TEOLOGIA SISTEMÁTICA 3 ANJOS BONS E MAUS

A Bíblia não é muito clara a respeito de muitas coisas. Inferimos (retiramos) dos versículos, pistas para nos ajudar a compreender o quebra-cabeças. A Bíblia, apesar de falar muitas coisas a respeito dos anjos bons e maus, ainda assim não esclarece pontos principais. A Bíblia e a experiência histórica universal, dão provas que existem anjos. Seres, que não sabemos exatamente o que são e nem o que fazem.

Por exemplo, os anjos bons são chamados de espíritos ministradores. O que isso quer dizer exatamente? Qual é a função dos anjos bons, em relação aos seres humanos? O que são e o que fazem os anjos maus, nos parecem mais claros. Eles são opositores de Deus, odeiam a Deus e a sua criação e se opõem contra tudo o que Deus criou. Esses seres malignos são assassinos cruéis que só desejam o mau do homem, pois guerrearam contra outros anjos e perderam, mas contra Deus nada podem.

Ao nosso redor há um mundo de espíritos, com uma quantidade de seres incontável, seres poderoso e de recursos para nós desconhecidos. Eles habitam os espaços ao redor de nos. Sabemos que alguns deles se interessam pelo nosso bem-estar; outros, porém, estão empenhados em fazer-nos mal.

PRIMEIRA PARTE – ANJOS

NATUREZA

Sua natureza, ou o que é natural a eles: (1) Criaturas, isto é, seres cirados. Os anjos não são iguais a Deus, mas criação de Deus. (2) Espíritos. Diferentes dos homens, os anjos não estão limitados às condições naturais e físicas. Apesar de espírito podem assumir a forma corpórea (Gn 19.1-3) Porém os anjos não tem as características não compartilhadas de Deus, como onisciência, onipotência e onipresença. (3) São imortais. Tiveram um inicio, uma criação, mas não tem fim. (4) Numerosos. As Escrituras nos ensinam que seu número é muito grande. "Milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões" (Dan. 7:10). " (5) Sem sexo. Como os anjos não se procriam, eles não tem sexo. São descritos como varões.

SUA CLASSIFICAÇÃO

(1) Anjo do Senhor (Gn 23.20-23); (2) Arcanjo, Miguel é descirot como arcanjo ou anjo principal. (Judas 9); (3) Anjos eleitos (1 Tim. 5:21; Mat. 25:41.); (4) Anjos das nações. (Dan. 10:13, 20); (5) Os querubins parecem ser de uma classe elevada de anjos relacionados com os propósitos retributivos (retribuir a ação, boa ou má, dos homens) (Gên. 3:24) e redentores (libertação) (Êxo. 25:22) de Deus, para com o homem. (6) Serafins (Isaias 6).

SEU CARATER

(1) Obedientes (2) reverentes (3) sábios (4) Mansos (5) poderosos (6) santos.

SUA OBRA

(1) Agentes de Deus. São mencionados como os executores dos pronunciamentos de Deus. (Gên. 3:24; Num. 22:22-27; Mat. 13:39,41,49; 16:27; 24:31; Mar. 13:27; Gên. 19:1; 2 Sam. 24:16; 2 Reis 19:35; Atos 12:23.) (2) Mensageiros de Deus (3) Servosde Deus.

SEGUNDA PARTE - ANJOS MAUS

Além dos anjos bons, há também os anjos muas, que opoêm-se a Deus e combatem a sua obra e criação. Embora criaturas de Deus, não foram criados como anjos maus. Há duas passagens nas Escrituras que nos mostram que os anjos não mantiveram sua condição original:Judas 6 e 2Pedro 2.4.

Satanas aparece nas Escrituras como o reconhecido chefe dos anjos caídos. Ele estava no Céu e achou-se querer ser Deus no lugar de Deus. Ele conseguiu para si um exército com a terça parte dos anjos. Houve uma batalha no Céu, onde ele e seu exército foi expulso.

O destino final dos anjos maus, ou demônios, é a destruição final. O Inferno, lugar de juizo para os anjos maus e todos que o seguirem, não foi inaugurado ainda, só o será depois da Tribulação.

BATALHA ESPIRITUAL

Não devemos adorar anjos e nem buscar entrar em contato com eles. Quem tem contato com anjos tem com demônios e eles são seres muito perigosos. Porém, é conhecido que homens de Deus, tiveram revelações espirituais sobre os anjos e principalmente sobre os demônios. Estamos numa Batalha Espiritual, onde sabemos mais hoje do que a Igreja Primitiva. Mas a respeito da Batalha Espiritual, é garantido a nós que não precisamos focar nisso. Deus vai nos abençoar quando andarmos em fé e obediência a Deus. Inclui obediência a Deus, ter uma Igreja, um pastor, santidade e tentar seguir os ensinos da Bíblia , ensinados pela Igreja.

