DEUS CRIOU O MAL? - 2

Uma das maiores perguntas da Teologia é: Se Deus é soberano e criou todas as coisas e se o pecado existe, como é que esse pecado não é culpa de Deus?

Essa pergunta tem duas vias: (1) A via externa – onde pessoas não cristãs fazem contra o cristianismo. O argumento é: Como é que vocês podem crer no cristianismo, se Deus é o criador do pecado? Muitos usam esse argumento contra a existência e a verdade de uma fé cristã razoável. (2) A via interna – Os cristãos também gostariam de saber isso, pois existem versículos na Bíblia que parecem contraditórios.

VERSÍCULOS CONTRADITÓRIOS

Versículos que dizem que Deus criou o mal, as trevas. “Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas.” (Isaías 45:7) “Quem poderá falar e fazer acontecer, se o Senhor não o tiver decretado? Não é da boca do Altíssimo que vêm tanto as desgraças como as bênçãos?” (Lamentações 3:37,38) Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o SENHOR a tenha mandado? (Amós 3.6)

Versículos que demonstram que Deus não tenta ninguém. “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” (Tiago 1:12-15)

Há quem diga, usando Isaías 45.7, que Deus é um ser "equilibrado" que é tanto bom como mau. Deus não é um conjunto de forças opostas. Ele é perfeitamente bom, e não contém nada de maldade. "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" (1 João 1:5).

A CRIAÇÃO EM GÊNESIS

O livro de Gênesis ensina que tudo quanto foi criado por Deus era bom, especialmente por desfrutar de plena comunhão com Ele (Gênesis 1). Na verdade nem é correto falar do mal como algo supostamente criado, porque o mal não é um objeto ou uma criatura.

O mal não foi criado. Biblicamente o correto é entender que o mal é a ausência do bem. Em outras palavras, num sentido ainda mais específico, podemos dizer que o mal é a ausência de Deus, isto é, o mal é aquilo que é contrário a Deus. Então sob esse aspecto não é errado dizer que teoricamente o mal sempre existiu; isso porque Deus, que é plenamente bom e santo, também sempre existiu. Portanto, em tese aquilo que é oposto a Deus é o mal. Por isso esse mal moral (escolha entre o bem e o mal) é chamado na Bíblia de desobediência, erro, iniqüidade (ação moral ruim, contrária à boa moral e à religião) e pecado (violação de um preceito religioso).

Como a santidade e a bondade são qualidades atribuídas ao caráter divino, não faz qualquer sentido pensar no mal como obra de Deus, pois isto é completamente contrário a sua natureza e ao seu ser. Em outras palavras, é impossível que Deus pratique o mal, ou faça alguém praticar. Deus sabe do mal teoricamente, mas só veio a ser experimental em Jesus, que apesar de totalmente santo, ao substituir o homem pecador na Cruz recebeu o castigo sobre si. “O castigo que nos traz a paz estava sobre ele.” (Isaías 53.5)

QUANDO O MAL SURGIU?

Apesar de em princípio o mal sempre ter existido (como aquilo que é oposto a Deus), ele somente passou a ser uma possibilidade experimental após a existência das criaturas de Deus. Deus criou seres racionais dotados de pessoalidade, intelecto, vontade, responsabilidade etc., entretanto de essência diferente da de Deus. A essência de Deus é plenamente santa e plenamente boa. Não existe em Deus a possibilidade de pecado.

Então quando um desses seres livremente resolveu se opor a Deus e desobedecer Sua vontade, o mal passou a ser experimental. Assim, é possível entender que o mal experimental, como uma realidade presente no mundo, surgiu das escolhas e decisões erradas de seres que foram criados por Deus originalmente bons. Mas esses seres fizeram uso de seu livre-arbítrio, livre-escolha e transgrediram (ultrapassaram a cerca, o muro) a vontade de Deus se tornando rebeldes diante Dele.

CLÁUSULA DE SAÍDA

A Teologia fala de uma “Cláusula de Saída”.

