ÊXODO – LIÇÃO 3 - A DEZ PRAGAS DO EGITO

HOMILÉTICA (A arte da Pregação) – POSTURA NO PÚLPITO

A pessoa que é chamada ao púlpito, para cantar, orar ou pregar, deve tomar alguns cuidados.

Cuidados com o que se fala. Palavras torpes, palavrão, palavras que parecem palavrão ou piadinhas de duplo sentido, não devem nunca serem proferidos no púlpito. Não da para falar a mesma coisa de forma mais educada? Ou, será que você tem que falar isso ai, que pode ofender?

Proibido: Roupas inadequadas, apertadas, sensuais, curtas demais, transparentes. Crianças no pulpito. Danças sensuais. Gesticulação estranha e inadequada. Gritaria, microfone no ultimo volume e o pregador gritando. Não sente nos assentos do púlpito sem ser convidado. Nunca, jamais, bata na Bíblia, ou bata no púlpito. Não fique fazendo mimica do púlpito para alguém fora do púlpito. Não converse enquanto alguém canta, ora ou prega. Não fique comendo no púlpito.

Sentado no púlpito: Sente-se direito, não fique se coçando, não use celular, não fique lendo nada que não seja a Bíblia, não fique conversando e atrapalhando o pregador ou o cantor, não durma no púlpito, não fique descendo e subindo do púlpito, na hora do culto. Esteja atento quando outro estiver no púlpito.

INTRODUÇÃO

Quando Moisés foi falar pela primeira vez com Faraó disse: ‘Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto’. Êxodo 5:1 Das outras vezes ele disse: “Deixe ir o meu povo, para prestar-me culto no deserto.” Êxodo 7:16 - O culto deve ser celebrado como uma festa ao nosso Deus. Os deuses eram necessários para manter a ordem no universo.

Varias pragas não aconteceram na terra de Gosem, onde estavam os israelitas. Deus demonstrou assim que fazia separação entre o seu povo, que não era atingido pelas pragas e os egipcios. O pecado traz as pragas. O pecado do Egito era idolatria. Moisés orou várias vezes para a praa que ele mesmo orou para vir, fosse embora. Oração é se colocar na brecha para que a ira de Deus não seja derramada na Terra.

O MOTIVO DAS DEZ PRAGAS DO EGITO

A Bíblia nos demonstra que as pragas serviram para contrastar o poder do Deus de Israel com os deuses egípcios, invalidando-os. As pragas foram o julgamento, ou a revelação de que não eram poderosos, ou de que não eram maiores do que o Deus de Israel. "Naquela mesma noite Eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei Juízo sobre todos os deuses do Egito." Ex 12.12

As pragas começaram no cap. 7, mas Deus ainda deu chance a Faraó, no cap. 5.1-3, ordenando que deixasse o povo ir, apenas com a ameaça que iria acontecer alguma coisa. Ele não deu ouvidos e ainda piorou a situação do povo. (5.7-9)

1. Sangue

Quando Moisés e Arão pediram a libertação dos hebreus, o faraó rejeitou seu pedido. Então Deus tornou a água do rio Nilo em sangue. Ninguém conseguia beber a água do rio e todos os peixes morreram. Mas os magos do faraó também conseguiram transformar água em sangue por feitiçaria, ciencis ocultas e o faraó não libertou os hebreus (Êxodo 7:20-22). Os egipcios cavaram poços ao redor do Nilo, pois a praga parece que durou sete dias. (7.24-25)

Essa praga foi um grande golpe para o Egito. O rio Nilo representava a vida do país, porque todo seu sustento dependia dele. Os egípcios adoravam o rio mas agora se tinha tornado um lugar de morte. Deus mostrou que Ele é o único dono da vida.

2. Rãs

Deus mandou Arão estender sua vara sobre as águas do Egito e rãs subiram, cobrindo toda a terra (Êxodo 8:2-4). Mas os magos do faraó também conseguiram trazer sapos sobre a terra. Faraó pediu e Moisés orou. As rãs morreram onde estavam, nospalacios, nas casas. (8.13)

Para os egípcios, a rã era associada à deusa da fertilidade. As rãs apareciam mais na época de cheia do rio Nilo mas nunca tinham aparecido tantas rãs assim. Em vez de ser símbolo de bênção, Deus transformou a rã em um grande problema e novamente humilhou os deuses do Egito.

3. Piolhos

Deus mandou Arão ferir o pó com sua vara e surgiram piolhos (ou pulgas, ou outro bicho parecido) sobre as pessoas e os animais em toda a terra. Dessa vez, os magos não conseguiram fazer o mesmo e reconheceram a ação de Deus (Êxodo 8:16-19).

