Mudar é preciso

Gosto muito do texto de Gênesis 32.22-32, pois relata a decisão de Jacó em ir encontrar com seu irmão Esaú. O texto anterior demonstra a angústia de Jacó ao saber que seu irmão estava vindo ao seu encontro, e por isso decide fazer o mesmo. O texto que mencionei acima relata Jacó e sua família juntamente com os seus pertences atravessando o Vau de Jaboque. E durante essa travessia, ele luta fisicamente com um homem, que em algumas versões bíblicas aparece como o Anjo do Senhor; e esse homem toca na juntura da coxa de Jacó, causando uma espécie de torsão no fêmur. E depois de tanto lutar com Jacó, o homem o abençoa e muda o nome de Jacó para Israel.

Esse texto nos traz alguns ensinamentos importantes. Pois bem, no momento em que o homem tocou a coxa de Jacó, ele estava usando uma linguagem pastoral; e Jacó entendeu muito bem essa linguagem. É de nosso conhecimento que Jacó era um pastor de ovelhas, e fazia parte da rotina do pastor o cuidado com as ovelhas "ariscas", aquelas que não queriam obedecer a voz do pastor. E toda vez que um pastor se deparava com uma ovelha arisca, tornava-se necessário que o mesmo deslocasse o nervo da coxa da ovelha para que ela apresentasse dificuldade para caminhar. E durante esse processo de reabilitação da ovelha, o pastor a colocava em seu "cangote" e pastoreava normalmente com a ovelha em seu pescoço. Era justamente nesse processo que a ovelha aprendia a ouvir a voz e o cheiro de seu pastor, e quando voltasse a caminhar novamente não iria se apartar do rebanho e havia conquistado intimidade com o pastor.

Então, Jacó como pastor de ovelhas entendeu que aquele homem estava dando a ele esse mesmo tratamento, e que esse homem era um instrumento de Deus para a sua mudança; ou até mesmo o próprio Deus. Até nesse momento, a história de Jacó era marcada por

usurpações e enganos. Logo após esse incidente, Jacó recebe sua benção e tem seu nome modificado.

Jacó recebeu o tratamento de Deus e se tornou um homem transformado. E a mudança de nome sinaliza essa transformação, ele deixa de ser um usurpador e se torna o homem que lutou com Deus (ou um homem vê Deus). A questão do nome na tradição hebraica é muito forte; o nome traduz o que a pessoa é. Na literatura hebraica o uso dos significados dos nomes e palavras é muito forte e utilizado. Por isso que o texto hebraico afirma que as "palavras tem poder ao sair de nossas bocas".

O que eu quero dizer com isso??? Quero dizer que toda mudança de vida passa por um encontro e até mesmo uma luta com Deus. É impossível haver transformação de caráter, de comportamento e de costumes sem um genuíno encontro com Deus. E hoje fazemos isso através da pessoa de Jesus Cristo. No texto estudado, Deus enviou um homem ou Anjo; mas chegou um momento na história do homem que Deus envia seu próprio Filho para transformar nossas vidas. Precisamos deixar Jesus tratar a nossa ferida para que jamais deixemos a sua presença.

Deus vai nos tratar como ovelhas e mudará o nosso nome.

Que assim seja!!!

Ricardo Marques Paiva

Ricardo Marques Paiva
Enviado por Ricardo Marques Paiva em 23/09/2020
Reeditado em 23/09/2020
Código do texto: T7070565
Classificação de conteúdo: seguro