HORA DESCONHECIDA

A Palavra de Deus nos convida a avaliar a conduta que temos adotado no desenrolar da nossa história de vida - que é única e irrepetível.

Como alguém que se prepara para o vestibular e que precisa até o dia das provas estudar e aprender uma certa quantidade de matérias, assim também cada um de nós sabe que um dia seus trabalhos e esforços cessarão, e que chegará a hora do encontro com nosso Senhor. A única diferença é que não sabemos quando será essa hora, então não temos como dividir as tarefas de preparação por um certo número de dias, para chegarmos preparados a tão importante encontro.

A partir deste desconhecimento, nossa tendência é postergarmos, deixarmos para o dia seguinte, até o ponto de praticamente esquecermos que não estamos aqui para sempre, e que um dia cumprir-se-á nosso ciclo de vida terrena.

Justamente por isso, o evangelho é um incentivo para nos colocarmos 'sempre alertas' - como fazem os escoteiros - no que diz respeito à nossa preparação.

É criar aquela rotina de buscar o Senhor todas as manhãs, examinando o nosso coração e pedindo perdão pelos pecados cometidos. É pedir ao Pai Criador que nos abasteça com Seu Espírito Santo. É procurar 'fazer o bem sem olhar a quem', por todos os caminhos da vida. É agradecer e adorar ao Deus trino, o Deus de amor que nos criou (o Pai), nos salvou (o Filho) e que agora nos aperfeiçoa (o Espírito Santo).

Em outras palavras, é não deixar faltar gasolina no carro, não deixar faltar azeite na lamparina. Até que chegue a hora que não sabemos quando será, na qual o Senhor nos conduzirá ao eterno Lar, e na qual necessitamos estar com a chama acesa.

Deus nos abençoe e proteja!