Resista e Lute

* por Carlos Sérgio Gurgel da Silva

Lute pelas suas emoções. É nessa área que o inimigo de nossas vidas, Satanás, irá trabalhar para roubar suas forças. A Palavra de Deus diz que Ele vem para matar, roubar e destruir (João, 10:10). Os planos do inimigo para destruir as nossas vidas são muitos. Quando um plano falha, logo outro entra em ação. Não por esta razão, a Palavra de Deus diz que devemos estar atentos às ciladas do inimigo. Para combatê-las, o Cristão deve estar em estado de alerta. Devemos, portanto, vigiar e orar (Mateus, 26:41).

Lute pelas suas emoções, mas lute com as armas certas. Não desperdice seu tempo e suas forças com estratégias e ferramentas inócuas, que nenhuma eficácia tem contra as investidas do inimigo. Sem Deus nada podemos fazer (João, 15:5). O inimigo é astuto e especialista em criar situações que nos desgastam e roubam nossas forças. Sendo assim, precisamos agir com inteligência e nos revestirmos com as armas certas, capazes de derrotar o inimigo e anular os seus planos malignos. Essas armas estão descritas no livro de Efésios, capítulo 6. São armas espirituais, conhecidas como a ‘Armadura de Deus’. Satanás é um ser espiritual e precisa ser combatido no plano espiritual. A Bíblia fala que “a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6:12)

Que armas são essas? 1) Cinto da verdade; 2) Couraça da justiça; 3) Sandálias da prontidão do evangelho da paz; 4) Escudo da fé (para combater e apagar as setas inflamadas no Maligno); 5) Capacete da salvação; 6) Espada do Espírito (Palavra de Deus). O inimigo não resiste ao poder dessas armas.

Diz a Bíblia que o diabo é o deus dessa era (tradução NVI). Destaque para deus com “d” minúsculo. Ou seja, ele tem poder sobre a terra e objetiva trazer infelicidade e derrota aos seres humanos. Seu propósito é desviar o maior número de pessoas possíveis para o inferno, lugar de dores e de tormentos, onde viverá por toda a eternidade. Ele não quer ir para lá sozinho e quer levar o maior número de pessoas que for possível. No entanto, não estamos sozinhos na terra, à mercê de seus planos e maldades. Deus está conosco (Mateus 1:23), ou seja, está disponível a todos, em qualquer lugar e a qualquer momento. Podemos contar com o Espírito Santo de Deus para escaparmos das ciladas que o inimigo prepara todos os dias. Quanto aceitamos o Senhorio de Deus, através de seu Filho unigênito contratamos o melhor “plano de saúde” e melhor “esquema de segurança” de todos os tempos. A Bíblia diz que quando estamos “segurados” (e para estarmos segurados só precisamos aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador, gratuitamente) Deus dá ordem aos seus anjos ao nosso respeito, para que eles nos guardem em todos os nossos caminhos (Salmos, 91:11-13).

Por fim, diante de ataques do inimigo, em que ele quer roubar suas forças, o melhor a ser feito é reagir se posicionando como um verdadeiro Cristão. Desta forma, devemos aceitar o Senhorio de Cristo e nos revestirmos das armas espirituais que estão disponíveis para todos. Só assim, iremos resistir e combater às investidas do diabo. O resultado é que ele fugirá de nós (Tiago 4:7). Por mais que se sinta abatido, nunca acredite na mentira do inimigo (Satanás é o pai da mentira – João 8:44) de que você é um derrotado, pois a Bíblia é clara ao afirmar que em Cristo somos mais do que vencedores (Romanos 8:37-39).

OBS: Aconselho a todos que busquem no Texto Sagrado os versículos que foram aqui citados e que meditem neles. Desde já autorizo que esse texto seja compartilhado de forma ampla. Se esse texto lhe foi útil compartilhe para alguém que esteja precisando ler essas boas novas de Vitória e Salvação.

Carlos Sérgio Gurgel
Enviado por Carlos Sérgio Gurgel em 03/02/2021
Reeditado em 05/02/2021
Código do texto: T7175644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.