O autor da salvação, o vivo amor a ser seguido.

Ao conduzir muitos filhos à glorificação, convinha que Deus, por causa de quem e por intermédio de quem tudo veio a existir, tornasse perfeito, por meio do sofrimento, o Autor da Salvação deles. (Heb 2:10). Este versículo faz parte da exposição que o autor de Hebreus faz de Jesus como o autor da salvação. Hoje destacaremos três palavras que nos levará a entender um pouco mais sobre a salvação.

O autor diz: “tornasse perfeito”, teleioo (τελειοω), que vem do adjetivo teleios, que se traduz por consumado ou perfeito. Mas no contexto do Novo Testamento a palavra teleios tinha e tem um significado particular, pois ela não tem nada a ver com a perfeição abstrata, metafísica ou filosófica. Aplica-se por exemplo a um estudioso que deixa os níveis elementares de seus estudo em prol de um aprofundamento; a um animal ou um ser humano completamente desenvolvido; a um cristão que já não está na fronteira do banco da igreja, templo, ou lojas, mas sim no praticar do ensinamentos.

Ou seja, o significado fundamental de teleios no Novo Testamento indica sempre que a coisa ou a pessoa que se descrevem cumprem completamente o propósito ou o plano para aquele que foram destinados.

E o autor segue dizendo: “por meio do sofrimento”, aqui ele usa a palavra do grego pathema (παθεμα), que entre seus significados tem a ver com o sofrimento físico ou moral. Mas aqui o autor descreve o feito de Jesus Cristo, pois Ele deixou o reino da gloria e tomou forma humana com todas as suas dores morais, físicas e psicológicas como podemos ver ao lermos (Filipenses 2:1-11). Passagem que já estudamos em uma outra feita.

E por fim chegamos a um dos grandes títulos que o autor dá a Cristo Jesus: o autor archegos (αρχηγος) da salvação. O mesmo termo aplica-se a Jesus em, (Atos 3:15; 5:31; Hebreus 12:2). O significado mais simples desta palavra é o de líder ou de um exemplo a ser seguido. Como um general que é chefe de seu exército e deve ser seguido. E, é com está imagem em mente que o autor sugere ao nos dizer que Jesus é o arquegos de nossa salvação. Jesus é o pioneiro que nos abriu o caminho para Deus, e como devemos seguir.

E a beleza que se destaca aqui é que Cristo Jesus nos conhece profundamente, conhece as nossas fraquezas e as nossas forças, e sempre estará pronto para nos ajudar quando pedirmos. Ele pode nos ajudar efetivamente. Ele conhece nossas necessidades. Pois Ele padeceu nossas tristezas; enfrentou nossas tentações e sentiu na carne as nossas dores. E por esta razão sabe com exatidão que ajuda necessitamos, e o que pode nos dar.

A verdade suprema de Cristo Jesus é que, Ele não é um deus das antigas mitologias que sentado em seu trono julga a todos. Ele é o amor que se dispôs a ser igual a nós, e tudo suportou na própria carne e isso o tornou perfeito para ajudar aos que passam pelas mesmas circunstâncias. Jesus é um exemplo do servir em amor e verdade que deve ser seguido por aqueles que se dizem Cristãos. E é dever de cada Cristão deixar de lado o agir egoísta e buscar ser igual a Cristo no que diz respeito ao servir o próximo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 24/03/2021
Código do texto: T7214888
Classificação de conteúdo: seguro