O Julgamento Final

Ao longo de toda a Bíblia permeia o juízo, seja do homem ou do coletivo, que acabam pecando, se não se arrependem são castigados após o juízo divino, há diversas formas de juízo, alguns individuais como o reconhecimento da falta, juízos coletivos. O livro de Gênesis está repleto de exemplos de como a justiça divina opera, por exemplo, Adão e Eva transgrediram o mandamento, foram julgados e receberam a devida punição; Caim, após ter matado Abel não foi morto, mas obteve misericórdia divina e recebeu a proteção de Deus temendo uma possível represália ao fratricídio.

A humanidade corrompida com os anjos caídos que se uniram às mulheres foi punida com o Dilúvio, escapando assim Noé e sua família. A destruição de Sodoma e Gomorra quando Ló, sua família e os anjos que o acompanhavam deixaram a cidade. Quando Moisés realizou sinais ao Faraó e este rejeita o mandamento de Deus, o Egito é punido com as Dez Pragas e assolado, mas em Números, Deus não mostrou parcialidade e diversas vezes julgou os hebreus que transgrediram. Os profetas também anunciaram juízos; Jonas decretou a Queda de Nínive, capital da Assíria, mas esta se arrependeu coletivamente, por isso, sua geração foi perdoada; já quando Naum pregou a Nínive, eles não se arrependeram e aconteceu a Queda de Nínive, os profetas também atuaram sobre Israel e Judá, como resultado da crescente apostasia e idolatria Israel ( Reino do Norte) é ocupada pela Assíria, depois de algum tempo Nabucodonosor II invadiu Judá ( Reino do Sul) e Jerusalém, a destrói e saqueia o templo como profetizado pelos servos de Deus, os profetas, mas pela Babilônia ter se jactado disso e pelos cativos se arrependerem, Ciro, o Persa é suscitado contra a Babilônia e ele libertou os judeus do cativeiro. Quando os judeus contemporâneos de Jesus Cristo o rejeitaram, posteriormente,no ano de 70 d.C Jerusalém é destruída por Tito, general romano, segundo a história registra, lembrando que Pedro e Paulo, fiéis testemunhas de Cristo morreram provavelmente em 67 d.C, pouco tempo antes da destruição do Templo de Herodes.

Moisés agia em seu tempo como juiz das causas e do povo, era ele quem determinava quem deveria ser apedrejado, poupado, condenado, excluído da congregação, por exemplo, ele estabeleceu juízes (Êxodo 18: 13-26), após sua morte o papel de Josué foi militar, pois agia com inteligência, estratégia e bom senso, mas logo, quando as cidades são conquistadas e dizimadas, o povo de Israel estabeleceu juízes como Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Tolá, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, Sansão, esse período foi muito obscuro na nascente Israel, eles não cumpriram com muitas promessas de destruir povos vizinhos, foram influenciados pela idolatria que os cerceava de todos os lados, episódios de muita violência e injustiça como a história do Levita e sua Concubina selaram esse período, e até hoje chocam muitos leitores. Samuel foi um dos últimos juízes, ele assim como Débora tinha o dom da profecia, seus filhos eram juízes corruptos, e por isso, os anciãos pedem um rei, quando Saul foi ungido rei ele começou bem, mas logo, ficou visível que ele não era capaz de governar e obedecer a Deus, Davi então é escolhido, e ele era segundo o coração de Deus, em Crônicas 18:14 lemos que Davi também agia como um juiz, seu filho Salomão aparece julgando de modo belo e justo duas prostitutas que disputavam a maternidade de um bebê ( 1 Reis 3:16-28) e o critério usado por ele com sabedoria foi o amor, marca indelével de uma mãe verdadeira( mesmo que segundo a carne não fosse, nunca o saberemos se era ou não filho biológico).

