Na vida há um unico Problema, uma única Causa, uma única Solução, mas um nobre caminho  de oito iniciativas.


1) O problema é a dor que a vida impõe a todos os encarnados
2) A causa é o apego as circunstancias dessa mesma  vida.
3) A solução é o  deslocamento  da sede pelas coisas mutaveis( e por isso ilusórias) para as coisas imutável( o Ser real.)
4) O caminho é um "reto existir" livre dos desejos ilusórios e banhado em esplendorosa comunhão com o melhor de nós.


O caminho do "reto existir" se divide filosoficamente nas 8 nobres retidões que devem ser empreendidas juntas:

1) Reta compreensão, traduzida em reta percepção, reta visão, reta opinião, livre do filtro limitante da crença egocêntrica. Reta porque é firme e aterrada no melhor de nós.

2) Reto pensar, traduzido em reta intenção.

3)Reta palavra

4) Reta açao, conduta

5) Reto meio de vida

6) Reto esforço - jamais economizar energia para o serviço generoso de construção do homem. Jamais desperdiçar energia na paralisia ou desconstrução do homem.

7) Reta concentração

8) Reta atenção -

É "estar..." em tudo com completa dedicação. É estar presente em tudo que estamos realizando, fazendo o melhor possível, com cuidado.
Projetar atenção a tudo sem efetuar juizo de gosto ou interesse. Atenção pelo dever da atenção, sem deixar-se restringir-se pelo interesse pessoal.

não restringir a atenção aos interesses do ego, nem interpretar o que vemos com nossos limites. É estar limpo, aberto, sereno, sem deixar escapar nenhum detalhe. E se o interesse e a interpretação se manifesta, coloquemos nossa atenção em nosso próprio egocentrismo para apagá-lo.

Como se conquista esta atenção?

exercendo-a sempre e não de vez em quando, pois ela cresce quanto mais se usa.
Começando nas pequenas coisas, naquilo que nas circunda e nas necessidades que nos  rodeiam, nas pessoas que nos falam, que moram ao nosso lado.

A promessa:

A reta atenção é uma virtude que promete despertar coisas em nós que nunca poderiamos ter sonhado. A mente vai se abrindo para um mundo completamente novo. A conceitos que nunca poderiams ter sonhados, entre eles a Verdade. Se estamos atentos depertamos a tolerancia, o sentido de proporção , de beleza, da graça em ação, do cuidado com a palavra.
 Uma pessoa atenta elimina muitas limitações.

 
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 26/05/2021
Reeditado em 28/05/2021
Código do texto: T7264595
Classificação de conteúdo: seguro