TEOLOGIA SISTEMATICA 4 “O HOMEM”

1- A PERSPECTIVA SECULAR DO HOMEM

A cultura contemporânea faz perguntas que só a mensagem cristã pode oferecer a resposta. A história mostra que o mundo tem uma idéia deturpada do que é o homem. Existem três idéias básicas sobre o homem:

(1) Homens como máquinas – Isso fala sobre o que o homem pode fazer. O empregador interessa-se pela energia do homem, pelas suas capacidades e habilidades, empregando-o para prestar serviços por certas horas do seu dia. Alguns empregadores pensam ser donos de seus empregados, gerando assim o principio da escravidão.

(2) O mundo tenta definir o homem como mais um animal. Isso explicaria, para eles, os instintos animais, ou brutos , do homem. Nós explicamos como pecado. A Bíblia ensina claramente que o homem é uma criação especial. Há uma distinção entre o homem e as criaturas inferiores. Deus mandou subjugar, administrar, cuidar dos animais. Na concepção de Deus, o mundo é um jardim e um zoológico, que deve ser gerenciado pelo homem. Nós cristãos cremos em criacionismo e não em evolução.

(3) Um amplo segmento da sociedade da a idéia de que os homens estão a mercê das forças do universo que lhes controlam o destino mas não tem verdadeiro interesse por eles. É o conceito do Relojoeiro Cego. Se há um desenho, dizem eles, deve haver um desenhista. Se há um universo, deve haver um criador, porém esse criador é como um relojoeiro que fez um relógio e o deixou funcionando sem manutenção. A idéia é que Deus criou o universo e o deixou a sua própria mercê. A Bíblia, pelo contrário, mostra que Deus controla ativamente o universo e a história humana, até mesmo a história individual.

2- A PERSPECTIVA CRISTÃ DO HOMEM

A perspectiva cristã é que somos criaturas de Deus, feitos à sua imagem e semelhança. Berkhof aponta que fomos feitos diferentes das criaturas inferiores, sendo um tipo de criatura divina. A filosofia define o homem como um ser que pensa. “Penso, logo existo.” (Descartes filósofo francês séc. 17.) O homem é descrito como alguém no ápice de todas as ordens criadas, até mesmo dos anjos. Foi coroado como rei da criação inferior e recebeu domínio sobre todas as criaturas inferiores. Hebreus 2.6-9 diz que o homem é um pouco menor do que os anjos, mas coroado de gloria e de honra. (Salmos 8.4-5) Tudo lhe foi sujeito, mas ainda não vemos isso acontecer. Cristo é o homem perfeito que vai dominar sobre tudo. Por que a qual anjo (Deus) chamou de filho? Hebreus 1.5.

3- DICOTOMIA (Hebreus 4.12) OU TRICOTOMIA (1 Tessalonicenses 5.23)?

Berkhof pede cautela ao lidar com esse assunto difícil e extenso. O homem é formado de alma e corpo (dicotomia) ou espírito, alma e corpo? (tricotomia). Parece mais aceitável compreender a tricotomia humana.

1. Corpo: Se refere ao aspecto físico. Porém quando Paulo fala corpo do pecado, está falando da velha natureza pecadora. Não confundir com corpo físico.

2. Alma: Se refere a sede das emoções,do raciocínio, do conhecimento, a nossa mente.

3. Espírito: Se refere a nossa natureza espiritual, nossa ligação com Deus. O homem é um espírito que se manifesta pelo corpo físico.A parte humana que morreu no Éden, foi o espírito humano. Ou ficou apagado, inerte. E a parte humana que Deus reativou em Cristo, através do Espírito Santo, é o nosso espírito.

4- IMAGEM E SEMELHANÇA

Nós temos duas Teologias Sistemáticas importantes a pensar. A primeira é a dos teólogos Millard e Erickson:

Por mais que nossa resposta a pergunta, "De onde vieram os homens?", seja importante para compreendermos quem são e que são os homens, ela não nos diz tudo o que precisamos saber. Ainda precisamos saber o que foi que Deus fez surgir quando criou a humanidade.