O Salmo 122:5 diz que os tronos da casa de Davi são tronos de juízo, e nos Salmos os povos serão julgados com justiça, e os pobres com juízo (Salmo 72:2), devemos ter plena confiança no juízo de Deus, porque ele saciará seu povo com justiça, os que têm fome e sede de justiça serão saciados (Mateus 5:6), não neste mundo injusto, onde até o Cristo foi injustiçado, condenado e crucificado sem ter cometido crime algum. Mas, a Deus pertence o reto juízo, Ele fará justiça, ninguém dirá que Deus será injusto, como está escrito em Jó 11:10 : “ Se ele passar, aprisionar, ou chamar a juízo, quem o impedirá?”, devemos nos importar com os nossos pecados e não no juízo feito a outros, Jesus ensinou ( Mateus 7:3-5): “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”. A nossa postura em relação ao juízo deve ser uma consciência que se autoavalia, o Salmo 73 de Asafe mostra ele inconformado com a prosperidade dos ímpios, e que por isso ele quase tropeçou, mas ele teve um vislumbre do fim repentino dos ímpios e compreendeu a justiça de Deus, Asafe reconheceu sua tolice em ter inveja dos ímpios que pareciam inabaláveis, e olhando para si, o salmista encontra força em Deus e esperança. Pedro foi repreendido quando quis saber o destino de João: “Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, e quanto a ele?”.Jesus respondeu: “Se eu quiser que ele permaneça vivo até eu voltar, o que lhe importa? Quanto a você, siga-me”. ( João 21:21-22). Paulo aparece no relato neotestamentário como um juiz zeloso, consentindo com o apedrejamento de Estevão e perseguindo com furor a seita denominada O Caminho que pregava Jesus Cristo, Ananias quando recebeu a missão de curar a cegueira de Paulo se escandalizou dizendo que ele perseguia os santos, ele talvez não imaginasse que Paulo se tornaria o maior missionário de todos os tempos, a inconformação com o juízo de Deus é uma tolice e arrogância e produtos de uma mente humana, Pedro foi chamado de Satanás por Jesus Cristo, porque ele não compreendia a missão redentora e pensava de modo racional e humano ( Mateus 16:23),Deus disse em Isaías 55:8: “Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o Senhor, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos”, só Deus conhece o nosso coração, não adianta julgar.A mulher adúltera do Evangelho de João foi julgada por todos, mas quando Jesus disse: “Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”( João 8:7). Todos foram acusados pela própria mente. Jesus conhecia o interior de nosso coração, ele sabia o que as pessoas pensavam antes mesmo delas falar, na casa do fariseu Simão, por exemplo, no capítulo 7 de Lucas, uma mulher pecadora ungiu os pés de Jesus, e Simão duvidou de Jesus pensando “Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora”. ( Lucas 7:39), Jesus então conta uma parábola sobre o perdão a Simão, e diz que os muitos pecados da mulher estão perdoados ( Lucas 7:47), a um episódio semelhante em que Jesus curou um paralítico, e quando declarou a ele que seus pecados estavam perdoados os fariseus se escandalizaram e Jesus disse: “Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?” ( Mateus 9:4), quando Jesus em certa ocasião curou um endemoninhado surdo e mudo, os fariseus pensavam que o poder de Jesus Cristo vinha de Belzebu, “Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá”. ( Mateus 12:25).

Em Lucas 6:8 quando curou o homem da mão mirrada Jesus também conhecia os pensamentos dos descrentes, Jesus tinha um conhecimento dos pensamentos, intenções e das vidas, Jesus disse em Mateus 12:36 : “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo”. Porque a boca fala do que está cheio o coração ( Mateus 12:34), à mulher samaritana junto ao poço de Jacó ele disse: “Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta”. ( João 4:16-19), quando Jesus encontrou Natanael, e ele estava meio descrente quando soube que Jesus era de Nazaré, Jesus declarou ser Natanael um verdadeiro israelita em quem não há dolo, ele estranhou e perguntou de onde Jesus o conhecia, ao que Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”. (João 1:48-51), quando Tomé duvidava da ressurreição de Cristo ele não estava fisicamente presente conforme o trecho: “Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.Depois disse a Tomé:Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente”. ( João 20:24-27), Jesus conhece todos os nossos segredos ocultos, nossa vida e nossos passos como está escrito no Salmo 139:1-4: “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”.

