APOCALIPSE 6 “AS SETE TROMBETAS”

Apocalipse caps. 8-11

INTRODUÇÃO

Os juízos dos selos e das trombetas são interrompidos por hiatos (7.1-17 – Selando os salvos da Tribulação; 10.1—11.13 – As duas testemunhas) que separam o sexto e o sétimo de cada conjunto de juízos. Uma das razões para isso é mostrar como o sétimo juízo de cada série está proximamente relacionado aos juízos de pragas que o seguem. Com a abertura do sétimo selo, o rolo de manuscrito (5.1-8a) agora está aberto, e os eventos que dão início à eternidade estão prestes a começar. O silêncio (8.1) é uma muda expectativa diante do início desses eventos finais.

ORAÇÃO IGUALADA (8.1-6) – Na oração somos todos iguais. Lá não tem grande nem pequeno, profeta, rei ou servo. Nessa bandeja estão todas as orações dos santos de todos os tempos, mas principalmente da Tribulação, pedindo justiça.

ORDEM DAS PRAGAS – Os 7 selos trazem as 7 trombetas e as trombetas trazem as 7 taças de ira do cordeiro. Os juízos das trombetas formam o centro dos três conjuntos de sete juízos, estando, porém, mais relacionados em estilo e essência com as taças do que com os selos. Lembre-se sempre que esses juízos causam morte. Cada juízo traz mais mortes. Lembre-se também que esses juízos estão guardados para o tempo da Tribulação, o sete anos finais do governo do anticristo.

AS SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE

Como mencionado, essas pragas das trombetas reproduzem as pragas egípcias e remetem ao problema da idolatria (os deuses terrenos), não apenas no Império Romano, como também entre as seitas “cristãs” da província da Ásia, na época de João. O propósito é provar a soberania de Deus e dar a última oportunidade para o arrependimento. Em cada uma das trombetas, mais uma parte do mundo experimenta destruição parcial e cada um dos juízos reproduz a ação de 8.5, na qual o anjo enche o incensário com fogo e o “lança” sobre a terra. Aqui cada anjo toca a trombeta (com base em 8.2, isso ocorre no céu) e um juízo é “lançado” (8.7,8) sobre a terra.

Em relação aos selos e taças, as trombetas têm a mesma organização estrutural de 4 + 2 + 1 que os selos: os quatro primeiros são juízos sobre a terra; os dois juízos seguintes se destinam aos habitantes da terra/reino da besta. Um interlúdio ocorre entre a sexta e a sétima trombeta, e esta última simboliza o escaton (fim do mundo). Os juízos das trombetas intensificam os selos, afetando um terço da terra, e são intensificados, por sua vez, pelas taças, que afetam o mundo todo.

1ª Trombeta - Desmatamento e queimadas da terça parte da terra: Apocalipse 8.7

Ao tocar a primeira trombeta acontece uma chuva de fogo e a terça parte da erva verde é queimada. Podemos entender que isso seja o desmatamento e queimadas da terça parte da terra. Até o começo do séc. XX não ouvíamos falar de queimadas, ultimamente temos ouvido muito. Um dos motivos do desmatamento e queimadas é a ganância pelas terras. Não necessariamente precisamos de algo espiritual precisa acontecer para o desmatamento, já está ocorrendo. O que muitos não percebem é eu o desmatamento e a queima da terra é um juízo de Deus.

2ª Trombeta - Vulcões e Tsunamis sobre a terça parte do mar: Apocalipse 8.8,9

A partir do toque da segunda trombeta, uma “montanha” em chamas se lança ao mar e contamina a terça parte das águas matando animais marinhos e destruindo embarcações. Isso pode ser cumprido através de vulcões e tsunamis que a cada vez são mais fortes e freqüentes, por causa do movimento das placas tectônicas que causam terremotos em todo o mundo. Mas como uma praga do Egito, João diz que a terça parte do mar virou sangue.

3ª Trombeta - Poluição da terça parte da água doce: Apocalipse 8.10,11

Um meteorito cai no mar, João chamou de Absinto, que significa amargura, cai sobre as águas poluindo os rios e nascentes. Absinto é o nome de uma planta amarga muito comum no oriente médio usada de forma medicinal. Esta profecia se cumpre com a poluição da terça parte da água doce, onde muita gente morre de sede.

4ª Trombeta - Poluição do ar escurecimento da terça parte do céu: Apocalipse 8.12,13

A quarta trombeta fez que terça parte do sol, lua e estrelas se escurecesse. Isso pode se cumprir com a poluição do ar e escurecimento do céu.

As quatro primeiras trombetas atingem a natureza e uma águia avisa que as próximas três serão para a humanidade, chamando-as de "três ais" (Apocalipse 8.13). O próprio Apocalipse chama a atenção para esses três últimos juízos gravíssimos e perigosos que ainda iriam acontecer. Esses “ais”, são mostradas por uma ave de rapina, um animal carnívoro.

RESUMO DAS QUATRO TROMBETAS

O propósito das quatro primeiras trombetas é, principalmente, desbancar os deuses terrenos e mostrar que somente Javé se assenta no trono. Nessa época de Apocalipse a apostasia estará a pleno vapor. Uma nova religião “Babilônica” estará ativa. Ela será um misto de ciência, com discos voadores, astrologia e feitiçaria.