Hoje as pessoas estão vivendo numa situação anormal. O verdadeiro homem não é o que encontramos na sociedade humana. O verdadeiro homem é o ser que surgiu da mão de Deus, intocado pelo pecado e pela queda. Na plena acepção da palavra, os únicos seres humanos verdadeiros foram Adão e Eva antes da queda, e Jesus. Todos os outros são exemplares deformados, distorcidos, corrompidos da humanidade. Portanto, e necessário olhar para os homens em seu estado original e para Cristo a fim de avaliarmos corretamente o que significa ser homem.

Uma expressão vital usada na descrição da forma original da humanidade é que Deus fez a raça humana a sua própria imagem e semelhança. Isso distingue os seres humanos de todas as outras criaturas, pois essa expressão só é usada em relação aos homens. O conceito é crucial porque a imagem de Deus é o que nos faz humanos.

Porém, o que é a imagem e semelhança de Deus no homem? Que imagem e semelhança é essa, que até o mais afastado dos homens a têm? Alem desse problema de determinar em que consiste a imagem de Deus, precisamos perguntar por que os homens são feitos a imagem de Deus. Qual e a intenção de Deus para eles ao longo da vida? Alem desse problema de determinar em que consiste a imagem de Deus, precisamos perguntar por que os homens são feitos a imagem de Deus. Qual e a intenção de Deus para eles ao longo da vida?

Conclusões sobre a imagem de Deus no homem:

1. A imagem de Deus e universal em toda a raça humana

2. A imagem de Deus não se perdeu em conseqüência do pecado.

3. Nao ha indicação de que a imagem esteja presente em maior grau numa pessoa que em outra. Dotes naturais superiores, tais como inteligência elevada, não são provas da presença ou gradação da imagem.

4. A imagem não esta relacionada com nenhuma variável. Como o exercício do domínio, que é posterior à criação.

5. Em face das considerações anteriores, a imagem deve ser entendida como algo principalmente substantivo ou estrutural. A imagem e algo localizado na própria natureza dos homens, na maneira pela qual são formados. Ela diz respeito ao que somos, não ao que temos ou fazemos.

6. A imagem diz respeito aos elementos que, na constituição dos seres humanos, permitem-lhes o cumprimento de seu destino. A imagem consiste nas aptidões da personalidade que fazem com que cada ser humano seja, como Deus, capaz de interagir com outras pessoas, pensar e refletir, e possuir livre arbítrio.

7. A imagem em si é aquele conjunto de qualidades de Deus que, refletidas nos homens, tornam possíveis os relacionamentos e o exercício do domínio.

Alem desse problema de determinar em que consiste a imagem de Deus, precisamos perguntar por que os homens são feitos a imagem de Deus. Qual e a intenção de Deus para eles ao longo da vida?

Sendo Jesus a única pessoa que nunca se “maculou” com o pecado (sujou suas vestes), devemos nos moldar de acordo com Jesus, que é a revelação completa de como é a imagem de Deus. Só experimentaremos a plena humanidade, quando nos relacionarmos corretamente com Deus. Todo ser humano é criatura de Deus feita a imagem de Deus. Deus dotou cada um de nos com as aptidões de personalidade que nos possibilitam louvar e servir ao Criador. Quando usamos essas aptidões para esses fins, somos, de modo mais pleno, o que Deus queria que fossemos. É ai então que somos mais completamente humanos.

Num possível resumo, fomos feitos à imagem física de Deus e semelhança moral de Deus.

A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM

Myer Perlman tem uma Teologias a sistemática mais resumida e que vai direto ao ponto, sem perder sua profundidade. O seu livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia é feito propositalmente para o ensino nas Igrejas. Algumas considerações de Myer Perlman:

"Façamos o homem … nossa imagem, conforme a nossa semelhança." (Vide Gên. 5:1; 9:6; Ecl. 7:29; Atos 17:26,28,29; 1 Cor. 11:7; 2 Cor. 3:18; 4:4; Efés. 4:24; Col. 1:15; 3:10; Tia. 3:9; Isa. 43:7; Efés. 2:10.) O homem foi criado à semelhança de Deus, foi feito como Deus em caráter e personalidade. E em todas as Escrituras o ideal e alvo exposto diante do homem é o de ser semelhante a Deus. (Lev. 19:2; Mat. 5:45-48; Efés. 5:1.) E ser como Deus significa ser como Cristo, que é a imagem do Deus invisível.