O Apocalipse é sinônimo de fim do mundo hoje, mas ele converge para o juízo final, sendo que o fim do mundo é só uma das consequências, mas não é um fim eterno do cosmo e sim uma renovação, o salmo 104:30 diz: “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra”; em Apocalipse 21:5 Jesus disse: “Eis que faço novas todas as coisas”, sendo Deus justo, o mal que entrou pelo pecado de Adão e Eva acabará um dia: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.( Apocalipse 21:4), o juízo, portanto, é necessário em um reino onde a justiça irá governar : “Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão” (Salmo 9:8).

Deus é o Deus de Israel, mas também o Deus dos povos e das nações, Jesus veio primeiro para as ovelhas perdidas da casa de Israel como Jesus disse à mulher cananeia (Mateus 15:24), mas estava já esboçado que outras ovelhas se reuniriam à casa de Israel, pois Jesus disse em João 10:16: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” E já havia dito que “ (...) muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus ( Mateus 8:11), muitos foram os motivos pelos quais os gentios foram agregados ao "aprisco" da casa de Israel, em sua missão terrena os gentios deram muitas provas de fé, a mulher cananeia é um bom exemplo, ela não retrocedeu quando Jesus havia dito que fora enviado às ovelhas perdidas de Israel, quando um centurião em Cafarnaum rogou por seu criado, paralítico e terrivelmente atormentado, ele disse não ser digno de receber Jesus Cristo, mas que só uma palavra dita por Jesus curaria o seu servo, e Jesus maravilhou-se de sua fé declarando : “Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé”. ( Mateus 8:10), o centurião não se achava digno de receber Jesus, queria também evitar um escândalo, pois quando Pedro visitou Cornélio, que era capitão do Regimento Italiano, Pedro disse que as leis dos judeus proíbem que os judeus entrem num lar gentio ou se associem com eles (Atos 10:28), Jesus também tinha um olhar bondoso para os samaritanos, o bom samaritano mostrou ter um coração bondoso ao socorrer um homem quase morto e tratá-lo como a um irmão, sua bondade excedia a do sacerdote e levita que levava em consideração às regras da lei, ele superou o muro de inimizade que os separava imbuído pelo amor que o movia.

