.

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 03/09/2020
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