Existem momentos na vida em que nos deparamos com verdadeiros becos sem saída. Situações de fracasso, desencontro, embaraço, aflição, impasse, contrariedade ou adversidade anulam nossos esforços, e acabam nos expondo a períodos de grande desgosto. Nossas expectativas ficam frustradas porque acabamos não obtendo aquilo que pretendíamos. Alguma circunstância desagradável, geralmente inesperada, acaba por transformar algo bom em algo ruim.
     E assim, de um momento para o outro, nos vemos como um avião atravessando uma forte turbulência. Na aviação, ventos contrários são fundamentais para o avião levantar voo. Graças a aerodinâmica moderna, aeronaves são projetadas com a capacidade de redirecionar o fluxo de ar contrário permitindo que o avião possa voar. Mas se manter voando requer esforço extra para atravessar tempos de turbulência. 
     Turbulências acontecem quando existe uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. Mudanças acontecem o tempo todo em nossa vida, em nossa caminhada as mudanças são, normalmente, nossos maiores desafios. Tanto na vida, quanto no voo, a dificuldade reside no fato da mudança ser de uma hora para outra, de forma imprevisível, quando acontecem muitas variações seguidas e não há como se adaptar de forma tão rápida.
     Como acontece em nossas vidas, algumas turbulências podem ser detectáveis por radar; quando, por exemplo, a aeronave passa perto de tempestades, tendo assim a oportunidade de desviar. Mas existem as turbulências de “céu claro”, que são indetectáveis, e podem ser moderadas, mas podem ser, muitas vezes, bastante severas. Nestes casos, a aeronave que passar primeiro pela área de instabilidade sinaliza à torre de comunicação para alertar as demais que seguem logo atrás, para que desviem. Esse é o papel da Palavra de Deus em nossas vidas, ela contém mensagens preciosas deixadas como alertas, para nos preservar no dia a dia de nossa caminhada com Cristo.
     As aeronaves são projetadas para suportar níveis de turbulências acima daqueles que ocorrem na vida real, por isso as turbulências não são capazes de derrubar um bom avião. Seguindo as recomendações de segurança do fabricante da aeronave, raramente as turbulências causarão algum dano, de qualquer forma, são experiências extremamente desconfortáveis para quem está a bordo. Dessa mesma forma, em nossas vidas precisamos confiar que somos equipados pelo nosso Criador com condições para resistir às turbulências às quais seremos expostos, e superá-las.
 O avião, quando se depara com situações assim, é conduzido a potencializar suas forças movendo-se para fora daquela turbulência, assim ele vence as adversidades e supera os desafios. Da mesma forma que precisamos ser eu e você, diante dos desafios da nossa vida precisamos buscar, em Deus, renovar nossas forças para voar mais alto.

“Você não ouviu? Não entendeu? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele nunca perde as forças nem se cansa, e ninguém pode medir a profundidade de sua sabedoria. Dá forças aos cansados e vigor aos fracos. Até os jovens perdem as forças e se cansam, e os rapazes tropeçam de tão exaustos. Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem.” Isaías 40:28‭-‬31 NVT

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:3-5

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”. Mateus 11:28-30 NVT
Abra a Porta e Michelle Saab
Enviado por Abra a Porta em 17/03/2021
Código do texto: T7208848
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.