Em Nazaré, após ler o livro do profeta de Isaías e se identificar com o messias, ele disse que nenhum profeta é reconhecido em sua própria pátria, e proferiu um discurso que deixou todos cheios de ira, ele disse: “Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio”. ( Lucas 4:25-27) Jesus assim cita exemplos de fé de estrangeiros e que Deus os ouve, Jesus também revelou sua identidade aos samaritanos, conversando sobre a fé judaica a uma samaritana, pecadora que pregou a sua cidade sobre Jesus. Quando Jesus certa vez ia a Jerusalém e teve de passar pela Galileia e Samaria, ele curou dez leprosos em uma aldeia, e dentre esses 10 leprosos somente um que era samaritano mostrou gratidão dando glória a Deus. Pedro teve uma visão de uma toalha no céu com alimentos puros e impuros, e uma voz que dizia pare ele se alimentar daqueles animais, e ele como Daniel ao recusar a comida da mesa de Nabucodonosor, recebeu a lição de não chamar de impuro, aquilo que Deus purificou, assim Pedro rompeu com as normas judaicas em relação aos gentios e vai a casa do piedoso Cornélio, naquele lugar os gentios receberam o Espírito Santo, e assim dignos do batismo, a atitude de Pedro escandalizou a Igreja que ainda era como uma flor de botão, e assim o Evangelho começava a ser pregado aos gentios. Paulo, foi obediente curado por Ananias a pedido do próprio Jesus Cristo, e Ananias não compreendia os desígnios de Deus mesmo assim foi obediente, assim como Samuel quando viu Eliabe pensou em seu coração “Certamente está perante o Senhor o seu ungido”. E o Senhor deu uma grande lição a Samuel dizendo “ Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. ( 1 Samuel 17:6-7)e segundo a razão humana poderia ter escolhido Eliabe, mas Deus que conhece o íntimo de todos escolheu Davi que era segundo o coração de Deus, Ananias não conhecia o coração de Paulo e se ele fosse agir pela razão se afastaria de Paulo para não ser perseguido, mas o Senhor sabia que Paulo tinha um bom coração e que só agia daquele modo porque havia sido instruído e condicionado a agir consoante a mais rigorosa seita, como o próprio Paulo declarou sobre si mesmo: “Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois”. ( Atos 22:3). Gamaliel era um doutor da lei, respeitado pelo povo e com poder de decisão no sinédrio, Paulo havia sido discípulo desse rabino que era mais razoável do que o seu discípulo, pois interferiu a favor de Pedro e dos apóstolos,o zelo de Paulo era cego de modo que quando ele ouviu o testemunho de Estevão, perseguiu o cristianismo, pois não compreendia o que era aquele movimento e não sabia o que fazia, a Ananias que estava receoso Jesus disse: “Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel”. ( Atos 9:15), Paulo foi um divisor de águas na história do cristianismo, porque com seu empenho e dedicação muitas igrejas foram fundadas entre os gentios, suas epístolas contêm belos ensinamentos de amor e de fé. Após a ressurreição, Jesus ordenou no Evangelho de Marcos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ( Marcos 16:15-16), Jesus havia ordenado que pregassem a toda a criatura; em Mateus lemos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” ( Mateus 28:19); em Lucas eles recebem a ordem de ficar em Jerusalém até serem investidos do poder do alto ( Lucas 24: 47-53), também é válido destacar que “ (...)Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”. ( Lucas 24:46-47), o Evangelho de João contém um testemunho mais próximo, e no capítulo 21 Pedro é restaurado, e a Pedro é confiado o apascentar das ovelhas ( João 21:17), perante esse pedido estava João que seguia Jesus conforme se infere de João 21:2 e João 21:20.

Desde então o Cristianismo tem sido pregado em todo o mundo, sendo a maior religião em números, reis, imperadores e nações abraçaram o cristianismo como religião oficial, inicialmente o cristianismo era encarado como sendo uma ramificação do judaísmo, cujas práticas e crenças pouco se assemelhavam a dos saduceus, fariseus e essênios, mas com algumas crenças em comum ou alguns hábitos intencionalmente escolhidos para a pregação do evangelho, nos Atos dos Apóstolos o princípio da Igreja foi marcado por perseguições e atitudes de coragem, foi na Ásia Menor que a igreja apostólica floresceu sobretudo na cidade de Antioquia, em Roma muitos foram convertidos, mas depois, o cristianismo foi duramente perseguido por imperadores, muitos foram feitos mártires. Essa pregação é essencial para o juízo, mesmo que existam divergências doutrinárias entre as diversas seitas cristãs e vertentes, o nome de Jesus Cristo tem sido pregado em todas as nações, sobretudo com o avanço da internet, a pregação é essencial para que se cumpra tudo, pois está escrito: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. ( Mateus 24:14), a justiça só é aplicada aos que têm conhecimento, doutro modo seria injusto condenar aquele que desconhece o Filho do Homem, quando Jesus conversou com o cego de nascença ele disse: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece”. ( João 9:39-41), assim: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. ( Tiago 4:17), ser converso a Cristo em espírito e em verdade é fazer o bem e viver em sinceridade e verdade, não é frequentar uma igreja, não é passar o dia em rezas de boca pra fora, é uma conversão interna, uma renovação da mente ( Efésio 4:23), temos o hábito de julgar os outros, criamos estereótipos inamovíveis, quando lembramos de Tomé nos lembramos da “descrença”, quando lembramos de Judas nos lembramos de “traição”,a terrível associação de dois elementos que formam um julgamento sobre outros, em diversas comunidades católicas e ortodoxas acontece a “ Malhação do Judas”, onde um boneco representando Judas é espancado, apedrejado e ou queimado, a vilania coletiva se insurge contra um boneco, e se esquecem totalmente do amor aos inimigos, do mesmo modo Pôncio Pilatos, Herodes Antipas, Caifás, Herodias e tantos outros são blasfemados, odiados, amaldiçoados, mas Jesus morreu por todos nós, até por Judas, eles recusaram-se a amá-lo, eles serão julgados, a mente dele os atormentou em vida e o destino deles não deve ser decidido por nós, nem mesmo o destino de Caim, todos nós somos filhos de Deus, ele faz com que o sol nasça sobre justos e injustos ( Mateus 5:45), Deus é bom para os maus, Paulo disse: “ Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”. ( 2 Timóteo 2:12-13), isto porque, Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas (1 João 1:5).