A Bíblia diz que os piolhos surgiram do pó. Por ordem de Deus, a própria terra se virou contra os egípcios! Deus mostrou que Ele é o dono de toda a terra.

4. Moscas

Deus enviou enxames de moscas sobre o Egito, que arruinaram a terra. Mas as moscas não entraram na região onde os hebreus moravam (Êxodo 8:21-32). Aqui houve uma negociação. Faraó permitiu eles prestarem culto - mas no Egito. Pela segunda vez Faraó dise que o povo poderia ir, mas passada a praga, ele não liberta Israel. (8.25)

O Egito significa o mundo, o pecado, a escravidão. E Faraó significa Satanas. Era necessário sair do Egito, do mundo, do pecado, e ir ao deserto, um lugar separado, santificado, prestar culto a Deus. Não prestamos culto a Deus na antiga vida. Tem que haver o Novo Nascimento, transformação de estilo de vida.

Tem gente que quer ser crente, sem mudar de vida, sem experiências, sem provação, sem que a sua fé seja provada e ele cresça no conhecimento de Deus. Quer Deus, mas quer continuar a viver do jeito antigo. Isso é prestar culto no Egito.

Devemos andar com Deus, nos termos de Deus. Devemos aprender a orar, a fé etc. E só assim as promessas virão sobre nós. Devemos viver uma vida separada do mundo (santa) paraque as promessas de Deus nos aconteçam. Enquanto estamos com Deus, com um pé no Egito, estamos divididos e Deus não abençoa, por quê nós não nos deixamos abençoar. O crente deve fazer do jeito de Deus. Devemos viver uma vida 100% cristã. E só viver uma vida religiosa não é o suficiente, devemos ser espirituais.

5. Morte dos rebanhos

Deus enviou uma praga que matou os rebanhos de cavalos, jumentos, camelos, bois e ovelhas dos egípcios em um só dia (Êxodo 9:2-4). O faraó investigou e descobriu que nenhum animal dos hebreus tinha morrido.

Os rebanhos eram a fonte principal de carne na dieta dos egípcios, além de bens essenciais, como leite, couro e lã. Alguns deuses egípcios importantes tinham caraterísticas de bois. Com essa praga, Deus atacou a economia do Egito.

6. Feridas

Deus mandou Moisés pegar um punhado de cinzas e espalhá-lo pelo ar. Quando Moisés fez isso, feridas purulentas surgiram nos homens e animais. Até os magos do faraó foram infetados (Êxodo 9:10-12).

Nenhum dos deuses da saúde ou da cura livrou os egípcios da doença. Deus mostrou que Ele tem poder sobre a saúde e a doença.

Deus mostra que já poderia ter matado o Faraó e todo o Egito, se ele assim o quisesse: Disse o Senhor a Moisés: "Levante-se logo cedo, apresente-se ao faraó e diga-lhe que assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixe o meu povo ir para que me preste culto.

Caso contrário, mandarei desta vez todas as minhas pragas contra você, contra os seus conselheiros e contra o seu povo, para que você saiba que em toda a terra não há ninguém como eu.

Porque eu já poderia ter estendido a mão, ferindo você e o seu povo com uma praga que teria eliminado você da terra.

Mas eu o mantive de pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra. Êxodo 9:13-16

Essa fala a Faraó, ao mundo pecador, é uma fala para nós também. Deus quer abençoar o seu povo, e nós vivemos como se não ligássemos para Deus. O seu povo peca, erra, duvida. Deus nos mostra o seu poder diariamente e nos abençoa, mas não por que merecemos, pois não merecemos.

A ULTIMA ORAÇÃO – A ORAÇÃO QUE DEUS OUVE

“Por amor do meu próprio nome eu adio a minha ira; por amor de meu louvor eu a contive, para que você não fosse eliminado. Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição. Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um outro.” (Isaias 48.9-11)

Quando não houver mais o que orar a Deus, pois estamos de tal jeito que Deus não nos ouve mais, podemos orar a ultima oração. Faça isso por causa do Teu Nome, que não pode ser difamado, desprezado. Não por minha causa, mas pela Tua.

7. Granizo

Moisés avisou o faraó que Deus iria mandar a pior tempestade de granizo de sempre sobre o Egito. Alguns dos conselheiros do faraó ouviram o aviso e abrigaram seus escravos e rebanhos antes da tempestade. Mas todos que ficaram no campo morreram com a força do granizo, junto com as plantas (Êxodo 9:24-26). Mas não houve granizo em Gosem. Com a tempestade de granizo, Deus humilhou os deuses egípcios da colheita e do clima.

