DEUS CRIOU O MAL?

Uma das maiores perguntas da Teologia: Deus é o autor do pecado? Deus criou o pecado?

Essa pergunta tem duas vias:

A via externa pessoas não cristãs fazem contra o cristianismo. Como é que vocês pdoem crer no cristianismo, se dentro do cristianismo, Deus seria o criador do pecado. Muitos usam esse argumento contra a existência e a verdde de uma fé cristã razoável.

A via interna. Esse debate não é apenas feito pelos que não gostam do cristianismo, mas dentro da Igreja também.

A pergunta é: Se existe um Deus soberano que criou todas as coisas e se pecado existe, como é que esse pecado não é culpa de Deus?

Como Deus pode não ser o culpado do pecado de Adão e Eva, se foi Deus quem colocou a árvore do bem e do mal no meio do Jardim.

A resposta pode ser sobre a “Soberania de Deus e a Responsabilidade do homem, e nos limites do que é revelado na Bíblia.

SOBERANIA DE DEUS X RESPONSABILIDADE DO HOMEM e LIVRE ARBÍTRIO

Soberania – Deus controla tudo na história. É o Deus providente, organiza a história e nada foge do seu conhecimento e tudo funciona por que Deus preordenou, desde o fundamento do mundo. Nada sai do plano do divino.

A responsabilidade do homem – Nós seres humanos somos seres autoconscientes, nós não somos robos e temos escolhas. Não somos fantoches e nem marionetes, somos seres dotados de volição (ato de escolher ou decidir), de vontade, de moral.

Deus ordena os acontecimentos na história, de determinada forma que ele não é o responsável moral pelas decisões que os seres humanos tomam.

Deus não participa do pecado, Deus não leva o homem a pecar. Deus não é o responsável moral pelas decisões que ele mesmo preordena, que ele sabe com antecipação, que ele predestina.

A questão é que muita coisa é permissão de Deus e não vontade de Deus. Muita coisa existe por que nós queremos, não por que Deus impos, mas por que somos seres autoconscientes.

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Tiago 1:13

CLÁUSULA DE SAÍDA

Adão e Eva eram os unicos seres do mundo e como saber que eles amavam só a Deus, se não havia outro a amar? Se sou o ultimo homem do mundo, a ultima mulher do mundo, só tem a mim para amar e mais ninguém. Como saber se sou mesmo amado?

A cláusula de saída nos fala sobre isso. No contrato de casamento de Adão e Eva com Deus, havia uma clásula, que era o fruto proibido de uma árvore. Esse fruto podemos chamar de obediência ou de desobediência.

O fato de existirem outras mulheres e o fato de existirem outros homens no mundo é o que faz com que o contrato de casamento seja algo bom e desejável.

Eu acho que a questão é menos dificil do que parece. Deus queria provar o homem e os anjos, para saber se eles amariam a Deus, mesmo tendo a oportunidade de não fazer assim.

Deus permitiu que o pecado entrasse no mundo, mas não foi Deus quem tentou o homem, mas Deus permitiu que houvesse um tentador.

O ANJO DESTRUIDOR

Como entender 2 Samuel 24, que nos fala (verso 1) que Deus se irou com o pecado do povo e levou a Davi a fazer um censo (contar o povo), sendo que Deus não queria que o povo fosse contado, pois seriam como as estrelas que não se podem contar? Ainda assim Deus deu uma clásula de saída para Davi não pecar, usando a Joabe, que não gostou dessa contagem (verso 3). Depois que o povo foi contado, Davi sentiu no seu coração que pecou - havia um peso de pecado, de erro. Foi o profeta Gade e disse ao rei: Escolha uma das três pragas que Deus vai mandar: Três anos de fome, três meses fugindo dos seus inimigos, ou uma praga, uma peste, em sua terra? Davi disse que preferia cair namão do Senhor. Veio então o anjo destruidor (verso 15-16) e estendeu a sua mão de Dã a Berseba, morrendo 70 mil, quando ele foi estender a mão para destruir a Jerusalém, Deus mandou ele parar.

Davi viu o anjo, ele viu o mal que ele provocou.

Como resolver isso? 1º no verso 1 Deus irou-se contra o pecado de Israel e usou a Davi para pecar. Deus permitiu um demônio ir soprar no ouvido de Davi para contar o povo. Mas Deus deixou uma clausula de saída, com Joabe.

2º o povo estava em pecado e Deus queria julga-lo. Não morreu nenhum inocente.

Davi foi servo do Senhor, quando Deus contou com o pecado dele e o demônio foi também servo do

Senhor, em soprar a tentação a Davi e vir destruir Israel.

Tanto o pecado, quanto os demônios, só acontecem se Deus permitir.

Deus não quer, mas conta, sabe, que o homem pode pecar.

O PECADO NÃO FUNCIONA DE QUALQUER JEITO

O pecado precisa ser ativado. Ele não funciona de qualquer jeito. Se não há ambiente propicio ao pecado, ele não acontece.

Se não há tentação, não ha falta de nada, a pessoa está saudável, com dinheiro, namorando, sem problemas, comendo bem, com roupa nova, no meio dos crentes, não por que pecar.

Deus então permite que haja uma árvore no meio do jardim, mostra a árvore e diz que não é para comer do fruto. Deus permite que o Diabo ainda diga que quem comer será como Deus – sendo essa a tentação que os pegou.

Para o pecado funcionar o Espírito se afasta um pouco. Nessa shoras o que devemos fazer é nos fiar na palavra que já aprendemos. Deus quer que a gente viva na palavra.