MAPEAMENTO ESPIRITUAL

Há alguns anos atrás surgiu a série Mapeamento Espiritual de C. Peter Wagner. Foi um frenesi na comunidade cristã. Pois durante séculos não tivemos revelações como as que foram dadas ao pastor. A série que o pastor Wagner escreveu foca em oração, mas entra na Batalha Espiritual. O que é muito lógico, pois a oração entra em contato com o mundo espiritual.

C. Peter Wagner vai mostrando em seus livros que existe um mundo espiritual real, uma guerra em ação e que podemos usar o que aprendemos para ganhar as batalhas. Primeiro a oração deve ser real e não algo mais ou menos como a gente ve a Igreja fazendo muitas vezes. Não há um ministério real de oração, sério e persistente, na vida de muitos crentes. Muitas pessoas não tem a experiência que é entrar no Reino de Deus, ter visões e revelações, pela oração, pois não oram o suficiente e nem com o folego exigido para tal coisa. Quando dizemos que existem pessoas que pensam que estão orando, mas não estão, imaginam esses que apenas os estmos criticando, não é isso, é que na verdade eles não estão orando o suficiente para entrar no Reino de Deus e não tem experiências necessárias como experiência.

O Mapeamento Espiritual é mapear, descobrir, os focos espirituais do mal, numa região e orar até que compreendamos como Deus quer nos mover. Mapeamento é fazer um mapa. Anotar nele os focos de maldade, como bares, centros de macumba, ponto de drogas, vizinhos complicados, briguentos, locais de funk, igrejas não cristãs, religiões estranhas, locais malignos, locais de oferendas, etc.

Apesar de termos ensinamentos muito importantes sobre o assunto, é claro que os deMõnios entrariam nisso e deturpariam seus ensinos. Exageros enromes aconteceram e tentaram tirar o valor do Mapeamento Espiritual. Ainda assim, hoje compreendemos que existem países inteiros que tem siotuações espírituais mais avnaçadas do que outors, como os países da África, muitos deles envolvidos com feitiçaria.

Isso explica ainda a história em muitos países. Na Russia existem bruxas que agem pelo governo Putin, com orações e rituais. Em Lomé, capital do Togo, fica o maior mercado de Vodu do mundo. No Japão, Aokigahara é um dos locais de suicídio mais populares do Japão, em torno de 100 por ano. No México eles adoram a Santa Muerte, padroeira do país. Os desenhos orientais, quase todos, tem demônios. O Templo Satanico está nos EUA. O satanismo avança no mundo.

DEMÔNIO CANSA

Certa vez Jesus explicou um pouco o mundo espiritual. Ele disse que quando um espírito sai de um homem, passando por lugares áridos procurando descanso, não o encontrando volta para a casa de onde saiu, o homem. Encontrando a casa desocupada, varrida e em ordem, ele então traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. (Mateus 12.43-45)

Essa história nos mostra que o homem pode ser possuído por demônios, aliás, é uma surpresa enorme o ministério de Jesus. Pois no Antigo Testamento não tinhamos a ideia que o mundo espiritual era tão influente. Jesus veio curando muitas doenças que eram de origem demoniacas, assim como expulsando demônios das pessoas.

Marcos 5 nos conta que certa vez Jesus foi a um cemitério e ali um homem estava possesso de muitos demônios, que sairam dele e entraram nos porcos. A história nos mostra outra coisa ainda, que a cidade estava endemoninhada. Nem sempre o endemoninhado manifesta demônios. Uma pessoa com trabalho, bem vestido, aparentemente prospero pode estar endemoninhado.

Não podemos fazer desse texto de Mateus 12.43-45, uma doutrina, mas temos ai alguns ensinos. (1) O demônio pode ser expulso da vida de alguém. (2) O demônio procura um lugar para descansar, ou se sentir aliviado do peso de suas trevas. (3) O demônio descansa no homem? O que um homem tem, mesmo o mais pecador, que dá descanso até mesmo a um demônio? Só pode ser o fôlego de vida, a presença do Espírito. (4) A casa desocupada fala sobre a pessoa que foi livre do demônio, mas não optou por servir a Jesus. (5) O demônio pode voltar e trazer mais sete piores do que ele.

PODE SER REPREENDIDO

“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” Tiago 4:7

Observamos que antes de resistir ao diabo, ou repreender o diabo, temo o viver em Deus. Uma pessoa que vive em Deus pode resistir ao diabo, repreende-lo, mandá-lo embora, ficar firme em oração quando tentado ou quando com um problema.

ORAÇÃO E JEJUM

Jejum é complemento de oração e não o contrário. A gente não jejua e ora, a gente ora e por causa disso jejua. O motivo do jejum é consagração para termos a capacidade de compreender melhor a resposta de Deus. Mateus 17.21 nos fala em termos poder em nossas orações. O jejum fala de vida consagrada, a oração de intimidade com Deus.

BIBLIOGRAFIA

Teologia Sistematica – Stanley Horton

Teologis Sistematica – Millard Erickson

pslarios
Enviado por pslarios em 26/12/2020
Código do texto: T7144849
Classificação de conteúdo: seguro