503 anos de Reforma Protestante

Cristiano Batista dos Santos*

Ao celebramos exatos 503 anos de Reforma Protestante movimento cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Portanto, oportuno queremos pontuar duas linhas temáticas para nossa reflexão, sendo assim: Os princípios e os métodos da interpretação da Bíblia.

Em relação aos princípios, firmamos que na teologia, a principal disciplina que trata da interpretação do texto bíblico é a “hermenêutica”, julgamos três princípios essenciais à interpretação da Bíblia, o gênero literário; o público destinatário e, o contexto do texto, sendo esse último em quatro partes, analisar os contextos próximo, o mais amplo, o histórico e o temático.

Já os métodos cremos que a Bíblia é a palavra do Eterno Deus inspirada, inerrante e suficiente para conduzir à salvação pela fé em Cristo Jesus. Além disso, ela é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. O método que sugerimos para o estudo das Escrituras é o Estudo Bíblico Indutivo, através do qual o intérprete faz perguntas para o texto em busca do seu significado. Baseando-se em três passos: a observação (o que vejo); a interpretação (entender) e, a aplicação (vivência), sendo pessoal: direcionada à vida de quem estuda o texto; precisa: direcionada ao centro do problema; prática: deve apresentar algo a fazer e, possível: deve apresentar algo que se possa fazer.

*Cristiano Batista dos Santos. Discípulo de Cristo, servindo no ministério pastoral e com pequenos grupos na Igreja Adventista da Promessa. Doutor Honoris Causa em Teologia. Jornalista. Contabilista. Graduado em Teologia. Graduando em Direito. Empresário. CEO da Capital Social Contabilidade & Negócios. Assessor do Poder Executivo Municipal de Laranjeiras/SE. Membro da Academia Brasileira Teológica de Letras. Sócio da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Colunista no Portal Recanto das Letras.