Ao recapitular as pragas egípcias, Deus mostra que ele existe. Apocalipse não é só para julgar a Terra, mas revelar Deus. Cada um desses juízos remete a aspectos diferentes da vida do mundo antigo e do mundo moderno. O primeiro juízo mostra que o mundo material não é a resposta, o segundo e o terceiro tratam do comércio marítimo, incluindo o suprimento de alimentos, e o quarto juízo concentra o foco na própria vida, na sua relação com o calor e a luz dos astros celestiais. As quatro trombetas juntas provam que aqueles que vivem somente para este mundo fazem uma escolha tola, porque a verdadeira vida só existe em Deus. As coisas terrenas se voltam contra nós; por isso, não ousemos depender delas.

5ª Trombeta - Perseguição espiritual por demônios soltos do abismo. O primeiro “Ai”. Apocalipse 9.1-12

O toque da quinta trombeta revela um tempo de perseguição espiritual por demônios soltos do abismo (I Pedro 3.19). Estes gafanhotos são referências a demônios porque servem ao Abadom que significa destruidor em hebraico aplicado para se referir ao lugar de sofrimento e sepultura (Provérbios 15.11 e 27.20) e em grego é Apoliom.

Quando se lê a Bíblia do começo e chegamos nos evangelhos, ficamos impressionados com a quantidade de demônios operando de diversas formas, causando loucura, suicídio, doenças, destruindo famílias, as finanças, a vida das pessoas. Os demônios sempre operaram e o ministério de Jesus veio revelar isso. Há uma batalha agora, acontecendo. Entretanto, Apocalipse é especifico ao dizer que nos tempos do fim demônios serão soltos. Primeiro João vê uma estrela caindo do céu (Lucifer?). Essa estrela recebeu a chave do poço do abismo e vieram gafanhotos para atormentar os homens que não fossem salvos durante cinco meses. Eles não tinham permissão de matar, mas podiam picar os homens com dores fortes como de escorpião. Eles não atacariam a vegetação, mas os homens que não tivessem o Espírito Santo. Os homens vão pedira morte, mas não vão morrer. Os gafanhotos parecem cavalos com coroa de ouro, rosto como de gente, cabelo comprido como de mulheres e dentes de leão. Tinham couraças de ferro e quando voavam faziam um barulho muito forte. Tinham um ferrão na cauda, como escorpião. Esse é o primeiro “Ai”. Eles tem características demoníacas , pois nos Evangelhos, os demônios possuem pessoas por uma razão básica: torturar e matar todos aqueles que são feitos à imagem de Deus.

Mas depois morreram, pois não se arrependeram e voltaram a adorar os demônios que os atacaram: “O restante da humanidade que não morreu por essas pragas, nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar. Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos.” Apocalipse 9:20,21

Vê-se novamente o arrependimento em Apocalipse. Depois dessas pragas o homem foi chamado a se arrepender, mas nem todo o fizeram, de novo. Mas como já vimos, multidões vieram da Tribulação. As pragas de Deus não atacam os servos de Deus, os que morrem é por perseguição humana.

6ª Trombeta - Guerras e demônios a partir do rio Eufrates região do Iraque: Apocalipse 9.13-21

A sexta trombeta anuncia que haverá guerras a partir do rio Eufrates, região do Iraque e Síria, como sinal de que está próximo o fim. Os cavaleiros descritos por João parecem apontar para as armas bélicas modernas. Historicamente, devido a muitas alianças, principalmente a Síria, nesse minuto, pode ser a causadora da Terceira Guerra Mundial. A Síria é uma encruzilhada no mundo. Eles são inimigos declarados de Israel.

Quatro anjos demoníacos estão presos no Rio Eufrates, preparados para os tempos finais. (Judas 1.6) Esses anjos são do naipe de Satanás. São tão perigosos que Deus os guardou para a Tribulação. Durante muito pouco tempo serão soltos. Imagine anjos presos desde a expulsão no Céu, quando forem soltos que ódio terão de Deus, que não podem ferir, mas a humanidade sim. O numero de seu exército é de 200 milhões.

“Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azul-escuras, e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre. Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas de fogo, fumaça e enxofre que saíam das suas bocas. O poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois as suas caudas eram como cobras; tinham cabeças com as quais feriam as pessoas.” Apocalipse 9:17-19 Quem é pior, os cavaleiros demoníacos, ou os cavalos com caudas de serpente, com cabeça que fere as pessoas?

As seis primeiras trombetas lembram as pragas no Egito (Êxodo 7 a 12). Entre a sexta e a sétima trombeta há um intervalo com a visão do livro que João comeu (Apocalipse 10) e a visão das duas testemunhas (Apocalipse 1-14).

7ª Trombeta - Ressurreição dos mortos e Arrebatamento da Igreja: Apocalipse 11.15-19

Grande parte dos teólogos entende que a sétima trombeta é a Ressurreição dos mortos e Arrebatamento da Igreja. Isso é confirmado em I Coríntios 15.52,53 – Cristo vem na ultima trombeta

HIATOS

Por falta de espaço, vamos falar dos hiatos (Ap. 10 – O livrinho é aberto: Ap. 11.1-14 – As Duas Testemunhas), a Segunda Vinda de Cristo, e o Anticristo na próxima lição.

Amém.

Fique na paz.

BIBLIOGRAFIA

https://www.esbocosermao.com/2011/02/as-sete-trombetas-do-apocalipse.html

Comentário Exegético do Apocalipse – Grant R. Osborne

Biblia Sagrada Edição Pastoral, eletrônica - Paulus

pslarios
Enviado por pslarios em 08/02/2021
Código do texto: T7179393
Classificação de conteúdo: seguro