Adão e Eva eram os únicos seres do mundo e como saber que eles amavam só a Deus, se não havia outro a amar? Se sou o ultimo homem do mundo, a ultima mulher do mundo, só tem a mim para amar e mais ninguém. Como saber se sou mesmo amado?

A cláusula de saída nos fala sobre isso. No contrato de casamento de Adão e Eva com Deus, havia uma cláusula, que era o fruto proibido de uma árvore. Esse fruto podemos chamar de obediência ou de desobediência, dependendo do que fizessem com ele.

O fato de existirem outras mulheres e o fato de existirem outros homens no mundo é o que faz com que o contrato de casamento seja algo bom e desejável.

O ANJO DESTRUIDOR

Deus permitiu que o pecado entrasse no mundo, mas não foi Deus quem tentou o homem, mas Deus permitiu que houvesse um tentador.

Como entender 2 Samuel 24, que nos fala (verso 1) que Deus se irou com o pecado do povo e levou a Davi a fazer um censo (contar o povo), sendo que Deus não queria que o povo fosse contado, pois seriam como as estrelas que não se podem contar? Ainda assim Deus deu uma cláusula de saída para Davi não pecar, usando a Joabe, que não gostou dessa contagem (verso 3). Depois que o povo foi contado, Davi sentiu no seu coração que pecou - havia um peso de pecado, de erro. Foi o profeta Gade e disse ao rei: Escolha uma das três pragas que Deus vai mandar: Três anos de fome, três meses fugindo dos seus inimigos, ou uma praga, uma peste, em sua terra? Davi disse que preferia cair na mão do Senhor. Veio então o anjo destruidor (verso 15-16) e estendeu a sua mão de Dã a Berseba, morrendo 70 mil, quando ele foi estender a mão para destruir a Jerusalém, Deus mandou ele parar.

Como resolver isso? 1º no verso 1 Deus irou-se contra o pecado de Israel e usou a Davi para pecar. Deus permitiu um demônio ir soprar no ouvido de Davi para contar o povo. Mas Deus deixou uma clausula de saída, com Joabe.

2º o povo estava em pecado e Deus queria julgá-lo. Não morreu nenhum inocente. Davi foi servo do Senhor, quando Deus contou com o pecado dele e o demônio foi também servo do

Senhor, em soprar a tentação a Davi e vir destruir Israel. Tanto o pecado, quanto os demônios, só agem se Deus permitir. Deus não quer, mas conta, sabe, que o homem pode pecar.

O PECADO NÃO FUNCIONA DE QUALQUER JEITO

O pecado precisa ser ativado. Ele não funciona de qualquer jeito. Se não há ambiente propicio ao pecado, ele não acontece. Se não há tentação, não ha falta de nada, a pessoa está saudável, com dinheiro, namorando, sem problemas, comendo bem, com roupa nova, no meio dos crentes, não tem por que pecar.

Deus então permite que haja uma árvore no meio do jardim, mostra a árvore e diz que não é para comer do fruto. Deus permite que o Diabo ainda diga que quem comer será como Deus – sendo essa a tentação do próprio diabo.

Para o pecado funcionar o Espírito se afasta um pouco. Nessas horas o que devemos fazer é nos confiar na Palavra que já aprendemos. Deus quer que a gente viva na palavra. Se Deus não trouxe um novo mover, você deve andar pelo ultimo mover, pela revelação que já lhe foi dada.

A PROVAÇÃO

Jesus foi tentado no deserto, depois de 40 dias teve fome e ai o demônio apareceu. Quem já jejuou já notou que o Espírito Santo parece sumir no seu jejum? Ele está mais perto do que nunca no seu jejum, mas a impressão que temos é que ele se afastou. Na prova, você já notou que parece que Deus não te responde, que ele está longe, ou foi embora? A prova é o Espírito se afastar para ver o que você vai fazer. Deveríamos andar pela revelação que já recebemos e ficar firmes nela.