No tribunal de Cristo todos nós prestaremos contas de nossos pecados, até mesmo dos omissos, Jesus recebeu o reino, onde governará e julgará, Ele tem a autoridade de Deus para julgar com retidão ( João 5:22), Cristo convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo como está escrito: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.Do pecado, porque não crêem em mim;Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”. (João 16:8-11), Jesus era muito cauteloso com os julgamentos em sua missão terrena, no caso na mulher flagrada em adultério vemos um Cristo compreensivo, sábio e justo, Jesus disse: “Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo” ( João 8:15), mesmo Ele conhecendo os pensamentos e intenções nos recônditos do íntimo não ousou julgar ninguém em seu ministério terreno, o juízo se faz necessário por um justo juiz, Paulo disse que se fossemos os nossos próprios juízes não seríamos julgados ( 1 Coríntios 11:31), isto porque somos cegos e guias cegos em se tratando de nossas falhas, após Davi ter cometido adultério e assassinato, após uma parábola evidente sobre os atos ocultos do rei Davi, mesmo assim ele não entendeu a alegoria e achava que o profeta Natã estava expondo um caso literal de julgamento, Davi fica furioso e diz que o personagem da parábola ( que representa o próprio Davi) é réu de morte ( 2 Samuel 12: 1-22),e Davi era um homem ungido por Deus e que pecou gravemente, ele via o cisco, mas era cego de ver a trave em seus olhos, tal é a cegueira do pecado, achamos que estamos certos, mas todos veem nossos erros, Jesus disse para não julgarmos, pois se assim fazemos seremos julgados ( Mateus 7:1), todos os crimes serão revelados, e Satanás que é o príncipe desse mundo será expulso ( João 12:31), o mundo será julgado com retidão, a ideia de um julgamento está presente desde o Antigo Testamento, Salomão havia profetizado um julgamento a todos, os justos e ímpios seriam julgados ( Eclesiastes 3:17), um julgamento sobre o mundo também é citado no Salmo 98:9, em Atos 17:31 um dia será reservado ao juízo através do homem designado e autorizado por Deus ( Jesus Cristo), ele separará os bodes das ovelhas, ou seja os ímpios dos justos ( Mateus 25:31-32), na primeira vez que Cristo veio, Ele veio de forma humilde, tal qual um Odisseu após retornar de sua Odisseia, travestido de um ancião e depois revelando sua realeza e vingança, Jesus virá em glória, acompanhado de todos os anjos, Ele se assentará no trono de sua glória e julgará, sendo Deus onisciente o nosso íntimo será esquadrinhado por Ele que tudo sabe e nada lhe é oculto, os nossos pecados intencionais e os pecados por omissão terão peso:

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

( Mateus 25:36-40)

