POR QUÊ A CRUZ?

A CRUZ DIVIDIU A HISTÓRIA

O Evangelho, a sua mensagem, é muito mal compreendido. Há muito subjetivismo (que é achismo), sem base bíblica. Quase todo mundo tem Bíblia em casa, mas nunca a leram. E mesmo entre os cristãos, temos em nossas fileiras até pregadores que nunca leram a Bíblia – o que acho e afirmo, que nem deveriam pregar, pois não conhecem o que pregam.

A chave da Bíblia é Cristo. Conseguimos interpretar a Bíblia, estudando Cristo Jesus. Todas as passagens bíblicas, convergem, nos levam, a Cristo. “E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.” Efésios 1:9,10. Em Cristo congregam todas as coisas.

E o coração, o cerne, o centro, do ministério terreno de Jesus é a Cruz de Cristo. Então a Cruz é o centro da Bíblia. A doutrina mais importante. O fato mais importante que Cristo fez. E se Jesus mudou a história (a.C., d.C.) antes de Cristo e depois de Cristo, então a Cruz está no coração da história. E ainda mais. A Cruz é tão importante, que compreendemos que mudou algo nas realidades celestes. A Cruz é a divisão da Eternidade, que agora é lida em A.C e d.C. A Cruz dividiu a Eternidade.

POR QUÊ A CRUZ?

Não estou aqui dizendo que a Cruz é a pior maneira de morrer do mundo, existem maneiras ainda piores. Mas por quê Jesus tinha que morrer? Essa é a pergunta. A questão nem é como morreu, mas por quê morreu? Jesus não poderia ser o nosso salvador sem ter passado pela morte?

O problema com o pecado, infelizmente, é tão grave, que a justiça divina exige a morte do pecador. “A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18.20.

Falamos que pecar é “errar o alvo” - alvo que é Cristo, Deus - ou se “desviar da rota”. Não nos transparece com essas explicações a feiura do pecado. Pecado é fazer outro reino. O pecador está dizendo com seu pecado que não aceita o jeito de Deus e quer destruir o Reino de Deus e fazer um Reino de Trevas. Mas isso exige a morte de Deus. O pecador, no fundo quer matar a Deus, para fundar um novo reino. Para se retirar o rei do seu trono, tem-se que matar esse rei. O pecado exige a morte de Deus, que é uma loucura, pois tudo se sustenta Nele. (Hb 1.3)

Qual é a retaliação que o rei atacado deve ter? Matar os opositores. Isso é guerra. Deus estava em guerra contra nós, mas Cristo Jesus, pagou o preço de morte, em nosso lugar e nos reconciliou com Deus.

“Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.

Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,

anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,

e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.

Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto,

pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.” Efésios 2:11-18

Deus estava em guerra contra nós. A justiça contra o pecado exige a morte do pecador. Mas Deus, nosso Criador, que é totalmente bondoso e misericordioso, proveu um meio de nos salvar de nós mesmos. “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.” Efésios 2:4,5

TRÊS LIÇÕES SOBRE A CRUZ

1 - Não é qualquer pessoa que consegue entender o que Cristo fez na cruz. A cruz é escandalo para os judeus e loucura para os gentios. (1 Cor 1:23)

2 - Cristo pagou o preço dos nossos pecados na cruz, eramos inimigos, mas porque foi pago o preço, somos livres: (Cl 1:20, 21)

3 - Todos nós temos uma cruz a carregar, que é renunciar as vontades da carne para fazer a vontade de Deus. Mt 10:38, Lc 14:27, Mc 10:21

Amém

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 02/01/2021
Código do texto: T7150053
Classificação de conteúdo: seguro