Uma análise do Salmo 22

Por Rayan Gomes,

O salmo 22 fala de modo implícito em Jesus Cristo e do seu sofrimento na cruz, sua expiação eterna por todos os nossos pecados. No Evangelho de Marcos 15:34 vemos que Cristo bradou em aramaico: "E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Ele estava fazendo uma menção ao Salmo 22 em que lemos no trecho em destaque:

"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?

Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.

Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.

A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.

Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo".

(Salmos 22:1-6)

Na Bíblia até os termos que não prestamos atenção carregam um imenso significado, e assim é esse verme que no hebraico é towlaat , na verdade esse verme era ao que tudo indica a larva escarlate ( Coccus ilicis) ou verme carmesim, esse verme mais se assemelha a uma larva e é da cor do sangue humano, a fêmea só dá a luz uma vez em toda a vida, para isso escolhe o tronco de uma árvore ou pedaço de pau, de modo tão firme que só é possível removê-la rasgando o seu corpo, e em uma casca protetora deposita seus ovos, quando os filhotes da larva escarlate eclodem na casca e estão prontos para a vida ela se sacrifica dando o seu corpo a seus filhos que se alimentam dela,depois de alguns dias, quando os jovens vermes crescem a ponto de serem capazes de cuidar de si mesmos, a mãe morre. Quando o verme carmesim mãe morre, ela exala uma tintura carmesim ou vermelho escarlate que mancha não apenas a madeira a que está apegada, mas também seus filhos pequenos. Eles são tingidos de vermelho escarlate pelo resto de suas vidas, e após três dias ela se torna branca como a neve, não há uma mais perfeita analogia do sacrifício de Jesus Cristo, Ele deu a luz a filhos espirituais, dando a sua carne e o seu sangue para que comessem e bebessem, em João 6:55-56 Jesus disse: “Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e meu sangue é a verdadeira bebida. Aquele que come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e Eu nele”. …

REFERÊNCIAS

ABBOT, Shari. How was Jesus like a worm? What´s the Crimson (or Scarlet) Worm? A Remez in Psalm 22?.Disponível em: https://reasonsforhopejesus.com/psalm-22-crimson-scarlet-worm/. Acesso em 04 de nov. de 2020.

Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Corrigida. 1994.

The Crimson or Scarlet Worm.Alpha Omega Institute. Disponível em:https://www.discovercreation.org/blog/2011/11/20/the-crimson-or-scarlet-worm/. Acesso em 04 de nov. de 2020.