TEOLOGIA SISTEMATICA 7 “O ESPÍRITO SANTO”

OS MOTIVOS DE NOSSA ESCOLA BÍBLICA

(1) Dar subsídios para que os irmãos leiam suas Bíblias com mais propriedade.

(2) Tentamos ensinar os irmãos para que aprendam a pregar a Bíblia, pois uma grande defasagem que há em nossas igrejas está no púlpito. A liturgia vai se aprimorando, mas a pregação vai decrescendo. Principalmente nesses dias de muita heresia, devemos aprender a Bíblia, fugindo do subjetivismo (opinião própria e única, diferente das outras) que é achismo, sem base bíblica. Tem-se que fazer um novo estudo em toda pregação. A pregação é a parte principal do culto.

(3) Há a tentativa de alinhar o pensamento da igreja, em nossos ensinos. Se todo mundo fosse novo-convertido, seria fácil e a pregação de púlpito seria suficiente, porém a igreja de hoje se faz com crentes vindos de diferentes denominações, com diferentes pontos de vista. Tentamos alinhar o pensamento, o mais formal, como entendemos. Nossos livros base são Teologia Sistemática - Louis Bekhof, Teologia Sistemática - Millar e Erickson, Conhecendo as Doutrinas Bíblicas – Myer Perlman, Comentário Bíblico - D. A. Carson, Comentário Bíblico – Moody. Vê, são todos livros de origem reformada. As grandes diferenças da Teologia Pentecostal, é que eles pregam um batismo com o Espírito Santo, baseado em dom de línguas, além de uma volta de Jesus dividida em duas partes. Tanto no ensino do Batismo, e pior no ensino da volta de Cristo, fogem as bases bíblicas que dizem enxergar. Fora esses dois ensinos, o restante é praticamente igual.

(4) Tentamos ensinar os nossos alunos a verem de forma panorâmica a Bíblia. Se outros estão pregando errado a Bíblia, com vícios de linguagem, jargão, embalo, sem estudar a Bíblia, nós não queremos fazer isso.

I - O ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é Deus, sendo denominado na teologia como a Terceira Pessoa da Trindade. A Bíblia responde explicitamente a pergunta sobre quem é o Espírito Santo, afirmando, especialmente, sua divindade e personalidade, e destacando sua obra no Antigo e no Novo Testamento.

1- O Espírito Santo é uma pessoa

Muitas seitas do Cristianismo negam a pessoalidade do Espírito Santo, afirmando que Ele é uma energia ou força. No Entanto, a Bíblia é suficientemente clara ao revelar a personalidade distinta do Espírito Santo.

Apesar do nome “Espírito” ser um gênero neutro no grego, sempre é utilizado pronomes masculinos para se referir a Ele, o que torna explicita a verdade de que Ele é uma pessoa distinta tanto do Pai quanto do Filho (Mateus 3:16; Lucas 4:18; João 15:26; 16:7; Atos 5:32; Hebreus 9:14).

Sobre a personalidade do Espírito Santo, a Bíblia fala que Ele possui intelecto (Romanos 8:27; 1 Coríntios 2:10-13), vontade (1 Coríntios 12:11) e emoções (Efésios 4:30), de modo que suas próprias ações refletem essa personalidade, pois Ele ensina, exorta, orienta, controla, testifica, repreende, intercede, tem ciúme etc. (João 14:26; 15:26; Atos 8:29; 13:2; 15:28; Romanos 8:14,26; 1 Coríntios 12:11; 1 Timóteo 4:1; Apocalipse 22:17).

2- O Espírito Santo é Deus

O Espírito Santo aparece nas Escrituras sendo igualmente Deus, assim como o Pai e o Filho. Tanto a formula batismal como a bênção apostólica pronunciada pelo apóstolo Paulo, indicam claramente essa verdade (Mateus 28:19; 2 Coríntios 13:14; cf. 1 Coríntios 12:4-6; 1 Pedro 1:2).

O próprio Jesus, ao falar sobre o Espírito Santo, se refere a Ele como “um outro Consolador”, numa melhor tradução “um outro Auxiliador”. Essa expressão não apenas aponta para o Espírito Santo como uma pessoa, mas também como Deus, pois Cristo se posiciona em pé de igualdade com Ele ao utilizar a palavra “outro”, ou seja, Ele está indicando que o Espírito Santo é alguém como Ele.

