LIÇÃO 6 GÊNESIS “OS PATRIARCAS – UMA FAMÍLIA PASTORAL”

O PASTOR – Atos 20.24

1 - O CHAMADO PASTORAL

Primeiro. Como saber se sou chamado a pastor? (1) Tendo outras coisa que pode fazer, ainda assim você quer ser um pastor. (2) Você se sente impelido a ser pastor, abrir Igreja, juntar pessoas para ensiná-las sobre Deus. (3) Seu ministério é reconhecido pela Igreja? Já te chamam de pastor, sem você ser. – Esses são sinais que você tem chamado a pastor.

Segundo, o que compete o chamado: O chamado do pastor é para pastorear o rebanho de Deus, sua Igreja (1 Pedro 5.2-3). Em outras palavras fazer díscipulos para Jesus. O discipulo deve ser ensinado a toda a liturgia, como pregar, cantar, dirigir grupos, evangelizar. Assim como dominar o estudo da Bíblia, a Teologia. Nós formamos pessoas que vão continuar a obra depois de nós. Precisamos ensinar tudo a elas. Temos que passar todo o nosso conhecimento a elas.

Terceiro. Nem todo pregador é pastor. O pastor é um administrador, gerente, professor, pai da Igreja. O ideal é um pastor pregador, mas nem todo pregador deve imaginar-se um pastor. O aprendizado para ensinar leva muito tempo. Alguns mestres que são colocados no cargo de pastor, logo vão descobrir que outros afazeres podem afásta-lo do estudo e ensino da Bíblia.

Espere o tempo de Deus para ser pastor. Não é porque você foi chamado um dia, que tem que ser agora. Algumas coisas tem que acontecer, que vão confirmando o seu chamado.

O ministério não pode ser dado a neófito, novo convertido. (1 Timóteo 3.6) Novo convertido, com pouco tempo de Igreja, sem bagagem, sem conhecimento, sem experiência ministerial, não pode ser pastor.

A quem deseja ser pastor indicamos estudar, estudar e estudar. Quem deseja o ministério deve estudar tudo o que compete a Igreja: Administração Eclesiástica, Homilética, Todos os livros da Bíblia, Teologia Sistemática, Teologia Bíblica, Finanças da Igreja e tudo o mais que vier. A preparação para um pastor demora muito tempo. Mas já soubemos de casos onde a pessoa com um ano foi chamada ao ministério pastoral e está ai até hoje.

2 - QUALIFICAÇÕES AO MINISTÉRIO PASTORAL

O pastor como um técnico de futebol, um professor, deve extrair o melhor de cada pessoa.

Ele deve se perguntar: Preencho as qualificações estabelecidas em 1 Timóteo 3 e Tito 1? A Igreja reconhece o meu ministério? Gosto de ensinar e pregar, ler e estudar? Me sinto tocado por uma pregação boa? Me sinto inquieto por uma pregação ruim?

3 - O MINISTÉRIO PASTORAL

O resumo do ministério Pastoral é: “Pregue a Palavra.” (2 Timóteo 4.2) Repreenda (advirta, censure, acuse), corrija (se estão fazendo a liturgia errado. Ex Ceia a todos. Se a doutrina está sendo pregada errada.), exorte (animar, mensagens de fé, de esperança), pois chegara o tempo em que não suportarão sã doutrina (a doutrina de Paulo para a Igreja (1) Cristo morreu no lugar dos pecadores (2) rejeitar ideias judaizantes (3) pregação biblica, Cristológica (4) seguir a Bíblia e não falsos profetas).

Precisamos nesses tempos de pastor-teologo e teologo (tem conteudo bíblico)-pastor (ama as pessoas). O pastor é o encarregado principal a dar continuidade à Igreja, mesmo quando ele não estiver mais entre nós. O futuro da Igreja na Terra depende do pastor. O pastor tem que ser um professor, durante 24 horas, para seu rebanho. Fazer díscipulo é ganhá-lo para a causa e ensiná-lo tudo. Paulo no inicio era carismático, mas no final da vida se preocupava em levantar outros pastores. A obra tem que seguir.

UMA FAMILIA ESCOLHIDA

Gênesis é claramente dividido em duas partes (1-11), Abraão, Isaque, Jacó e José (12-50). Observe abaixo que cada frase do resumo davida dos patriarcas dá uma pregação. Aluno, faça esboços de tudo, aprenda a pregar a sua fé.

Gênesis 12–23. O Senhor promete que Abrão vai se tornar uma grande nação e que a semente dele abençoará a Terra. Abrão viaja com sua esposa, Sarai, para Hebrom e depois para o Egito. O Senhor faz uma aliança com Abrão. Ele muda o nome de Abrão para Abraão e o nome de Sarai para Sara e promete a eles um filho. Ló, o sobrinho de Abraão, é poupado na destruição de Sodoma. Sara dá à luz Isaque na velhice. Abraão prova sua fidelidade ao Senhor mostrando a disposição dele de sacrificar o filho Isaque.

