ÊXODO LIÇÃO 2 CARACTERÍSTICAS DO CHAMADO DE MOISÉS

ESCRAVIDÃO (Êxodo 1.6-13)

Êxodo é a segunda parte do Pentateuco, os cinco livros de Moisés, que formam uma história só. José, filho de Jacó, foi vendido como escravo pelos seus irmãos, no Egito chegou a ser o segundo em liderança em todo o país, abaixo apenas do Faraó. José trouxe toda a sua família, assim como a dos servos para morar no Egito, onde sendo muito férteis, multiplicaram-se muito. O novo faraó, com medo que eles se juntassem aos inimigos do Egito, os sujeitou a cruel escravidão.

POR QUE ISRAEL PASSOU PELA ESCRAVIDÃO?

Algumas teorias da Torá, dizem que Israel foi escravizado porque os Patriarcas pecaram. Várias visões acusam que Abraão pecou várias vezes. Outra teoria acusa os irmãos de José. Outras teorias acusam a própria geração escravizada. Outra teoria diz que o povo no Egito começou a idolatrar e a proteção de Deus deixou de estar com eles e por isso foram escravizados. Ainda outra diz que o cativeiro era um plano de aperfeiçoamento de Deus para o povo, que se entende que era uma provação para elevar sua espiritualidade ao ter experiências com Deus. Outra visão diz que Deus queria proteger o povo contra assimilação. Outro pensamento é que o que acontecia com Israel era profético, para servir de exemplo a todos os que viessem da escravidão do pecado. Outras idéias ainda dizem que Deus queria criar empatia para os menos afortunados não havendo uma grande desigualdade social, eliminando as classes sociais. Por outro lado tudo poderia ter sido fruto do livre-arbítrio, das escolhas que foram acontecendo, tanto dos Egípcios, quanto dos Israelitas.

Pode ser que alguns desses fatos ocorreram ou todos, ou nenhum deles. Muitos na Igreja tem a idéia que quando acontece algo ruim, é fruto do pecado da pessoa. Mas observe que um irmão foi preso, levado à cadeia e lá foi torturado até a morte. Esse irmão estava em pecado? À primeira vista, devido a algumas interpretações sim, mas quem era o irmão: Jesus. Ele foi preso injustamente, preso, levado a cadeia, morrendo sob tortura. Jesus estava em pecado, ou pecou alguma vez na vida? A resposta é não. Então por que vem provações aos cristãos?

Primeiro por que vivemos num mundo caído no pecado. Segundo temos 2 Timóteo 3.12: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente (religiosamente) em Cristo Jesus serão perseguidos.” A sua busca de Deus incomoda o mundo e o Reino das Trevas. Muitos são perseguidos apenas por serem cristãos.

DEUS OUVIU A ORAÇÃO DE ISRAEL

“Disse o Senhor: "De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem.” Êxodo 3:7-9

Durante 400 anos Israel foi oprimido, mas na fala de Deus, nós temos a impressão que Deus ouviu agora a oração de Israel e ouvindo desceu imediatamente para livrá-lo. Mas Israel estava ou não orando? A resposta é sim e não. Já disse alguém que Deus ouve o sentimento na oração e não pesa exatamente as palavras ditas. Existem muitos momentos em que oramos, sem orar de verdade, numa oração preguiçosa, mas existem outros momentos em que clamamos, colocamos nossa vida na oração. Precisamos da resposta. Israel não foi oprimido de uma vez no Egito, mas aos poucos. Talvez no inicio um ou outro tivesse orado, mas ao término, quanto mais oprimidos eram, mais pessoas oravam com vontade de serem ouvidos.

A confirmação que Deus estava ouvindo o povo veio a Moisés, pois ele seria o canal usado para libertar o povo. Na verdade quando a oração de Israel subiu a Deus, então Moisés nasceu. Oitenta anos ainda se passaram até que Moisés estivesse na condição de resgatar a Israel. Quando oramos ai começa a geração da nossa resposta.

MOISÉS

O faraó deu então uma ordem às parteiras que quando fosse menino que o matassem, mas se fosse menina que deixassem viver. No caso as mulheres poderiam virar esposas egípcias, portanto assimiladas, mas os homens não, eles carregavam o nome da linhagem. O faraó deu ordem então para jogarem no Rio Nilo todo menino israelita recém nascido para morrerem.

