LIÇÃO 4 - GÊNESIS - O DILUVIO E A ARCA DE NOÉ

1. O MOTIVO DO DILUVIO – GÊN 6.1-8

a. O pecado alcançou um tal nível, a ponto de haver união espírito-carnal, entre as mulheres e os anjos caídos. O excesso de pecado traz o afastamento da restrição de Deus. Por isso que haverá no Apocalipse um reino de trevas espírito-carnal. Hoje temos algo parecido: Espiritismo, Macumba, Vodu, Bruxaria. Temos muitos relatos de pessoas que tem contato com seres superiores, que falam com elas e até de pessoas que fizeram sexo com esses espíritos.

b. Os filhos de Deus, os anjos caídos, (Jó 1.6; 2.1) viram as filhas dos homens, que eram formosas e tiveram filhos com elas, dessa união nasceram os gigantes Nefilins. Por causa disso Deus determinou a idade final de todo homem: 120 anos e a destruição do mundo antigo.

c. Moody nos fala: “O casamento com as filhas dos homens tem sido examinada de maneiras diversas. Para traduzi-la literalmente, diríamos que aqueles membros da sociedade celeste escolheram mulheres na terra e estabeleceram com elas, literal e verdadeiramente, relacionamento conjugal. S.R. Driver sustenta que este é o único sentido legítimo e correto que pode ser aceito. (Mateus 22.30 nega que anjos se casem. 1 Cor 11.10 entretanto manda a mulher estar com a cabeça coberta, por causa dos anjos.)

d. A pecaminosidade humana causou uma reação furiosa de Deus, uma indignação amarga, e isso lhe pesou no coração. Deus resolveu fazer a Incriação, que é a destruição da Criação.

OBSERVAÇÃO

a. Esse relato nos mostra que Satanás estava querendo colocar uma nova raça na Terra e isso Deus não permitiu. Demônios com mulheres, de onde sairam os gigantes Nefilins, como Golias e os seus irmãos.

b. Moody nos fala que esses anjos caídos eram “irresistiveis”. Espiritual e fisicamente belos.

c. A quantidade e qualidade de pecados liberava demonios.

2. NOÉ

“Destruirei o homem, porém Noé achou graça aos olhos de Deus.” (Gên. 6.7-8)Noé era justo e perfeito e Noé andava com Deus. (Gen 6.9) Aqui temos três características de Noé: Justiça, pureza e santidade. Moody fala: “Noé demonstrou um espírito, uma atitude e um caráter que o tornava aceito e aprovado para um relacionamento espiritual mais íntimo.”

3. A ARCA DE NOÉ

a. Deus proveu a arca para salvação. A arca não foi uma ideia de Noé, foi Deus que ordenou sua construção. Ele lhe deu as perfeitas instruções acerca da arca.

b. O juízo veio sobre a arca. Todos que estavam dentro da arca não experimentaram o juízo, e sim a arca.

c. Deus nos chama a salvação. O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida. (Apocalipse 22:17)

d. Jesus é a porta. A arca só tinha uma porta, da mesma forma só há uma porta que nos conduz a Deus em salvação, Jesus. Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14:6) Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. (João 10:9).

4. A ANGÚSTIA DE NOÉ

A. Gênesis 9, descreve o efeito do Diluvio sobre Noé.

B. Durante 120 anos ele construiu a Arca. Juntou alimentos, animais, agregou toda a sua família no seu projeto de salvação. Anunciou o Evangelho, a salvação a um mundo pecador, passou pelo diluvio, ao chegar em terra, fez um altar de sacrifico e adorou a Deus.

C. Aí plantou uma vinha e se embebedou.

D. Aqui temos a alma do homem Noé. Que sentiu com a morte de todos os que morreram.

E. Aqui notamos que Noé era um homem comum, usado para uma obra incomum.

BIBLIOGRAFIA

Comentário Bíblico Moody

D. A. Carson – Comentário Bíblico Vida Nova – Antigo e Novo Testamento pdf

pslarios
Enviado por pslarios em 29/10/2020
Reeditado em 12/11/2020
Código do texto: T7099334
Classificação de conteúdo: seguro