Gênesis 24–26. O Senhor guia o servo de Abraão ao escolher Rebeca como esposa para Isaque. Esaú e Jacó nascem. Esaú vende sua primogenitura a Jacó. O Senhor renova a aliança abraâmica com Isaque.

Gênesis 27–36. Isaque dá a bênção da primogenitura a Jacó. Esaú odeia Jacó e planeja matá-lo. O Senhor promete a Jacó as mesmas bênçãos dadas a Abraão e a Isaque. Jacó serve a Labão e casa-se com as filhas dele, Lia e Raquel. O Senhor aparece a Jacó e muda o nome dele para Israel. Jacó retorna a Canaã e faz as pazes com Esaú. Ele então viaja para Betel, onde o Senhor aparece a ele e renova a aliança. Jacó tem 12 filhos e uma filha – que foi estuprada e sequestrada, por causa disso seus irmãos destruiram uma cidade.

Gênesis 37–50. José é o preferido de Jacó. José sonha que os pais e irmãos vão honrá-lo e submeter-se a ele. Os irmãos de José o vendem como escravo e ele é levado para o Egito. A mulher de Potifar tenta José e o acusa falsamente. José é lançado na prisão. Ele interpreta os sonhos do copeiro e do padeiro do Faraó e depois os de Faraó. O Faraó faz de José um governante no Egito e José prepara o Egito para a época da fome. Quando os irmãos de José vão ao Egito, José os testa e os perdoa. Toda a família de Jacó vai para o Egito e Jacó abençoa os filhos. José profetiza e morre no Egito.

ABRAÃO – O PASTOR CHAMADO DO MUNDO

Por quê Deus escolhe pessoas sem história de familia, a serem cristãos, e outros a serem até pastores? Acredito que saberão melhor como agir e tratar os perdidos, de forma educada, com empatia (sentindo as dores do outro) quem foi um deles.

Abraão teve experiências com a Trindade, que apareceu a ele. Ninguém na Bíblia teve essas experiências. O pastor, tem que saber quem é Deus. Tem que ouvi-lo, segui-lo e obedecê-lo e principalmente ter experiências com Deus.

Abraão era o Pai da Fé. Todo pastor tem sobre si esse encargo. Todo sacerdote tem sua obrigação, mas o pastor é como se fosse o sumo-sacerdote na Terra. O que é permitido a outros, não é permitido a ele. O que é exigido dele, não é exigido de outros.

ISAQUE – O FILHO DO PASTOR

Isque nasce com a bagagem de uma familia crente. O que não aconteceu com seu pai. Mas há cobranças no filho do pastor e na esposa, indevidas. A Igreja não deveria cobrar da esposa e dos filhos do pastor uma postura que é o chamado especifico dele. A salvação é individual. A mulher e os filhos do pastor são cobrados e sofrem, por causa do chamado do marido. O pastor não deveria cobrar da sua esposa, nem dos seus filhos, que eles sejam co-pastores com ele. Isso é um erro.

Deus deu dons aos homens e quem deve ser usado na Igreja são os que tem dons. Não menos que isso. (Efésios 4.8)

Isaque, por causa dos poços e a maneira como agiu, é tido como um pastor estratégico. Um pastor estratégico, é o que planeja, faz o bom uso das midias que tem ao alcance e de como usar as pessoas no ministério. O pastor deve ter visão para saber quem fica melhor fazendo o quê.

JACÓ – O DESEJO DE SER PASTOR

Jacó tipifica a pessoa que tem o desejo do ministério. Ele queria ser Primogênito, o Patriarca, o Pastor da sua tribo. Jacó invocava para si a responsabilidade. Quem quer ser pastor tem ue desejar ser pastor. Esse desejo tem que vir da parte de Deus, que chama, qualifica e faz a história acontecer para que aconteça.

JOSÉ – O PASTOR COM DONS

José, bisneto de Pastor, neto de pastor, filho de pastor, era um pastor com dons.

Ontem ouvi uma critica a Bíblias de Estudo, onde os pregadores buscam nas notas de rodapé, nas anotações ou até mesmo no Google, ideias para pregação. Faltam-nos pessoas que buscam em Deus e recebem de Deus, para fazer a obra. A mensagem tem que vir do Espírito Santo e não do Google. O pastor necessita de vários dons. José tinha o dom de sonhar com a obra, de interpretar seu sonho e de ter sabedoria para concretizar o sonho. Não basta sonhar.

É muito bom um pastor-teólogo, alguém que conhece profundamente a Bíblia e sabe nos ensinar, mas os dons são Deus se manifestando na Terra. José tinha uma intuição (um sentimento interior) do que deveria fazer, afinado e isso trouxe prosperidade.

Amé

Fique na paz.

BIBLIOGRAFIA

Internet

pslarios
Enviado por pslarios em 18/11/2020
Código do texto: T7114585
Classificação de conteúdo: seguro