É inegável que essa passagem tem a ver com a mortandade das crianças na época do nascimento de Cristo. O Faraó aqui faz o papel do Diabo, que quer matar o salvador.

Mas uma hebréia se casou e teve um filho muito bonito, o qual escondeu durante três meses, até que não dava mais. Ela então fez uma espécie de cesta e colocou o menino no cesto e deixou o rio levá-lo embora. A irmã do menino porém seguiu o cesto com o menino e viu quando a princesa do Egito estava se banhando com suas servas e pegou o cesto com o menino. Ela decidiu cuidar do menino como seu filho. Mas onde lhe acharia leite, ou quem cuidaria da criança hebréia? Nisso a irmã de Moisés, Miriã, veio até a princesa e disse que conhecia uma mulher hebréia que tinha acabado de perder o filho, mas ainda tinha leite. Ela poderia cuidar do menino. E assim foi. Moisés foi cuidado no palácio como filho da princesa, pela sua mãe, pelo menos até uma parte da vida.

Moisés havia sido criado pela filha de faraó e foi educado com toda ciência egípcia e sabedoria, foi educado como um guerreiro dentro do palácio, e foi preparado para ser um príncipe. Sua experiência era vasta. Segundo a tradição judaica diz-se que Moisés falava entre línguas, dialetos e idiomas mais de 70.

É uma ironia de Deus, usar um hebreu no meio da Coorte Egipcia, para destruir o Egito. O sabotador do Egito fora criado na família do próprio Faraó.

MOISÉS DESVIA-SE DO PLANO DE DEUS, MATA UM EGIPCIO E FOGE.

Assim como Jacó, Moisés teve a idéia de fazer a coisa certa, mas de forma errada. Jacó queria ser o Patriarca, o líder, o pastor de seu povo. Para isso era necessário a benção da Primogenitura, que seu irmão vendeu por um prato de sopa. Moisés poderia simplesmente ter chamado os líderes na praça e exposto que seu irmão lhe vendera a Primogenitura e ele seria o líder de sua tribo. Mas Jacó preferiu enganar o pai, vestindo-se como Esaú e recebendo a benção do pai, de forma mentirosa. A benção já era dele, não precisava mentir ao pai.

Moisés certa vez viu um soldado maltratando um hebreu e matou o soldado egípcio. Moisés tinha a percepção que libertaria o povo, mas a forma não era matando o povo egípcio, mas expondo seus deuses. Moisés foge, pois o Faraó, descobrindo que era hebreu o queria matar. Moisés tinha quarenta anos quando matou o egípcio, durante outros quarenta anos viveu no deserto, próximo ao Monte Sinai.

MOISÉS NO DESERTO

Fugindo de Faraó, foi para Midiã. (Êx 2) Onde parou num poço para beber água. O sacerdote de Midiã tinha sete filhas que foram buscar água, mas alguns pastores as expulsavam dali. Moisés as defendeu e deu de beber ao rebanho delas. Reuel, o pai das moças casa então Moisés com Zípora, que ficou grávida de Gerson.

O poço era o ponto de encontro dos jovens, o lugar do namoro, no antigo Israel. Jacó encontra-se com Raquel no poço. Eliezer busca esposa para Isaque no poço. Jesus encontra-se com a samaritana no poço – onde a fala de Jesus tem conotações sexuais, para poder tratar com ela no seu problema.

Após o chamado de Moisés no deserto, indo Zípora, esposa de Moisés com seus dois filhos, com ele para o Egito, entendemos que Deus tentou matar Gerson, o filho mais velho. (Êx 4.20-26) O texto não é muito claro sobre quem Deus queria matar, mas a explicação mais lógica é que era o Gerson, pois Ex 2.22 fala do seu nascimento. O outro filho era o Eliezer.

Mas por que Deus queria matar Gerson? O filho do deserto era o filho do desvio do plano de Deus para Moisés. Deus não planejou para Moisés quarenta anos de ostracismo no deserto, mas ele buscou isso para si, quando matou o egípcio. Deus não precisava matar o Egípcio para salvar Israel. Aliás Deus não precisa de ajuda. Moisés não deveria ter tomado a frente matando o egípcio, o que atrasou a obra em sua vida quarenta anos. Moisés não deveria ter se casado no tempo do desvio e muito menos ter tido filhos. Em Números 12.1 Moisés se casou de novo, pois Zípora não é vista na Bíblia acompanhando Moisés, talvez ela fosse uma pedra de tropeço. De qualquer forma ela não fazia parte do plano.