Alguns do Egito prestaram atenção as palavras de Deus e se abrigaram e aos animais. Outros não prestaram atenção, acreditando que Deus não cumpriria o que falava. Muita gente não acredita em Deus e nem no fim do mundo e portanto vivem de qualquer jeito.

8. Gafanhotos

Moisés avisou que Deus iria mandar gafanhotos sobre o Egito e os conselheiros do faraó lhe imploraram para libertar os hebreus, para não devastar mais a terra (Êxodo 10:7). Mas o faraó se irritou com Moisés e Arão e os expulsou de sua presença. Surgiram tantos gafanhotos que a terra se escureceu com eles. Toda a vegetação que restava foi destruída.

Deus destruiu todas as fontes de alimento no Egito. Os deuses que deveriam garantir o sustento falharam. Deus mostrou que Ele é quem dá sustento.

A estratégia de Satanás. Faraó queria deixar só os homens irem cultuar a Deus, as mulheres e crianças deveriam ficar. Isso fala de julgo desigual. Mulheres e crianças no Egito, no mundo e os homens buscando a Deus, ou vice-versa. A ordem é ninguém fica no deserto. Quem está com o crente tem que se converter. (verso 10.13) O Vento oriental trouxe os gafanhotos. Faraó reconhece que pecou contra Deus, mas não se converte. Falso Arrependimento. (verso 10.19) Vento Ocidental manda os gafanhotos para o Mar Vermelho.

Por que Deus endurece corações? - “Mas o Senhor endureceu o coração do faraó, e ele não deixou que os israelitas saíssem.” Êxodo 10:20. A Bíblia ensina quem primeiro se endurece é a pessoa. Você que não quer se converter, eu não vou dar situações para você se converter e crer e ser salvo. Em Romanos 11.8 Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não enxergar e ouvidos para não ouvir.

9. Trevas

Deus mandou Moisés estender a mão para o céu e densas trevas que podiam ser apalpadas, cobriram o Egito durante três dias. Ninguém podia ver o outro e nem sair do lugar. Não enxergavam um palmo à frente do nariz. Mas todos os israelitas tinham luz (Êxodo 10:22-23).

Os faraós eram considerados descendentes do deus do sol. Esse foi um ataque direto ao faraó e todo seu poder. Essas trevas ainda tem o significado das pessoas que vivem fora da luz de Deus. Os crentes tem luz, ou conforme Efésios 1 o Espírito Santo de Iluminação, que é conversão, ilumina o nosso Espírito, para nos converter. A nossa volta à Deus, pós-pecado é iluminação. Quando o homem morreu no Jardim do Eden o Espírito de Deus se afastou, isso foi chamado de morte (espiritual), mas Efésios 1 é a volta, a religação, a Deus.

10. Morte dos primogênitos

Antes da ultima praga, temos uma fala interessante do Faraó. Vão os homens prestarem culto a Deus e podem levar as mulheres e crianças, mas deixem os bois e ovelhas, justamente os que eram ofertados no sacrifício. (Êxodo 10.24) O significado para nós é que o Diabo até nos deixa ter o nome de crente, se não prestarmos o nosso culto a Deus. A adoração traz o Reino e isso ele não quer.

De noite, Deus passou pelo Egito e matou o primeiro filho de todas as famílias do Egito e as primeiras crias de todos os rebanhos (Êxodo 12:29-30). Somente os israelitas, que tinham colocado o sangue dos carneiros oferecidos a Deus nos batentes de suas portas, não sofreram perda.

A décima praga foi um ataque a todo o Egito e seu futuro. O primeiro filho era o herdeiro principal e o sinal da continuidade dos pais. Deus mostrou que Ele tem poder até sobre a vida e o futuro.

Depois que perdeu seu filho, o faraó finalmente libertou os hebreus, que deixaram o Egito, rumo à terra prometida.

As pragas que Deus enviou atacaram tudo que era precioso e sagrado para os egípcios. Por não obedecerem a Deus, Ele destruiu tudo em que confiavam. As pragas do Egito provaram que Deus tem poder sobre tudo e não existem outros deuses (Êxodo 9:15-16).

Algumas das pragas poderão ter explicação científica mas outras foram claramente sobrenaturais. Com ou sem o uso de fenômenos naturais, as pragas do Egito foram milagres, que aconteceram exatamente na hora certa quando Deus ordenou.

BIBLOGRAFIA

Internet

Comentário Moody

Facebook: Paulo Sergio larios

pslarios
Enviado por pslarios em 21/11/2020
Reeditado em 30/11/2020
Código do texto: T7117017
Classificação de conteúdo: seguro