DEUS QUE VEM DEPOIS DO ACONTECIDO

Um versículo que me explica Deus é esse: “Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". Gênesis 12:3

A promessa feita a Abraão era que Deus abençoaria os que o abençoassem, durante o caminho da sua jornada, ou da sua vida, e amaldiçoaria quem o amaldiçoasse. Observe, Deus não ia na frente trazendo só pessoas boas, que abençoassem a Abraão, mas Deus seguia atrás, talvez, digamos, caminho de dois dias de viagem? O que acontecesse, fosse o que fosse, Deus só viria daqui a dois dias.

Então na caminhada, que era a escolha de Abraão, Deus só viria depois e ai Abraão já havia se encontrado com pessoas que se tornaram seus inimigos e outros que se tornaram seus amigos. A culpa dos inimigos não era de Deus. Alguns não gostaram dele, por que não gostaram. Não foram com a cara dele e pronto. Seus projetos iam de frente ao projeto de outros e se tornaram inimigos.

O mais interessante é que aqueles que se tornaram amigos, não foram porque Deus assim o mandou, mas porque tiveram a inclinação de gostarem do crente. Os amigos simpatizaram com Abraão, por que simpatizaram. E era coisa deles. Dai que os inimigos de Abraão, quando Deus chegasse daqui a dois dias de atraso, ele julgaria, mas os amigos, ele abençoaria.

Valorize o amigo, pois ele gostou de você sem que fosse obrigado a isso. Deus não ordenou o seu amigo. O seu amigo te ama, por que te ama. E Deus respeita isso.

COMO OS DEMÔNIOS AGEM EM RELAÇÃO AO MAL?

As pessoas vão pecando e Deus vai tendo paciência, ao mesmo tempo em que os demônios ficam querendo tentar a pessoa a pecar. Os demônios não podem agir na vida das pessoas se não houver o pecado. Não havendo legalidade, ele não pode agir. Com o pecado continuado, Deus acaba permitindo que os demônios venham à vida da pessoa para o tentarem. E como Deus permite o demônio atacar alguém? A pessoa não se converte, só peca, afastando o Espírito de Deus que é Santo. E saindo Deus, vem o diabo. E se as pessoas pecarem, os demônios poderão agir. A não ser que Deus intervenha. (Zacarias 3.1-4)

As vestes de Zacarias foram mudadas, por que ele já vinha assim o desejando. Deus fez passar dele o seu pecado, por que ele já andava nesse caminho.

Mas ainda assim há clausulas de saída para quem está tentado, pecando ou sofrendo as conseqüências do pecado. Deus pode agir com misericórdia em todos os casos. Leia misericórdia e suplica, como Deus estando derramando a sua ira na humanidade e você orar pedindo para Deus parar o mal, na qual ele não é o causador e se lembrar do seu amor. “Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados? Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.” Lamentações 3:39,40

PROVAÇÃO E TENTAÇÃO ANDAM JUNTOS

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” Tiago 1:12-15

Tiago 1.2 diz que se considere feliz o homem que passar por várias provações. Ou seja, a provação vai passar. Não há provação que dure para sempre. Tiago 1.12 diz que o segredo da vitória na provação é a perseverança, continuar a buscar o Senhor, não desanimar.

Tiago nos ensina que Deus não tenta ninguém. Mas se somos tentados é pela nossa tendência pecaminosa. Quem não tem o desejo de ser ladrão, não vai roubar. Quem não tem o desejo de usar drogas, é perder tempo com drogas para ele. Somos atraídos pelo nosso pecado. A gente deve se assustar pelos desejos que sobem do nosso coração. O Salmo 42.7 diz que um abismo chama outro abismo. Um buraco, um pecado, chama outro pecado.

A tentação vem dos nossos desejos, que dão à luz ao pecado. E quando o pecado surge, gera morte.

A VITÓRIA SOBRE O PECADO

“Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.” 1 Pedro 2:11

O segredo contra o pecado é um só: Se abster, quer dizer, não fazer, não praticar. Devemos nos abster, não fazer, não praticar, os desejos da carne. Desejos de fofoca, de violência, sexuais, ou qualquer um. E “carne” na Bíblia, não é o nosso corpo mortal, mas a nossa natureza pecadora, herança de Adão e Eva. (Hebreus 12.14) (2 Crônica 7.13-16)

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 10/12/2020
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