Deus então cobra no filho mais velho, Gerson, o desvio de Moisés. Deus queria matar o menino. Isso ocorreu quando Moisés voltou ao plano. Quando ele voltou ao caminho antes traçado por Deus isso aconteceu.

Deus não conta os dias que estamos fora da sua presença. Por isso que não é a idade física que importa na Igreja, mas o tempo com Deus. Tem gente que acha que deveria ser obreiro por que tem idade física, mas é criança com Deus.

Deus precisa matar o nosso Gerson. Aquilo que adquirimos, plantamos ou fizemos nascer no desvio do plano de Deus.

LIÇÕES DO CHAMADO DE MOISÉS

O TRIO DE QUARENTA – Os primeiros 40 anos da vida de Moisés ele aprendeu tudo sobre o Egito e virou príncipe. O segundo ciclo de vida, os 40 anos no deserto ele desaprendeu tudo sobre o Egito, sendo humilhado até virar pastor de rebanho. Nos últimos 40 anos de Moisés ele aprendeu quem era Deus, virando profeta e legislador.

Êxodo 3:2-5 - Moisés sempre ouvira falar do Deus dos seus pais, mas nunca o tinha conhecido. Uma das minhas constantes orações é que Deus fale com minha esposa e com minhas filhas. Uma coisa é dizer como Jó: Eu conhecia Deus de ouvir falar, outra é Deus falar conosco. Nós precisamos ter um encontro com Deus. Antes de qualquer coisa, a Igreja deveria parar por um momento suas orações e pedir a revelação de Deus. Deus precisa se apresentar ao seu povo. Muitos cristãos desconfiam que Deus nem existe.

Moisés viu no Monte Horebe, onde foi levar o rebanho de animais, uma sarça, um mato seco, que queimava e não parava de queimar. Ao se aproximar ouviu Deus que lhe disse para tirar as sandálias de seus pés.

A sarça, a coluna de fogo no deserto, a presença de Deus no Tabernáculo e as línguas de fogo no Pentecostes, são manifestações visíveis do Espírito Santo. A sarça ardente ainda demonstra que Moisés iria arder no fogo da provação, para poder fazer a obra. A sarça queimando era sinal do que seria o seu ministério. Na presença do Espírito, mas na provação.

Em primeiro lugar, Deus se move em outras categorias. Para nós Deus se move sempre entre milagres. O que para ele é comum. O nível é outro, o seu Reino não é dessa Terra. Em segundo lugar chama a atenção que Moisés estava com a sandália do Egito ainda, talvez a ultima lembrança da vida passada, ao qual ele precisava tirar, para começar nova vida.

NO QUE CONSISTIA O CHAMADO DE MOISÉS

Um líder cristão não é feito da noite para o dia. É preciso que sua liderança seja amadurecida pelo tempo. Moisés foi preparado lentamente pelo Senhor ao longo dos anos, desaprendendo o Egito, o mundo, para salvar o povo que estava no Egito, no mundo. Deus viu que ele seria obediente e capaz de realizar a obra. Somos chamados para ajudar na obra de Deus de salvar a humanidade escravizada pelo pecado.

1. Deus o chama quando ele estava pastoreando ovelhas. Um bom aprendizado para ser o pastor de seu povo.

2. Deus o chama quando ele estava no silêncio e na solidão. Quando tudo cessa no coração da pessoa ela está pronta para ouvir Deus.

3. O objetivo da chamada divina (Êx 3.10). O propósito divino era a saída do povo de Israel do Egito liderada por Moisés. Deus pode, segundo o seu querer, agir diretamente. Contudo, o seu método é usar homens e mulheres junto aos seus semelhantes. Hoje, em relação a muitas igrejas, Deus está dizendo à seus dirigentes: “Tira o ‘Egito’ de dentro do meu povo”.

4. “Certamente eu serei contigo” (v.12). Isso era tudo o que Moisés precisava como líder espiritual do povo de Deus. Hoje, muitos já perderam essa divina presença em sua vida e em seu ministério, por acharem que são alguma coisa em si mesmos, daí, a operação do Espírito Santo cessar em sua vida.

Amém

pslarios
Enviado por pslarios em 20/11/2020
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