Jesus foi tentado no deserto, depois de 40 dias teve fome e ai o demônio apareceu.

Quem já jejuou já notou que o Espírito Santo parece sumir no seu jejum? Ele está mais perto do que nunca no seu jejum, mas a impressão que temos é que ele se afastou.

Na prova, você já notou que parece que Deus não te responde, que ele está longe, ou foi embora?

A prova é o Espírito se afastar para ver o que você vai fazer. Deveríamos andar pela revelação que já recebemos e ficar firmes nela.

Se Deus não trouxe um novo mover, você deve andar pelo ultimo mover.

DEUS É O AUTOR DO PECADO?

Não. Deus não pode pecar e nem fazer ninguém pecar. Ele pode contar que você vai pecar, se colocarem na sua frente todo o ambiente para o pecado.

A Clausula de Saída funciona para o bem, como funciona para o mal. As pessoas sempre tem a oportunidade de acertarem, como tem a oportunidade de errarem.

Deus permite o pecado? Ai já é mais dificil responder e a resposta é sim.

Mas essa permissão tem dia e hora para acabar.

Os aprovados deverão passar em tudo quanto é teste para todos sabermos se eles andarão na eternidade com deus ou não. Muita gente foi desqualificada por bobeiras.

DEUS QUE VEM DEPOIS DO ACONTECIDO

Um versículo que me explica Deus é esse: “Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". Gênesis 12:3

A promessa feita a Abraão era que Deus abençoaria os que o abençoassem, duante o caminho da sua jornada, ou da sua vida, e amaldiçoaria quem assim o fizesse também.

Observe, Deus não ia na frente trazendo só pessoas boas, que abençpoassem a Abraão, mas Deus seguia atrás, talvez, digamos, caminho de dois dias de viagem? O que acontecesse, fosse o que fosse, Deus só viria daqui a dois dias.

Então na caminhada, que era a escolha de Abraão, Deus só viria depois e ai Abraão já havia se encontrado com pessoas que se tornaram seus inimigos e outros que se tornaram seus amigos. A culpa dos inimigos não era de Deus. Alguns não gostaram dele, por que não gostaram. Não foram com a cara dele e pronto. Seus projetos iam de frente ao projeto de outros e se tornaram inimigos.

O mais interessante é que aqueles que se tornaram amigos, não foi porque Deus assim o mandou, mas porque tiveram ainclinação de gostarem do crente. Os amigos, simpatizaram com Abraão, por que simpatizaram. E era coisa deles.

Dai que os inimigos de Abraão, quando Deus chegasse daqui a dois dias de atraso, ele julgaria, mas os amigos, ele abençoaria.

Valorize o amigo, pois ele gostou de você sem que fosse obrigado a isso. Deus não ordenou o seu amigo. O seu amigo te ama, por que te ama. E Deus respeita isso.

MAS O QUE É O MAL?

O mal é a ausência de Deus. Por isso afirmo que para haver ambiente de pecado é só Deus se afastar um pouco. Para haver muito mal, é só Deus se afastar mais ainda.

A Tribulação será um tempo onde o Espírito de Deus estará longe de muitos corações.

O nosso irmão Vinicius nos disse algo muito importante numa pregação. É escolhido para ser pastor, quem já o é. Barnabé e Paulo foram escolhidos para irem à obra, quando já estavam nela a 15 anos. O mesmo serve de forma negativa.

Vai acabar pecando, quem já tem o desejo. E ai somos todos nós. Então todos somos tentados.

Deus sabendo que ele é o bem, sabe também que a sua ausência é o mal. Ou decisões erradas. Pecado e´errar o alvo.

COMO OS DEMÔNIOS AGEM EM RELAÇÃO AO MAL?

As pessoas vão pecando e Deus vai tendo paciência, ao mesmo tempo que os demônios ficam querendo tentar a pessoa a pecar.

Os demônios não podem agir na vida das pessoas se não houver o pecado. Não havendo legalidade, ele não pode agir.

Com o pecado continuado, Deus acaba permitindo que os demônios venham à vida da pessoa para o tentarem. E se pecarem, os demônios poderão agir. A não ser que Deus intervenha. (Zacarias 3.1-4)

As vestes de Zacarias foram mudadas, por que ele já vinha assim o desejando. Deus fez passar dele o seu pecado, por que ele já andava nesse caminho.

A máxima é: Quem quer ser limpo, eu limpo.

Mas ainda assim há clausulas de saída para quem está tentado, pecando ou sofrendo as consequências do pecado. Deus pode agir com misericórdia em todos os casos.

Leia misericórdia e suplica, como Deus estando derramando a sua ira na humanidade e você ora pedindo para Deus parar o mal, na qual ele não é o causador e se lembrar do seu amor.

SENDO BONS

Perfeito na bondade só Deus. Seres criados são inferiores a Deus. Não tem a mesma essência de Deus. Só poderão serem bons, se continuarem em Deus. Emprestimo de bondade.

Deus dotou os anjos e os homens com escolhas.

Para Deus o pecado era só teoria: ausência de Deus. Em seres inferiores poderia ser realidade.

A questão é: Mesmo com a Clausula de Saída, o pecado, você escolherá Deus?

Tendo uma árvore no meio do Jardim, você vai escolher passar longe dela?

A ausência do pecado é uma prova de amor a Deus.

A criação foi formada na comunhão com Deus, quando ela achou que poderia ser boa, sem Deus, surgiu o mal.

Aém.

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 07/12/2020
Código do texto: T7129754
Classificação de conteúdo: seguro