O QUE NOS ACONTECE DEPOIS DA CRUZ?

HINO VIM PARA ADORAR-TE

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” Efésios 2:10

“Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.” Efésios 4:1

INTRODUÇÃO

O tema da mensagem de hoje foi dado quando saímos da Igreja na terça-feira. O que nos acontece quando estamos na Cruz, ou mais exatamente “e agora?” Sou crente, e agora? E depois da Cruz? O difícil era chegar na cruz, chegamos e agora?

Em primeiro lugar, logo após a nossa morte na cruz, primeiro por substituição (Cristo morreu no nosso lugar) e depois por participação (nós morremos com ele na cruz a sua morte, que é a nossa morte), vem a ressurreição

Depois da morte na cruz vem o quê? A ressurreição.

Na cruz nós vencemos o pecado - pelo menos nominalmente - talvez não na pratica ainda. O nosso grande problema era o pecado, que Jesus resolveu na cruz. E agora? Morri na cruz e ressuscitei em Cristo - e agora?

Para não entrar em temas, teorias e filosofias, que você vai esquecer, para lembrarmos no futuro, vamos ver essa nova vida em Efésios.

EFÉSIOS

1-3 – Paulo fala o que os crentes são em Cristo – E o que somos em Cristo? Para um resuminho muito simples: Somos Corpo de Cristo e estamos assentados nos lugares celestiais.

4-6- Paulo fala o que devemos fazer para estar em Cristo – Nos cap. 4 e 5 Paulo fala o que o cristão individual, a pessoa, o individuo deve fazer. No final do cap 5 Paulo fala do casamento, da relação dos pais e dos filhos e de como deve ser o nosso trabalho secular.

6- Paulo fala que devemos nos fortalecer, pois estamos numa Batalha Espiritual

VERSÍCULOS

Nós lemos dois versículos. Em Efésios 2.10, surpreendentemente, a Bíblia fala de uma nova criação. Pensávamos que a criação tinha acabado em Gênesis, quando Deus fez todo o universo nos sete dias da criação, mas os crentes são uma nova criação de Deus, em Cristo. De certa maneira fomos criados por Cristo. Somos uma nova criação.

Somos uma nova criação, com responsabilidade de fazer boas obras, a qual Deus preparou de antemão ( ou desejou de antemão, desde a eternidade), pára que as praticássemos. A partir do cap. 4 ele nos fala que novas obras são essas: A responsabilidade individual, a responsabilidade no casamento, a responsabilidade com a família, e a responsabilidade social, demonstrada no emprego secular.

Em Efésios 4.1 Paulo, roga, suplica... Ele poderia ordenar, mandar, mas preferiu rogar, suplicar, que nós vivêssemos e andássemos de maneira digna, da vocação ( o chamado) que recebemos. Nós fomos chamados por Deus, isso não é pouca coisa. O Deus criador do universo nos chamou para andar com Ele.

É como se Deus falasse conosco, usando expressões bem corriqueiras: Chega ai mano, anda com a gente (a Trindade).

O batismo de fogo – na Editora Abril, lugar onde trabalhei durante um tempo era comer pimenta. Alguém levava o novato para almoçar, no restaurante da Editora. Eles disputavam quem levava o novato. Lá eles conseguiam enfiar pimenta na comida do novato. É um prazer bárbaro e esquisito, bruto até.

O nosso batismo de fogo é nos deixarmos crucificar. E é difícil ser crucificado, levar o nosso eu para a cruz, os nossos desejos e vontades. A gente começa a sofrer um pouco e já quer colocar uma escada na cruz e descer dela.

Estar na cruz, viver em Cristo, é atestar, assinar em baixo, é a nossa confissão de falência espiritual. Nós não conseguimos, sem Deus. Não consigo viver, sem Cristo. Eu não me basto nem para me resolver. Eu não consigo. Estou falido, meus desejos, emoções, vida financeira, tudo em mim, aponta a minha falência. Acabaram-se os meus recursos.

As pessoas que não querem estar na cruz, ainda acreditam que conseguem sem Deus. Não conseguem e se fazem alguma coisa é existir e não viver. Somos então chamados a viver para Deus, pela fé, não pelas nossas próprias forças.

O resumo disso é que tem gente que não está se deixando nascer de novo. Ele não está querendo morrer, apesar de ter aceitado a Cristo. Ele ainda quer fazer do jeito dele. E se não morrer, não vai ver a ressurreição.

Não morrer, na cruz demonstra uma falta de fé, no que Deus quer fazer em nós e por nós. Não estamos morrendo, por que não estamos acreditando.

A cruz é difícil, não se iluda.

EFÉSIOS

Fala nos cap 1-3 que somos corpo, somos igreja.

Nos cap 4-6 fala das responsabilidades.

A responsabilidade pessoal – Em 4.17 fala: Não vivam mais, como andam os que não tem Deus. Em 4.22 fala que devemos nos despir (tirar a roupa) do velho homem.

Depois Paulo fala como deve ser o casamento, a relação dos pais e filhos. Filhos honrem seus pais e pais, não irritem seus filhos. E sobre o trabalho secular, devemos trabalhar como a Deus.

BATALHA ESPIRITUAL

Nos cap 1-3 nos fala o que somos em Cristo. Nos cap 4-6, fala o que devemos fazer. Mas o cap. 6 nos lembra que estamos numa batalha espiritual. O resumo do que devemos fazer nessa batalha é: Fortaleçam-se no Senhor. Fiquem fortes. Paulo fala então de uma armadura espiritual, que significa: Esteja preparado e equipado para esa batalha.

Amém.

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 09/01/2021
Código do texto: T7156178
Classificação de conteúdo: seguro