Nós temos analisado o que caracteriza Jesus, dos demais homens e compreendemos que Jesus é um homem que viveu sua vida toda cheio do Espírito de Deus. Sendo por causa do Espírito de Deus, o Homem Perfeito, que devemos imitar. Se caracteriza em Jesus, em relação a Deus: Intimidade com Deus, demonstrada em suas constantes e longas orações. Jesus praticamente não fazia nada, sem orar, sem buscar a orientação de Deus. Obediência e adoração.

Além do fato que Jesus compreendia que a honra e a glória de tudo o que fazia era voltada sempre para Deus. Ele nunca tentou receber a glória que era de Deus.

Elementos sobre a imagem de Deus no homem:

1- Parentesco – A imagem de Deus no homem nos traz alguma espécie de parentesco. Somos parentes de Deus. Deus soprou o fôlego de vida em nós.

2- Caráter moral – A moral é o que nos dá capacidade de compreender entre o bem e o mau. Os animais, seres inferiores vivem por instinto: fome, sede, sono.

3- Razão – O animal é meramente uma criatura da natureza; o homem é senhor da natureza. Ele é capaz de refletir sobre si próprio e meditar a respeito das causas das coisas.

4- Capacidade para a imortalidade - A existência da árvore da vida no Jardim do Éden indica que o homem nunca teria morrido se não tivesse desobedecido a Deus.

5- Domínio sobre a Terra - O homem foi designado para ser a imagem de Deus com respeito à soberania. É importante notar, que esse homem que domina a Terra, que é soberano sobre a Terra e reina como rei nessa Terra, é o homem dirigido por Deus. O pecado é uma doença degenerativa no homem, que o diminuiu. O homem cheio do Espírito de Deus, só tende a crescer e a dominar. A Terra é dos que buscam e obedecem a Deus. O crente foi chamado para dominar, liderar, enquanto que o descrente será o dominado, ou o que vai perdendo a capacidade de liderança a cada dia.

O PECADO E A REDENÇÃO

1- O fato do pecado – Não precisamos provar que o pecado existe, pois o percebemos claramente em nós e no outro. O pecado é uma triste realidade na humanidade. Todos pecaram, diz Paulo. Uma ênfase que percorre ambos os Testamentos e a de que o pecado é um problema muito serio com conseqüências muito graves.

2- A origem do pecado – Em Gênesis 3, vemos a origem do pecado no homem. Estando Eva sozinha, a serpente a tentou, colocando três duvidas sutis sobre Deus. 1- Duvida sobre a bondade (Deus está retendo a sua benção) 2- Duvida sobre a retidão de Deus (Deus não disse o que disse) 3- Duvida sobre a santidade de Deus. (vocês serão como Deus)

3- Culpa – Adão e Eva depois que pecaram se esconderam de Deus e ainda costuraram uma roupa de folhas - o que significa uma desculpa esfarrapada pelo que fez. Podemos fazer muitas coisas, desde que o nosso homem interior não nos acuse (1 João 3.21 )

4- Redenção – Gênesis 1, 2 e 3, são uma pregação em si mesmo. Em Gênesis 1 vemos o Deus Criador. Em Gênesis 2 temo o Deus da Aliança, que entra numa relação pessoal com o homem. Em Gênesis 3 Vemos o Deus Redentor, que faz provisão para a restauração do homem. Um filho nasceria da mulher e pisaria na cabeça da serpente.

Amém

Fique na paz.

BIBLIOGRAFIA:

TEOLOGIA SISTEMATICA - MILARD ERICKSON

RELOJOEIRO CEGO - 1986 DE RICHARD DAWKINS

TEOLOGIA SISTEMATICA – BERKHOF

HTTPS://ACRUZHEBRAICA.COM.BR/BLOG/CORPO-ALMA-E-ESPIRITO/

CONHECNDO ASDOUTRINAS DA BÍBLIA – MYER PERLMAN

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Enviado por pslarios em 05/01/2021
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