A salvação é individual, mas não é egoísta.

Eis aqui um relato deveras interessante feito sobre João, que Eusébio faz sobre uma história a respeito dele, história essa que tinha recebido de Clemente de Alexandria: João tinha chegado a ser uma espécie de bispo da Ásia Menor. Visitando uma das igrejas que ficava perto de Éfeso, viu entre a congregação um jovem alto e bem-vestido. Voltando-se para o ancião a cargo da congregação, João lhe disse: "Ponho a esse jovem sob sua responsabilidade e cuidado, e chamando a congregação para que esta desse testemunho do ordenado feito".

E assim fez o ancião, levou o jovem a sua casa, cuidou-o e o instruiu, o jovem foi batizado e recebido na Igreja. Mas pouco depois entrou em um círculo de amigos viciados e de má índole, embarcando em uma carreira de crimes e pecados que terminou por converter-se no chefe de uma quadrilha de ladrões e assassinos.

Algum tempo depois João voltou visitar a congregação. Disse ao ancião: "Devolva-me o encargo que eu e o Senhor confiamos a ti e à Igreja da qual tu és o responsável". A princípio o ancião não entendia do que João estava falando. Então disse João: "O que lhe estou pedindo é a alma do jovem que deixei a seu cargo". "Ai!" disse o ancião, "morreu". "Morto?" disse João. "Morreu para Deus", disse o ancião: "Caiu da graça; viu-se obrigado a escapar da cidade devido a seus crimes e agora é um malfeitor que vive nas montanhas."

João ao ouvir isto partiu imediatamente às montanhas. E, deliberadamente permitiu que a quadrilha de ladrões o capturasse. Levaram-no perante o jovem, que agora se tornou chefe da quadrilha, e, cheio de vergonha, o jovem quis escapar dele. João, apesar de ser um homem velho o seguiu: “E gritou, meu filho!” E, perguntou; “você foge de seu pai? Sou débil e de idade avançada; tenha piedade de mim, meu filho; não tenha medo; ainda há esperança de salvação para você.

E continuou a dizer; vou interceder por você perante Cristo nosso Senhor. Se for necessário morrerei por você assim como ele morreu por mim. Pare, fique, creia! É Cristo quem me enviou a você". O apelo destroçou o coração do jovem. Parou, arrojou suas armas e chorou. João e ele desceram juntos a montanha e o jovem voltou para a Igreja e à vida cristã.

Aqui vemos o amor e a valentia de João ainda em ação. Exemplo que todo aquele que se diz líder segundo a ordem de Cristo deveria e deve praticar. Pois virá o dia no qual o Senhor pedirá conta das alma que ele colocou em nossas mãos. (Caros irmãos, não vos torneis muitos de vós mestres, porquanto sabeis que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Tgo 3:1).

E se faz bem lembrar que apesar do texto acima ser dirigido as ditas autoridades episcopais, é bom saber que toda mãe e todo pai de uma maneira ou de outra é uma autoridade espiritual. Como sempre cabe a cada um se autoavaliar para saber onde está no nível do amor transformador. Que o amor de Cristo Jesus seja o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 05/01/2021
Código do texto: T7152848
Classificação de conteúdo: seguro