A escuta: aconselhamento pastoral

A escuta tem um poder muito forte sobre o que fala. Escutar não é apenas ouvir, é ouvir, sentir, compreender e não emitir sua opinião particular sobre o fato.

A escuta pastoral durante toda sua caminhada exerce uma função muito importante. Ela leva paz a alma e trás consolo ao aflito

Na escuta é possível você chegar onde até então o que fala não havia conseguido ir. Ao dar voz a sua dor e aflição ele vai se aliviando daquilo que amarra sua vida.

Quando se encontra um lugar de aconchego de suas mazelas, mesmo que para o ouvinte seja simples ele libera, se alivia e encontra o caminho da cura.

Saber que está sendo ouvido, que sua voz não vai ecoar no próximo domingo a noite ou nas rodas de bate papo de amigos é outro ponto que precisa ser observado.

Escutar é para quem sabe guardar palavras. Ouvir e dividir vai só piorar a situação de quem falou.

A escuta com responsabilidade trás confiança e vai fazer o seu trabalho ser reconhecido por outros.

Entre técnicas, habilidades e dons o que mais precisamos lembrar é que escuta é de apenas um lado. Não há que dividir com ninguém. A salvo é claro, a escuta supervisionada. Estou falando da escuta em si.

A cura pela palavra veio do coração do criador ao homem. Não somos seres isolados. E aquele que vive dizendo que conta suas dores somente a Deus é o que mais precisa ser escutado. Porque suas feridas vieram da confiança quebrada, da dor espalhada e da alma esmagada em situações constrangedoras.

A escuta do aconselhamento pastoral tem a base não em seus prévios conhecimentos, mas sua base é Cristo. Ele vai te levar para mais próximos da cruz do Salvador onde ali será depositada e assim poderá desfrutar de um novo relacionamento com o salvador e suas dores.

Ao que escuta não aceite menos que resposnabiliade de quem ouve. E conheça a índole a quem você fala. Nem Todos por mais que tenha título é capaz de ser ouvinte.

Ao que escuta seja doce, preciso e cuide em aprender cada dia mais seu ofício. Seja responsável com as vozes depositadas a você.

Se o que ouve é pesado aos seus conhecimentos ou a sua capacidade de ouvir procure você também cuidado. Não repita o que ouve em casa, no calor de papos e nem seja você aquele que fere.

Uma coisa aprendi, a voz de quem sofre é a dor de quem morre . Os ouvidos do atento é a cura que outro precisa. Escolha hoje ser a mão que sustenta, não os dedos que esmaga.

Até a próxima...