Assim, os que não foram misericordiosos negaram a Cristo, pois somos feitos a sua feitura e com sua morte Ele nos reuniu em um corpo, matando assim as inimizades. Os que agiram mal ou ignoraram o seu irmão cometeram pecado, pois assim está escrito: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. ( Tiago 4:17), tudo será trazido em julgamento, mesmo que seja em oculto, o bem e o mal que fizermos ( Eclesiastes 12:14), os nossos segredos serão julgados ( Romanos 2:16), de modo que ninguém escapará do juízo por mais justo que afirme, já que somos todos pecadores, e aqueles que pecaram com rebeldia e rejeição a Deus sofrerão condenação, Tiago escreveu: “ Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo”. ( Tiago 2:13), assim os ímpios irão ao tormento eterno e os justos para a vida eterna ( Mateus 25:46), o destino dos ímpios é muito infeliz, pois eles irão para o fogo eterno, junto do Diabo e dos anjos caídos ( Mateus 25:41), Daniel profetizou: “Multidões que dormem no pó da terra acorda­rão: uns para a vida eterna, outros para a vergo­nha, para o desprezo eterno. Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre”.

(Daniel 12:2-3), em conversa aos saduceus Jesus disse que os dignos da ressurreição seriam como os anjos que servem a Deus eternamente, e a estrela é associada a anjos em apocalipse, seremos, pois como anjos servindo Deus e Jesus Cristo. Os santos também julgarão o mundo ( 1 Coríntios 6:2), assim a Igreja tem autoridade para julgar, Jesus disse sobre os pecados cometidos por um irmão e que devem ser repreendidos em particular e não em público para não constranger ninguém, mas caso o tal irmão não perdoasse, o queixoso deveria se reportar à Igreja ( Mateus 18: 15-18), assim tudo ligado na Terra é ligado no céu, quando Paulo reprovou o homem incestuoso duramente e o entregou a Satanás, ou seja, ao seu próprio proceder que leva a Satanáse não a Cristo, em 1 Coríntios ele foi excomungado, mas em 2 Coríntios 2:6-8, Paulo soube que o incestuoso obteve perdão da congregação e disse: “Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos.De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor”. Essa foi um exemplo de julgamento eclesiástico, porque a Igreja não é formado por pessoas perfeitas, mas por pessoas imperfeitas que um dia serão perfeitos, ou seja completos em Jesus Cristo, e Ele é o cabeça, de modo que os membros dependem de Cristo que é o cérebro e coração da Igreja, nós somos os membros, devemos estar unidos para que tudo seja pleno,o sangue que corre em nossas veias é o amor de Cristo que preenche todo o nosso ser, esse amor tem que fluir, os julgamentos a Deus pertencem, e a Igreja é o seu corpo aqui na Terra.

Nós somos deuses ( Salmo 82:6), por sermos filhos de Deus, e Deus está na congregação dos poderosos, julgando no meio dos deuses ( Salmo 82:1). Enfrentamos diversas formas de juízo aqui na Terra, mas são juízos injustos, pois o homem vê a aparência e não o coração, assim tudo é passível de juízo, estamos o tempo todo sendo julgados por nossa aparência, por nosso comportamento, por nossas decisões, por nossas atitudes, por nossa complacência, somos julgados até mesmo por nossas virtudes, como é odioso julgar e como julgamos, muitas pessoas são presas pela aparência, são injustiçadas, julgadas, menosprezadas, mas poucos veem o coração que só a Deus é permitido julgar com retidão, diante de um julgamento é melhor se fazer de mudo, surdo e cego, quem de nós conhece a verdade de tudo? Melhor não julgar ninguém pelas opções e decisões, nem mesmo nós acertamos na vida, a autocrítica é o mais justo julgamento que temos na Terra, antes de tirar o cisco no olho de nosso irmão que possamos perceber a trave que está em nossos olhos. Há juízos terrenos também quando se comete um crime e o estado pune é uma forma de juízo; após a morte, que acontecerá só uma vez virá depois o juízo ( Hebreus 9:27), se morremos com Cristo e em Cristo devemos nos alegrar, o contrito deseja a todo o tempo o juízo de Deus ( Salmo 119:20), e a perspectiva para os justos é que o juízo será uma consolação para eles ( Salmo 119:52), Paulo nos deixa uma importante mensagem de amor, consolo e esperança: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. ( Romanos 8:1)