Outro Consolador

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” – (João 14.16)

A diferença entre a gratidão cristã, a compaixão cristã e a coragem cristã para a gratidão, compaixão e coragem do mundo é que aquelas não podem ser desenvolvidas separadamente da atividade do Espírito Santo, o outro Consolador de que Jesus fala nesse texto. Nas palavras de Jang Yob Kim (2020), a obra do Espírito é o componente mais essencial para vivermos uma vida semelhante à de Cristo. O Espírito Santo é Deus habitando nos crentes, pelo que Ele conduz efetivamente os crentes a um relacionamento íntimo com Deus. O amor a Deus é liberado nos corações humanos pelo Espírito.

Nas palavras de Kim, o Consolador não é outro senão o Espírito de Jesus, enviado para lembrar à Igreja de Suas palavras, para glorificá-lo e exaltá-lo. O Espírito revela a obra de Cristo aos seres humanos, revelando o que Deus é para nós em Jesus Cristo. O Espírito pode fazer o que Cristo faz, para que o Espírito seja outro consolador – em certo sentido, outro Cristo. Ou, conforme Worthington (2020), citando o Expositor’s Bible Commentary: a função do Espírito é representar Deus para o crente como Jesus fez em seu estado encarnado.

Finalmente, o título “Consolador”, que tem uma forte carga emocional (pelo menos no português), nos lembra que o princípio organizador de uma mente – sentimentos, vontades, desejos, etc. – saudável e cristã, o que inclui gratidão, compaixão e coragem, é a paixão pela união com Deus em Cristo por meio do Espírito Santo (KIM, 2020).

KIM, Jang Yob. Pentecostal spirituality and relationality: union with God in Christ through the Spirit. 2020. Tese de Doutorado. University of Birmingham. Disponível em: <http://etheses.bham.ac.uk/id/eprint/10013/7/Kim2020PhD.pdf>.

WORTHINGTON, Richard. You Say Periklute, I Say Paraclete: Towards a Reconciliation Between the Bible and the Quran. Religious Inquiries, v. 9, n. 1, p. 129-168, 2020.