Além do mais, são atribuídos ao Espírito Santo atributos que só pertencem a Deus, como: onipresença, onisciência, onipotência, soberania, glória, eternidade e santidade (cf. 1 Coríntios 2:10; 12:4-6; Hebreus 9:14).

Assim, fica evidente que a Bíblia revela o Deus Triúno nas pessoas do Pai, Filho e Espírito. Por falta de uma melhor compreensão é que dizemos que o Filho é gerado eternamente do Pai, e o Espírito procede eternamente do Pai e do Filho (João 15:26). Portanto, o Espírito Santo é o Espírito do Pai, como também é o Espírito de Cristo, mas não deve ser confundido como sendo a própria pessoa do Pai ou do Filho, ao contrário, é no Espírito Santo que o Pai e o Filho se encontram (Mateus 10:20; Romanos 8:9; 1 Coríntios 2:11,12; Gálatas 4:6). Como disse Agostinho de Hipona, o Espírito Santo é a pessoa que une o Pai e o Filho “em um vínculo de amor”. Em outras palavras, o amor entre o Pai e o Filho é tão grande que se revela na pessoa do Espírito Santo.

3 - Os nomes e títulos do Espírito Santo

Ele é chamado nas Escrituras de “Espírito Santo”, tanto como referência ao atributo divino da santidade que Ele possui por ser Deus, como também para distingui-lo do espírito humano e dos espíritos imundos, isto é, os demônios. A palavra “Espírito” traduz o hebraico ruach e o grego pneuma, que possuem origem em raízes que transmitem o significado de “soprar”.

Às vezes Ele também é chamado simplesmente de Espírito, ou seja, sem a presença do adjetivo “santo”, mas sempre quando isso ocorre o contexto claramente aponta que se trata do Espírito Santo (cf. Efésios 5:18). Ele também é chamado de Espírito de Deus (Mateus 3:16); Espírito do Senhor (2 Coríntios 3:17) e Espírito de Cristo (1 Pedro 1:11).

Muito frequentemente Ele também é denominado com nomes e títulos que fazem referência a sua obra, como por exemplo: Auxiliador ou Consolador (João 14:16; 15:26; 16:7); Espírito da Verdade (João 14:17); Espírito de Vida (Romanos 8:2); Espírito Santo da Promessa (Efésios 1:13) etc.

Apesar de geralmente denominarmos o Espírito Santo como sendo a Terceira Pessoa da Trindade, isso não deve ser entendido como um tipo de hierarquia dentro da própria Trindade em si, visto que, como já foi dito, as três pessoas da Trindade compartilham a mesma natureza divina, uma natureza que é indivisível. Portanto, ao Espírito Santo deve ser rendido pleno louvor, glória e adoração, assim como ao Pai e ao Filho. O Espírito Santo deve ser adorado como Deus.

4 - O Espírito Santo no ministério de Jesus

Nos registros do Novo Testamento, podemos perceber a ação direta do Espírito Santo desde antes do nascimento de Jesus até o fim de seu ministério terreno. Vemos o Espírito em todo o ministério de Jesus, descrito nos Evangelhos.

A leitura da Bíblia inteira, do inicio até o fim e não pulando livros, nos mostra que no Antigo Testamento temos o que podemos chamar do ministério de Deus, onde ele cria uma família, uma povo, uma nação e lhes dá um Sistema Sacrificial, gerando neles uma santidade mínima possível, para que um Filhos lhes nascesse. O ministério de Jesus, visto nos Evangelhos nos mostram um homem vivendo plenamente cheio e na direção do Espírito Santo. Jesus é o exemplo na prática de como deve ser um homem dirigido pelo Espírito Santo.

5 - O ministério do Espírito

No Antigo Testamento foi profetizado a vinda do Espírito Santo que moraria dentro do homem. O Espírito veio definitivo para a igreja em Atos 2, onde duas coisas ocorreram ao mesmo tempo, causando confusão em algumas pessoas. A primeira é que a igreja foi batizada (batismo = inicio). E o corpo de Cristo foi gerado (1 Corintios 12). Como aconteceu ao mesmo tempo, criou-se uma confusão. Ao a igreja iniciar, dons foram dados imediatamente à igreja, o que se manifestou com dom de línguas conhecidas. E o corpo de Cristo, que é o ajuntamento das pessoas numa comunidade, foi inaugurado ao mesmo tempo, com o enchimento do Espírito.

À igreja foi dado dons de poder (capacidades espirituais) e dons de ministério (capacidade para administrar a igreja). Ao crente foi dado frutos do Espírito, para combater os frutos da carne. Que é o Espírito em nós, nos dando coração de carne e não de pedra. (Ez 36.26) Confunde na mente de algumas pessoas a instituição igreja e o individuo ser chamado de igreja. Para compreendermos, em Atos 2 a instituição igreja foi inaugurada e a igreja corpo de Cristo também. Ou, a igreja X foi inaugurada, e o Arcrébio virou igreja, ao mesmo tempo. A Igreja X recebeu dons e o Arcrébio falou em línguas conhecidas, o que mostra a capacidade dada a igreja X; mas o Espírito Santo está agora trabalhando dentro do Arcrébio que agora é corpo de Cristo (Efésios 1.22-23)

O que entendem de Batismo da Igreja é um erro doutrinário. O dom de línguas não é sinal do batismo cristão, mas sim o Espírito em nós. Quem não fala em línguas não é cristão? Ou não é batizado? “Falam todos em línguas?” (1 Cor 12.30) O indivíduo foi batizado no corpo. “Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.” 1 Coríntios 12:13

Em Atos 2 foi instaurado o ministério do Espírito. (2 Coríntios 3). O ministério do Espírito inaugura duas coisas: 1- A era da Graça e 2- A era Escatológica, pois o Espírito vai acompanhar a igreja até os novos céus e nova terra. O Espírito veio para ficar e não será retirado em momento algum da igreja, até que estejamos com Cristo para sempre, e durante toda a eternidade.

6 - A obra do Espírito Santo

A obra do Espírito Santo é destaca em toda a Bíblia desde o início. O livro de Gênesis, em suas primeiras palavras, declara que o Espírito de Deus movia-se sobre a face do abismo (Gênesis 1:2). Na Criação, o Pai criou todas as coisas através do Filho pela agencia do Espírito Santo (Jó 26:13; João 1:1-3). Portanto, é o Espírito Santo que age como doador da vida (Jó 33:24), e depois também concede aos homens habilidades naturais que os qualificam para que estes possam viver neste mundo criado.

7 - A obra do Espírito Santo na salvação

O Espírito Santo desempenha tarefas específicas com relação à história da redenção. Foi Ele quem inspirou as Escrituras, isto é, os autores bíblicos “falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Logo, Ele é o grande autor da revelação de Deus registrada através de sua Palavra aos homens (Ezequiel 2:2; Zacarias 9:30; 1 Coríntios 2:12,13). No Antigo Testamento o Espírito era derramado por medida, no Novo é sem medida. Mas era percebido pouco, apenas em Israel, no AT, no Novo ele é muito percebido na igreja, que é internacional.

No Antigo Testamento o Espírito Santo preparava Israel para aguardar a redenção através da pessoa do Messias prometido que haveria de vir. Ainda assim, quando Jesus veio, muitos não compreenderam as Escrituras e a obra de Cristo e o rejeitaram.

Existia regeneração no Antigo Testamento? Vemos muitas pessoas no Antigo Testamento regeneradas, como Davi, Samuel, Moisés. Mas é muito claro também, quando os crentes estavam na carne. (Salmos 3.7; 18.37). No Antigo Testamento era mais destacado a religiosidade do que a regeneração.

Assim, Ele habita nos crentes, é seu intercessor, os ensina na verdade, os capacita dando-lhes dons espirituais, os conduz à santificação contínua, os guia em toda verdade, gera neles o fruto do Espírito que contrasta com as terríveis obras da carne, e os preserva firmes até o fim, pois Ele próprio é o selo que marca o povo de Deus, a garantia que concede a certeza da salvação aqueles que foram justificados (João 14:17,26; 16:13; Romanos 8:9-26; 1 Coríntios 2:12-16; 6:19; 2 Coríntios 1:22; 5:5; Efésios 1:13,14; 2:21,22; Gálatas 5; Hebreus 2:4; 10:5).

Martinho Lutero disse que por sua própria razão ou força ele jamais poderia crer em Jesus ou vir a Ele, mas o Espírito Santo o chamou pelo Evangelho, o iluminou, deu dons, o santificou e conservou na verdadeira fé.

Amém

Fique na paz.

BIBLIOGRAFIA

Quem é o Espírito Santo? Ele é Deus? Estudo Sobre o Espírito Santo. - Daniel Conegero

https://bereianos.blogspot.com/2015/01/batismo-no-espirito-santo-uma-segunda.html

Teologia Sistemática – Louis Berkhof

pslarios
Enviado por pslarios em 30/01/2021
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